Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
    Publication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria Castro
    O Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário organizaram de 25 a 27 de Junho de 2015 o 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação subordinado ao tema “Diversidade e Educação: Desafios Atuais. Um dos grandes desafios que as comunidades atuais enfrentam é justamente a diversidade, a heterogeneidade de atores e contextos. Neste sentido, a Organização do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação propôs-se promover o debate e a reflexão sobre a investigação e práticas no âmbito da Psicologia da Educação e dos seus contributos para as respostas aos desafios que a diversidade nos coloca e exige. Pretendeu-se assim, que o Colóquio se constituísse como espaço de debate e partilha entre investigadores e profissionais de diferentes áreas, promovendo-se a interdisciplinaridade e a ligação entre a teoria e a prática. Esta articulação é naturalmente, imprescindível, num tempo caracterizado pelas rápidas mudanças sociais, culturais e científicas, alargando o campo de reflexão e de intervenção da Psicologia, em particular, no universo da Educação. O programa do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação integrou uma apreciável quantidade de comunicações que abarcaram múltiplos campos e temáticas, e que foram apresentados em diversos formatos e organizados em simpósios, mesas de comunicações orais e sessões de posters, para além de contemplar cinco conferências plenárias de elevada qualidade. Com este livro de Atas pretende-se reunir uma parte significativa dos trabalhos apresentados no 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, de modo a promover uma divulgação mais alargada dos mesmos dando, deste modo, mais
  • Educação, diferença e psicologia
    Publication . Gaitas, Sérgio Miguel Protásio; Morgado, José António Marques
    Os modelos orientadores da intervenção do psicólogo educacional sugerem uma multiplicidade de oportunidades/opções que cada profissional terá que fazer. A investigação tem sugerido que a aprendizagem cooperativa conduz todos os alunos a uma melhor eficácia na aprendizagem. Apesar de muitos psicólogos ainda adoptarem uma perspectiva de intervenção individual, o objectivo deste ensaio é discutir as diferentes abordagens através dos quais a intervenção do psicólogo educacional cria e sustenta modelos de educação inclusiva. Este ensaio tem por base a convicção de Vigotsky de que todas as crianças, independentemente das suas necessidades, devem ter direito a frequentar a escola de ensino regular. Iniciando com a análise de três eixos essenciais: inclusão, necessidades educativas especiais e psicologia; termina com algumas sugestões que ajudam a definir o modo como a psicologia educacional pode contribuir para o sucesso de todos os alunos no ensino regular. ABSTRACT The models guiding the intervention of the educational psychologist suggest a multiplicity of opportunities / options that each professional will have to take. Research has long suggested that learning together leads all students to better results (e.g., Johnson & Johnson, 1990, 1994; Slavin, 1991). Although many psychologists still work only with an individual perspective, the purpose of this paper is to discuss the ways in which the educational psychology can create and sustain authentic inclusion settings. This is based on Vigotsky’s belief that all children, in spite of their disabilities, should have access to the regular school system. Starting from the analysis of three key aspects inclusion, special education needs and psychology; it concludes with some suggestions that help define how the educational psychology can contribute to the success of all students in the regular school system.
  • Diversidade e educação: Desafios atuais
    Publication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Monteiro, Vera; Morgado, José António Marques; Peixoto, Francisco; Silva, Ana Cristina; Silva, José Maria Castro
    As sociedades de hoje e consequentemente as comunidades educativas deparam-se hoje em dia com grandes desafios, alguns dos quais decorrentes da diversidade e da heterogeneidade dos diferentes intervenientes e contextos aos quais é necessário dar respostas adequadas. Deste modo, é importante refletir sobre esta(s) nova(s) realidade(s) e investigar sobre as suas caraterísticas de modo a encontrar respostas adequadas aos desafios que esta diversidade nos coloca e exige. Este livro pretende dar mais um contributo para esta reflexão ao reunir um conjunto de trabalhos que foram apresentados no âmbito do 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação organizado pelo Departamento de Psicologia da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário, entre 25 e 27 de Junho de 2015. Neste colóquio, investigadores e profissionais de diferentes áreas refletiram sobre estas mudanças sociais, culturais e científicas e sobre o papel da Psicologia e da Educação para a compreensão e procura de respostas perante estes novos desafios. A variedade de temas aqui reunidos reflete, de algum modo, parte da diversidade com que os profissionais da Psicologia e da Educação se deparam no dia-a-dia da sua intervenção. Não só se contemplam problemáticas em contextos mais formais como a escola ou as instituições educativas, como também em contexto familiar, evidenciando a importância cada vez maior do papel que se atribui às famílias enquanto parceiros no processo educativo. Os temas contemplados abrangem múltiplas problemáticas atuais que colocam desafios constantes aos profissionais da Psicologia da Educação na sua prática, e que se prendem não só com aspetos ligados à disrupção e bullying, ou respostas a crianças com necessidades educativas especiais, mas também a aspetos transversais ao processo educativo e de aprendizagem de todos os alunos, como a sua motivação ou o papel das emoções.