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- Versão portuguesa do Cyber Dating Abuse Questionaire (CDAQ) – Questionário sobre Ciberabuso no Namoro (CibAN) : adaptação e propriedades psicométricasPublication . Caridade, Sónia Maria; Braga, TeresaResumo: Algumas manifestações de violência no namoro ocorrem através do uso das novas tecnologias, pelo que importa investigar esta tipologia de abuso apelidada internacionalmente de cyber dating abuse. O presente estudo procurou traduzir e adaptar, para a população portuguesa, o Cyber Dating Abuse Questionaire (CDAQ; Borrajo, Gámez-Guadix, Pereda, & Calvete, 2015), estudando as suas propriedades psicométricas. A versão portuguesa foi administrada a uma amostra de 272 estudantes, a grande maioria (87%) de sexo feminino e com uma média de idades de 28.41 (DP=7.02). A análise fatorial confirmatória revelou bons índices de ajustamento, permitindo confirmar o modelo fatorial do instrumento original constituído por quatro fatores correlacionados, dois relativos à vitimação por agressão direta e controlo e dois à perpetração dessas mesmas tipologias de violência. Adicionalmente, todos os fatores revelaram boa consistência interna. Ainda que os indicadores de prevalência de vitimação e perpetração por controlo (58.8% vs. 63.2%, respetivamente) se tenham revelado mais preponderantes comparativamente aos de vitimação e perpetração por agressão direta (18% vs. 14.7%), foi possível confirmar que estes dois tipos de ciberabuso íntimo constituem comportamentos entre os jovens portugueses estudantes universitários envolvidos/as em relações íntimas. As implicações práticas e empíricas futuras deste estudo são objeto de discussão neste trabalho.
- Sono, agressividade e comportamentos de risco em indivíduos dependentes de drogas e de álcoolPublication . Antunes, Andreia; Costa, Eleonora C. V.Resumo: Os problemas relacionados com o consumo de substâncias psicoativas, afetam não apenas contexto socioeconómico do indivíduo, mas também têm impacto ao nível do sono, da agressividade e dos comportamentos de risco. O presente estudo analisou, por um lado, as diferenças entre indivíduos dependentes de drogas e de álcool ao nível da qualidade do sono, da agressividade e de comportamentos de risco. E, por outro lado, identificou o contributo independente das variáveis sociodemográficas para o consumo de álcool e drogas. A amostra foi constituída por 115 indivíduos dependentes de drogas e de álcool pertencentes a várias instituições da região Norte de Portugal. Os resultados revelaram que os indivíduos toxicodependentes possuem um menor nível de qualidade de sono, uma maior prevalência de ISTS e realizaram mais o teste ao VIH, sendo o seu resultado positivo com maior frequência, em comparação com os dependentes de álcool. A análise dos resultados revelou ainda que, nesta amostra, pertencer ao sexo feminino e possuir habilitações literárias mais baixas constituíam preditores significativos do consumo de álcool, sendo o consumo de drogas predito pela idade mais jovem e pelas habilitações literárias superiores. Os resultados revelaram a necessidade de implementar e avaliar programas de intervenção ao nível das dependências.
- Conhecimentos e perceções públicas acerca do acolhimento familiar : contributos para o desenvolvimento da medidaPublication . Negrão, Mariana; Moreira, Marina; Veríssimo, Lurdes; Veiga, ElisaResumo: O acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção de crianças e jovens que tem ganho crescente expressividade na Europa nas últimas décadas. Paralelamente, a investigação tem eviden - ciado um maior ajustamento desta resposta face às necessidades desenvolvimentais das crianças em perigo. Não obstante, em Portugal, esta é ainda uma medida com muito pouca representação. A capacidade de promover o Acolhimento Familiar, para além de muitos e complexos fatores de ordem política, legislativa e financeira, estará também dependente dos conhecimentos e perceções que a população em geral possa ter sobre a problemática. Assim, este estudo analisa os conhecimentos e perceções de uma amostra da população portuguesa (n=270) acerca do acolhimento familiar. Os resultados demonstram poucos conhecimentos acerca da realidade do acolhimento, mas uma atitude favorável face ao acolhimento familiar e uma elevada disponibilidade dos inquiridos para se tornarem família de acolhimento. A discussão dos resultados é feita tendo em conta as suas implicações para a promoção de uma cultura de acolhimento familiar e para a criação de condições que viabilizem a adesão à medida em Portugal.
- O autoconceito na população com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) em Portugal : revisão sistemáticaPublication . Fonseca, Inês; Almeida, Bruno; Roldão, Sara; Jesus, Rita; Lopes, Joana; Santos, SofiaResumo: A mudança de paradigma da pessoa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) como agente ativo e autodeterminado vem evidenciar a forma como o próprio se vê, ou seja, o seu autoconceito, sendo este um tema que a nível nacional ainda carece de mais investigação. Esta revisão sistemática objetiva identificar e caracterizar os aspetos que influenciam o autoconceito destes indivíduos. A pesquisa foi realizada em várias bases de dados e revistas eletrónicas. Os estudos foram considerados elegíveis se relatassem aspetos ligados ao autoconceito e à DID, apresentassem parte empírica, incluíssem amostras nacionais e se tivessem acesso livre. Posteriormente, os estudos foram submetidos a vários processos de seleção, até ao processo de avaliação metodológica. Foram considerados oito estudos, onde dois analisaram a influência da atividade física, e os restantes outras variáveis (e.g., desinstitucionalização) no autoconceito da pessoa com DID. Os oito estudos compreenderam 1 a 50 participantes (N=179), entre os 8 e os 65 anos com DID ligeira a moderada. Seis dos estudos foram classificados como “fortes” e os restantes como “moderados”. Existem vários aspetos que influenciam positivamente o autoconceito nesta população, destacando-se uma boa rede de suporte social e a educação parental. Quanto à autoestima, salienta-se a prática da atividade física e a desinstitucionalização. A aposta na investigação na área desde a validação de instrumentos específicos para a avaliação do autoconceito deste subgrupo populacional e da análise das suas propriedades psicométricas, passando pela identificação dos fatores preditores do autoconceito neste subgrupo, na relevância da monitorização dos processos de desinstitucionalização e identificação das estratégias e implementação de programas centrados na pessoa para uma maior participação, para a mudança de atitudes, são algumas das recomendações para a prática.
- A pilot study of the Portuguese version of the Voices Acceptance and Action Scale: Psychometric properties in a clinical sample with psychosis-spectrum disordersPublication . Martins, Maria João; Castilho, Paula; Macedo, António; Pereira, A.T.; Vagos, Paula; Carvalho, Diana; Pascoal, Ana Carolina; De Oliveira Barreto Coimbra Carvalho, Célia MariaAbstract: Given the recent interest in acceptance-based interventions for psychosis, it has been recommended that coping with voices mechanisms, namely experiential acceptance, are routinely assessed in clinical and research settings. The Voices Acceptance and Action Scale (VAAS-12) is a self-report measure developed to specifically assess acceptance-based or action-based beliefs in relation to verbal auditory hallucinations. This study aimed to translate, adapt and study the psychometric properties of the Portuguese version of the VAAS-12 in a clinical sample within the psychosis-spectrum disorders. The VAAS-12 was translated and adapted to Portuguese. Its psychometric properties were then studied in a sample of fifty-four male participants, mostly single, unemployed, and with a last week voice hearing experience. Confirmatory analysis was performed for the one-factor and two-factor structure suggested for the VAAS in previous studies. Both had unacceptable fit indicators. Exploratory analysis then yield an alternative two-factor structure (“Non-interference and action” and “Acceptance and Life functioning” subscales) with adequate fit. Adequate internal consistency and construct validity were found, with the VAAS being negatively associated with perception of voices as hostile-dominant and resistance regarding voices. The VAAS-12 seems adequate to use in clinical and research studies, although further study is needed particularly regarding subscale “Acceptance and Life functioning”.
- The other side of self-monitoring : inhibition control in and out a social contextPublication . Figueira, Pedro; Garcia-Marques, TeresaAbstract: Although the Stroop effect depends on cognitive monitoring efficiency, it is not yet clear if the Self-Monitoring personality trait is related with such efficiency. Here we contrast two likely hypotheses. If we assume executive control functions to be more activated by individuals’ personality tendency to monitor their behavior, we should expect High Self-Monitors to reduce Stroop interference. However, if we assume that Self-Monitoring personality features are only monitoring social context features, it may be that High Self-monitors lack executive resources to perform a Stroop task depending on the nature of their social context. In two studies, we test these hypotheses creating a feeling of being in a social context through priming (Study 1) or by manipulating other’s presence (Study 2). In both studies we assessed High and Low Self-Monitor’s performance in a Stroop task. Results of both experiments show that while Low Self-Monitors perform better in social than in nonsocial contexts, High Self-Monitors perform worse in the social context. This pattern of results suggests monitoring activity of High Self-Monitors in the presence of others interferes with their cognitive performance in controlling Stroop interference.
- Links between use of the secure base script and preschool children’s knowledge about emotionsPublication . Fernandes, Carla; Veríssimo, Manuela; Fernandes, Marília; Antunes, Marta; Santos, António; Vaughn, Brian E.Abstract: The links between attachment security and multiple aspects of emotional development have been studied for several decades. Although these studies are valuable insofar some answers related to representations of attachment and emotion knowledge are still open. Preschool aged children (N=40) participated in this study. We used the Attachment Story Completion Task as their attachment measure, with representations measured as access to and use of the Secure Base Script (SBS) to organize children’s attachment relevant narratives. Emotional knowledge was assessed using the Affect Knowledge Test. Our main goal was to demonstrate that the SBS behaves like a typical measure of attachment representations with respect to its relations with children’s emotion understanding. Results suggested that children with secure attachment histories tend to have a larger fund of emotion knowledge. The SBS measure behaved similarly to other measures of attachment security suggesting its validity as a measure of attachment representations during early childhood.
- Representações sociais do VIH/SIDA para adolescentes : uma abordagem estruturalPublication . Castro, Jefferson Luiz de Cerqueira; Santos, José Victor de Oliveira; Fernandes De Araújo, Ludgleydson; Faro, André; Rocha, Ana Paula Porto da; Reis, Sara TelesResumo: A presente investigação teve como propósito apreender e analisar as representações sociais de adolescentes no que diz respeito ao VIH e à SIDA no Brasil. A amostra foi formada por 576 adolescentes, com idade média de 15,67 anos (DP=1.66). Utilizou-se a técnica de associação livre de palavras, com as palavras indutoras “HIV” e “AIDS”, a qual foi investigada por meio da análise prototípica, com o apoio do software Iramuteq. Tal análise possibilita definir a estrutura de uma representação social a partir de evocações de palavras, o que permite observar o núcleo central e o sistema periférico da representação social. Entre os achados, salienta-se a definição da palavra “doença” como núcleo central e em seu contorno a definidora “morte” como primeira periferia, o que reforça a crença que o VIH/SIDA é uma doença fatal. Nas demais zonas do sistema periférico ressaltam-se aspectos ligados à afetividade, bem como conhecimentos sobre a disseminação e práticas preventivas. Desse modo, percebe-se que os respondentes possuem conhecimento a respeito das causas, tratamento e prevenção do VIH/SIDA, contudo há a necessidade de implementação de políticas públicas que levem em consideração esses conhecimentos, bem como os estimulem dentre os adolescentes.
- Modelo Housing First como percursor da mudança social transformativa: Uma perspectiva ecológica sobre o impacto da percepção da qualidade da casa e da escolha na integração comunitária, no recovery e na qualidade de vidaPublication . Martins, Paulo Daniel Fernandes; Ornelas, José H.A presente Tese designada Modelo Housing First como percursor da mudança social transformativa: Uma perspectiva ecológica sobre o impacto da percepção da escolha e da qualidade da casa na integração comunitária, no recovery e na qualidade de vida consiste num estudo transversal que recorre a metodologias mistas (de foro quantitativo e qualitativo). A investigação pretendeu analisar o impacto a nível individual do modelo Housing First, enquanto exemplo de inovação social baseado nos fundamentos da Psicologia e da Ciência Comunitária. Este modelo defende a criação de programas orientados para o recovery, assentes numa cultura de empowerment ao providenciarem o acesso a habitações individuais, permanentes e dispersas pela comunidade a pessoas que se encontram em situação de semabrigo com problemáticas adjacentes de saúde mental e/ou problemáticas adictivas. Assim, a análise a nível individual do impacto desta abordagem, reúne as bases necessárias para uma reflexão analítica das ramificações deste modelo no plano organizacional e político de forma a produzir a mudanças sociais transformativas como a criação e difusão de políticas de inclusão e de diversificação. Com o propósito geral de avaliar os resultados a nível individual da eficácia e do impacto do programa “Casas Primeiro”, baseado no modelo Housing First, foram equacionados três objectivos gerais: 1 – Analisar a mudança inerente às experiências vivenciadas no período de situação de sem-abrigo e no período após entrada no programa “Casas Primeiro” pelos diversos residentes, ao nível da integração comunitária, através de uma perspectiva ecológica; 2 – Avaliar através de uma leitura ecológica, o papel e a importância da percepção da escolha e da qualidade da casa na potenciação do recovery; 3- Aprofundar o conhecimento existente acerca da importância do modelo Housing First na catalisação da integração comunitária, do recovery e da qualidade de vida dos residentes. O desenho misto da investigação foi aplicado através dos seguintes instrumentos de recolha de dados: a Perceived Housing Quality (PHQ-PT); a Recovery Assessment Scale (RAS-PT); o Quality of Life Index (QOLI-PT); a Community Integration Scale (CIS-.PT) e a entrevista semi-estruturada de cariz qualitativo, cujos intrumentos podem ser consultados no Anexo 1 e Anexo 2 da Tese. Em termos da recolha de dados, a mesma decorreu no âmbito do programa “Casas Primeiro”, onde participaram 45 residentes nesta investigação. Os resultados permitiram sustentar teóricamente que o modelo Housing First ao adoptar valores orientados para o recovery baseados nos fundamentos da Psicologia Comunitária, como a adopção de uma perspectiva ecológica e o direito à escolha individual que respeite as preferências habitacionais de cada pessoa, contribui em larga medida para a promoção da integração comunitária e do processo de recovery. Verificou-se igualmente que a qualidade de vida pode ser maximizada de acordo com o nível de integração comunitária, uma vez que ao estarem integrados, os residentes demonstram maiores índices de satisfação com a sua vida. A investigação realizada permitiu extrair conclusões e implicações para a prática da intervenção e da investigação no âmbito visando a replicação e consolidação desta abordagem no plano organizacional e político. O relatório de Tese foi composto pelas seguintes partes: a Introdução Geral, onde é apresentada uma Revisão da Literatura geral organizada pelas temáticas dominantes (a operacionalização e framework sócio-politico do modelo Housing First, assim como o efeito desta abordagem na fomentação da integração comunitária, do recovery e da qualidade de vida), os Objectivos e Procedimentos Gerais onde se inscreve o desenho geral da investigação; a Secção Empírica, organizada em Três Capítulos relativos às principais análises desta investigação em formato de artigo; as Conclusões Gerais e Implicações para a Prática, e os respectivos Anexos.
- A expressão sonoro-musical no desenvolvimento e avaliação de competências em crianças e jovens com necessidades educativas especiaisPublication . Maia, Ana Rita Laureano; Morgado, JoséO presente estudo teve como principal objetivo avaliar a importância da expressão sonoro-musical no desenvolvimento e avaliação de competências em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se recolher e analisar dados de forma a contribuir empiricamente para um mapeamento do perfil sonoro-musical individual de desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Procedeu-se à tradução, adaptação e implementação de um programa musical específico, o programa Sounds of Intent, que trabalha o desenvolvimento e a avaliação de comportamentos musicais em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se, assim, focar como alvo de medição comportamentos distais, proximais, cognitivos e emocionais na criança e jovem com necessidades educativas especiais. Os participantes deste estudo foram crianças e jovens diagnosticados com necessidades educativas especiais, que se encontravam inseridos em unidades de ensino estruturado, de multideficiência, instituições e, respetivos professores/técnicos de educação especial. Tendo em mente o objetivo do estudo e para o clarificar, recorreu-se a uma metodologia de investigação-ação, com estudo de caso múltiplo longitudinal, metodologia esta que assume um caráter qualitativo e experimental. Exigindo esta metodologia a descrição detalhada dos participantes, foram também usados, como instrumentos para recolha de informação, grelhas de avaliação de desenvolvimento, destinadas a avaliar este tipo de intervenção, entrevistas dirigidas aos professores e a análise documental do processo. Os resultados obtidos sugeriram que é possível observar e avaliar de forma sistemática, através da manifestação de comportamentos sonoro-musicais, o desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais ao longo de um determinado período de tempo, através de um programa como o Sounds of Intent. Os dados recolhidos, através da grelha e do perfil concêntrico dos alunos, demonstraram uma ampla variedade de manifestações sonoro-musicais ao longo do período de intervenção. Todos os alunos demonstraram diferentes níveis de progresso, no que diz respeito aos seus comportamentos musicais.