Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
104.59 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As dificuldades de aprendizagem fazem parte do processo escolar, abran -
gendo com o passar do tempo, um número cada vez mais elevado de educandos. A
função da escola é proporcionar aos alunos as estratégias necessárias para que eles
aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio
social. O objetivo geral deste é propor práticas pedagógicas que ajudem as crianças em
suas dificuldades. Esse trabalho é uma análise da escola frente às dificuldades encon -
tradas pela criança no processo de alfabetização. O interesse em discutir esse tema
ocorre de vários motivos, todos apontados para necessidade de iniciativas que visam à
construção de novas metodologias que evitem que uma dificuldade de aprendizagem
resulte no fracasso educacional. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a aborda -
gem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica (livros, artigos), como referencial
teórico a concepção de vários educadores sobre o tema bem como a realização de uma
entrevista voltada aos professores. Os resultados permitirão a possibilidade de identifi -
cação das dificuldades de aprendizagem na escola e como tratá-las logo no início.
Description
Keywords
Dificuldades de aprendizagem Alfabetização Iniciativas
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (129-140). Lisboa: Edições ISPA
Publisher
Edições ISPA