Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Madeiro Rodrigues, Antonio Izomar

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • O curso de pedagogia e a EaD: limites e possibilidades de inclusão digital
    Publication . Corrêa, Maria José Quaresma Portela; Rodrigues, Antonio Izomar Madeiro; Coqueiro, João Carlos Pereira; Nunes Da Silva, Silvia de Fátima Nunes da
    Usar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como aliadas da educação tem sido um grande desafio aos educadores deste milênio e quando se trata de EaD, elas se tornam estratégias indispensáveis de inclusão digital, na perspectiva de atingir um público adulto que trabalha e dispõe de pouco tempo para investir em uma faculdade de ensino regular. Este trabalho tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de inclusão social na implantação do curso de Pedagogia ministrado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ofertado pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil de Nina Rodrigues no Estado do Maranhão. A metodologia utilizada na investigação foi análise documental, estudos bibliográficos e um relato de experiências de tutores e alunos sobre a implantação do curso de Pedagogia no segundo semestre de 2017. Ao final desse estudo de caso constatamos a importância das políticas de Integração das TIC e a necessidade de um maior investimento na implantação de políticas públicas voltadas para as pessoas de classes populares.
  • Dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização na unidade integrada Maria Mata
    Publication . Corrêa, Maria José Quaresma Portela; Rodrigues, Antonio Izomar Madeiro; Coqueiro, João Carlos Pereira; Silva, Maria do Socorro Barros; Silva, Sílvia de Fátima Nunes da
    As dificuldades de aprendizagem fazem parte do processo escolar, abran - gendo com o passar do tempo, um número cada vez mais elevado de educandos. A função da escola é proporcionar aos alunos as estratégias necessárias para que eles aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio social. O objetivo geral deste é propor práticas pedagógicas que ajudem as crianças em suas dificuldades. Esse trabalho é uma análise da escola frente às dificuldades encon - tradas pela criança no processo de alfabetização. O interesse em discutir esse tema ocorre de vários motivos, todos apontados para necessidade de iniciativas que visam à construção de novas metodologias que evitem que uma dificuldade de aprendizagem resulte no fracasso educacional. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a aborda - gem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica (livros, artigos), como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre o tema bem como a realização de uma entrevista voltada aos professores. Os resultados permitirão a possibilidade de identifi - cação das dificuldades de aprendizagem na escola e como tratá-las logo no início.