Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Conhecimentos e perceções públicas acerca do acolhimento familiar : contributos para o desenvolvimento da medida
    Publication . Negrão, Mariana; Moreira, Marina; Veríssimo, Lurdes; Veiga, Elisa
    Resumo: O acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção de crianças e jovens que tem ganho crescente expressividade na Europa nas últimas décadas. Paralelamente, a investigação tem eviden - ciado um maior ajustamento desta resposta face às necessidades desenvolvimentais das crianças em perigo. Não obstante, em Portugal, esta é ainda uma medida com muito pouca representação. A capacidade de promover o Acolhimento Familiar, para além de muitos e complexos fatores de ordem política, legislativa e financeira, estará também dependente dos conhecimentos e perceções que a população em geral possa ter sobre a problemática. Assim, este estudo analisa os conhecimentos e perceções de uma amostra da população portuguesa (n=270) acerca do acolhimento familiar. Os resultados demonstram poucos conhecimentos acerca da realidade do acolhimento, mas uma atitude favorável face ao acolhimento familiar e uma elevada disponibilidade dos inquiridos para se tornarem família de acolhimento. A discussão dos resultados é feita tendo em conta as suas implicações para a promoção de uma cultura de acolhimento familiar e para a criação de condições que viabilizem a adesão à medida em Portugal.
  • Family foster care : perceptions of Portuguese child protection professionals
    Publication . Negrão, Mariana; Mendonça, Maria Ana; Veiga, Elisa; Veríssimo, Lurdes; Moreira, Marina
    Abstract: Family foster care (FFC) is the preferred out-of-home care measure for the protection of children and youth through Europe, in accordance with research findings of its superiority in meeting developmental needs of children and youth. Portugal, however, does not accompany the European trend in the implementation of FFC. Even after changes made to the law, prioritizing FFC, it represents only 2,7% of out-of-home placements (Instituto de Segurança Social, I.P. [ISS-IP], 2020). The main goal of this exploratory and descriptive study is to understand the perceptions of Portuguese child protection professionals concerning FFC. 101 participants, from different professional backgrounds and child protection contexts, filled out a questionnaire. Main findings show a heterogeneous degree of familiarity to FFC, and a generally positive although reserved attitude to it. Professionals seem to value its child-centred approach and ability to promote child development and healthy attachment relationships, due to the benefits of a family environment. Participants identified regulations and procedures related to selection, evaluation, training, and support to foster families both as obstacles and necessary conditions for placement success, indicating important arenas where change urges.
  • Viabilidade da monitorização da intervenção psicoterapêutica com adolescentes com recurso a aplicações móveis
    Publication . Dias, Pedro; Lima, Vânia Sousa; Machado, B. C.; Campos, Joana; Teixeira, Luís; Torres, Nuno; Lopes, Luiz; Veiga, Elisa
    Resumo: A monitorização sistemática da intervenção psicoterapêutica é determinante na avaliação da eficácia clínica de uma intervenção e na adequação da mesma às necessidades do indivíduo. Ao longo da última década, a tecnologia foi evoluindo rapidamente, bem como as aplicações tecnológicas associadas aos processos de psicoterapia. A inclusão da monitorização psicoterapêutica nos processos de intervenção psicológica surgiu enquanto necessidade atual, a par da evolução tecnológica. Assim, este trabalho de investigação surge no âmbito de um projeto dirigido à construção de uma aplicação móvel para a monitorização psicoterapêutica nos processos de intervenção psicológica. Com o objetivo de conhecer as perceções de terapeutas, acerca da viabilidade de uma aplicação móvel na realização da monitorização psicoterapêutica, provenientes de diferentes contextos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 14 terapeutas. As entrevistas têm em vista a exploração da viabilidade da monitorização da intervenção psicoterapêutica com adolescentes e a pertinência do recurso a aplicações móveis no processo terapêutico. Previamente à entrevista, os terapeutas preencheram o consentimento informado, o acordo de confidencialidade e uma ficha sociodemográfica. As entrevistas foram transcritas e foi realizada uma análise semi-indutiva do seu conteúdo com recurso ao software NVivo 10. Os resultados obtidos evidenciaram que a monitorização psicoterapêutica é percecionada como relevante pelo terapeuta, não só para a sua prática profissional, como também para o próprio cliente. Os entrevistados identificaram igualmente fatores facilitadores na utilização deste tipo de aplicações móveis na prática clínica atual. Da sua reflexão acerca da viabilidade das novas tecnologias na monitorização psicoterapêutica emerge a identificação de ganhos e constrangimentos para o terapeuta e para o cliente.