Repository logo
 

PCOM - Tese de doutoramento

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 8 of 8
  • As mudanças na área da violência doméstica contra as mulheres em Portugal
    Publication . Cardoso, Raquel Cristina Paulo Pinheiro Vieitas; Ornelas, José H.
    A investigação descrita nesta tese, intitulada “As Mudanças na Área da Violência Doméstica Contra as Mulheres, em Portugal “, foi elaborada tendo em vista uma análise e reflexão sobre a criação de respostas na área da violência doméstica contra as mulheres, em Portugal. Este é um estudo transversal, onde se procura analisar os vários componentes do processo de mudança, tendo por pressuposto que, a violência doméstica contra as mulheres é um problema que afeta toda a sociedade devendo, como tal, ser objeto de profundas mudanças culturais e de intervenções abrangentes, promotoras do fortalecimento das sobreviventes. Recorrendo a uma abordagem multi-métodos, pretendeu-se percecionar as perspetivas de profissionais sobre os acontecimentos cruciais no processo de mudança da resposta à violência doméstica contra as mulheres em Portugal; percecionar a perspetiva das sobreviventes de violência doméstica sobre o impacto dessas mudanças nas suas vidas e explorar a prontidão dos profissionais para intervirem nestas situações. Para recolha de informação proveniente de várias fontes foi implementado um processo por etapas visando: a recolha de evidências documentais; a realização de entrevistas a profissionais(n=20) provenientes dos vários sistemas que são chamados a intervir (Justiça, Policias, Saúde e Organizações de Base Comunitária), sobre os eventos críticos que mais contribuíram para as mudanças na área da violência contra as mulheres em Portugal; a realização de entrevistas a mulheres sobreviventes de situações de violência doméstica (n=12), focando no impacto das reformas implementadas no seu percurso de vida e, a tradução, validação e aplicação do Physician Readiness to Manage Intimate Partner Violence Survey (PREMIS) a profissionais (n=585) da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que em Portugal tem havido mudanças significativas na área da violência doméstica contra as mulheres, ao nível das políticas públicas; da legislação; dos serviços e recursos de apoio e de campanhas para a sensibilização da opinião pública. No entanto, a intervenção continua a ser individual ou familiar, reativa, centrada nos profissionais, sendo as sobreviventes percecionadas como recetoras passivas dos serviços. Assim, continua a ser necessário promover mudanças na área da violência doméstica pois é fundamental que as respostas se tornem mais flexíveis tendo em conta a diversidade de cada sobrevivente, que os profissionais passem a considerar as sobreviventes como colaboradoras ativas dos processos de mudança, investir no desenvolvimento de parcerias colaborativas promotoras do empowerment comunitário e investir numa abordagem pró-ativa, através de estratégias de prevenção.
  • Development and validation of the achieved capabilities questionnaire for community mental health (ACQ-CMH)
    Publication . Sacchetto, Beatrice Ilaria Mariasole; Ornelas, José H.
    A presente Tese de Doutoramento, intitulada “Desenvolvimento e Validação do Questionário das Capacidades Alcançadas para a Saúde Mental Comunitária (QCA-SMC)” consiste numa investigação que procura contribuir para a avaliação e inovação dos programas comunitários de saúde mental, através de uma nova medida baseada no referencial teórico das capacidades e construída de forma colaborativa. Assim, foram definidos dois objetivos principais, nomeadamente: desenvolver uma medida inspirada na abordagem das capacidades, através de um processo colaborativo entre académicos e utilizadores de serviços; validar a medida construída, analisando as qualidades psicométricas e a estrutura fatorial. Para atingir estes objetivos, foram desenhados estudos e etapas sequenciais com amostras independentes. O primeiro estudo consiste na construção colaborativa do questionário e abrange diversas fases, como a realização de focus group para a recolha dos dados; a constituição de um steering committee composto por 3 utilizadores e 2 académico para a análise dos dados e a formulação dos itens; a análise da validade facial com um grupo de 15 utilizadores voluntários. O questionário obtido é composto por 104 itens organizados em 10 capacidades teóricas listadas pela autora Nussbaum. O segundo estudo avaliou a validade de conteúdo envolvendo um painel de 3 utilizadores, 3 profissionais de serviços e 2 académicos, reduzindo a medida para 98 itens. O processo participativo permitiu identificar indicadores relevantes e adequadamente formulados para a população em estudo. Desta forma, promoveu-se a validade ecológica do instrumento, a transformação dos papéis tradicionais de investigação e o empowerment dos/as participantes. No terceiro estudo, foi realizada uma análise fatorial exploratória que permitiu identificar uma estrutura de 6 componentes e 48 itens. Seguiram-se análises de confiabilidade (inclusive test-retest) e validade de constructo, observando a associação com escalas de qualidade de vida, recovery, empowerment e distress psicológico. Por fim, no quarto estudo, através da análise fatorial confirmatória, resultou uma solução de 43 itens e 5 dimensões. Realizaram-se análises de confiabilidade, sensibilidade e validade discriminante dos fatores, bem como de validade convergente e divergente. Estes dois últimos estudos revelaram bons resultados psicométricos do QCA-SMC, e possibilitaram uma adaptação das 10 capacidades teóricas, produzindo dimensões relevantes para o contexto que podem ser utilizadas como linhas orientadoras para avaliar em que medida os programas promovem as capacidades das/os suas/seus participantes, bem como para promover uma mudança transformativa do sistema de saúde mental. O relatório de Tese é composto por três partes principais. A primeira é a Introdução Geral, que realça a) a inovação do referencial teórico das capacidades, tendo em conta o background histórico e atual do sistema de saúde mental, bem como a interligação com a psicologia comunitária; b) a pertinência da abordagem colaborativa na investigação e avaliação na área da saúde mental. Na primeira seção também são apresentados o desenho e o contexto de investigação, os métodos e procedimentos, as medidas e análises aplicadas. A segunda parte consiste na Seção Empírica e apresenta três artigos que refletem os estudos realizados. Por fim, as Conclusões Gerais resumem e discutem os resultados e as suas implicações para uma mudança transformativa, bem como as reflexões sobre limitações e estudos futuros.
  • Modelo Housing First como percursor da mudança social transformativa: Uma perspectiva ecológica sobre o impacto da percepção da qualidade da casa e da escolha na integração comunitária, no recovery e na qualidade de vida
    Publication . Martins, Paulo Daniel Fernandes; Ornelas, José H.
    A presente Tese designada Modelo Housing First como percursor da mudança social transformativa: Uma perspectiva ecológica sobre o impacto da percepção da escolha e da qualidade da casa na integração comunitária, no recovery e na qualidade de vida consiste num estudo transversal que recorre a metodologias mistas (de foro quantitativo e qualitativo). A investigação pretendeu analisar o impacto a nível individual do modelo Housing First, enquanto exemplo de inovação social baseado nos fundamentos da Psicologia e da Ciência Comunitária. Este modelo defende a criação de programas orientados para o recovery, assentes numa cultura de empowerment ao providenciarem o acesso a habitações individuais, permanentes e dispersas pela comunidade a pessoas que se encontram em situação de semabrigo com problemáticas adjacentes de saúde mental e/ou problemáticas adictivas. Assim, a análise a nível individual do impacto desta abordagem, reúne as bases necessárias para uma reflexão analítica das ramificações deste modelo no plano organizacional e político de forma a produzir a mudanças sociais transformativas como a criação e difusão de políticas de inclusão e de diversificação. Com o propósito geral de avaliar os resultados a nível individual da eficácia e do impacto do programa “Casas Primeiro”, baseado no modelo Housing First, foram equacionados três objectivos gerais: 1 – Analisar a mudança inerente às experiências vivenciadas no período de situação de sem-abrigo e no período após entrada no programa “Casas Primeiro” pelos diversos residentes, ao nível da integração comunitária, através de uma perspectiva ecológica; 2 – Avaliar através de uma leitura ecológica, o papel e a importância da percepção da escolha e da qualidade da casa na potenciação do recovery; 3- Aprofundar o conhecimento existente acerca da importância do modelo Housing First na catalisação da integração comunitária, do recovery e da qualidade de vida dos residentes. O desenho misto da investigação foi aplicado através dos seguintes instrumentos de recolha de dados: a Perceived Housing Quality (PHQ-PT); a Recovery Assessment Scale (RAS-PT); o Quality of Life Index (QOLI-PT); a Community Integration Scale (CIS-.PT) e a entrevista semi-estruturada de cariz qualitativo, cujos intrumentos podem ser consultados no Anexo 1 e Anexo 2 da Tese. Em termos da recolha de dados, a mesma decorreu no âmbito do programa “Casas Primeiro”, onde participaram 45 residentes nesta investigação. Os resultados permitiram sustentar teóricamente que o modelo Housing First ao adoptar valores orientados para o recovery baseados nos fundamentos da Psicologia Comunitária, como a adopção de uma perspectiva ecológica e o direito à escolha individual que respeite as preferências habitacionais de cada pessoa, contribui em larga medida para a promoção da integração comunitária e do processo de recovery. Verificou-se igualmente que a qualidade de vida pode ser maximizada de acordo com o nível de integração comunitária, uma vez que ao estarem integrados, os residentes demonstram maiores índices de satisfação com a sua vida. A investigação realizada permitiu extrair conclusões e implicações para a prática da intervenção e da investigação no âmbito visando a replicação e consolidação desta abordagem no plano organizacional e político. O relatório de Tese foi composto pelas seguintes partes: a Introdução Geral, onde é apresentada uma Revisão da Literatura geral organizada pelas temáticas dominantes (a operacionalização e framework sócio-politico do modelo Housing First, assim como o efeito desta abordagem na fomentação da integração comunitária, do recovery e da qualidade de vida), os Objectivos e Procedimentos Gerais onde se inscreve o desenho geral da investigação; a Secção Empírica, organizada em Três Capítulos relativos às principais análises desta investigação em formato de artigo; as Conclusões Gerais e Implicações para a Prática, e os respectivos Anexos.
  • Resolução de conflitos internacionais: estudo com militares em missões de paz
    Publication . Pereira, João Gabriel Rucha; Ornelas, José H.
    O objectivo principal desta tese é compreender como os Estilos de Gestão e Resolução de Conflitos podem influenciar as Estratégias de Resolução Pacífica e Cooperativa dos Conflitos Internacionais. Para atingir este objectivo, houve necessidade de analisar e aprofundar as técnicas de Resolução de Conflitos (mediação, negociação, conciliação, facilitação e caucus), bem como a sua aplicabilidade no contexto dos Estilos de Resolução Pacífica e Cooperativa de Conflitos Internacionais. É necessário estudar e compreender os conflitos internacionais passados, recentes e actuais para, a partir daí, criar fórmulas mais eficazes para a sua resolução (Nye, Jr, 2011). O Professor Irwin Deutscher alerta para a importância da antecipação nos casos de conflito através do método comparativo, para que seja possível fazer uma previsão do mesmo, utilizando posteriormente métodos de Resolução de Conflitos integrados na Psicologia da Paz, contribuindo assim para a Paz (Deutsch, 2005). A razão desta investigação é tentar demonstrar que, através da Resolução Pacífica de Conflitos Internacionais, é possível minimizar a instabilidade, a guerra e o terrorismo; sugerir conceitos e métodos mais adequados, pretendendo ser um contributo para a obtenção da Paz, a redução da insegurança e da exclusão social, a sensibilização dos responsáveis políticos e outros, um possível guia de trabalho para os peacekeepers e mediadores/negociadores de conflitos internacionais e outros técnicos destas áreas, chamando a atenção para a necessidade de intervenções precoces como forma de prevenção e de mudança de alguns paradigmas, que permitam melhorar as políticas comuns de segurança, de defesa e de Resolução de Conflitos. Este estudo foi feito através de uma revisão crítica da literatura. Para além disso, e dado que as teorias científicas devem ser baseadas na observação de factos, foram utilizados dois instrumentos, uma entrevista e um questionário sobre Resolução de Conflitos, que foram aplicados a militares portugueses que estiveram envolvidos em Missões de Paz no estrangeiro, analisando posteriormente esses resultados, que fazem parte do estudo empírico. Assim, este estudo sugere que os Estilos e as técnicas/métodos de Gestão e Resolução de Conflitos Internacionais devem ser adaptados aos objectivos e às características de cada conflito, partindo do conhecimento dos métodos aplicados às situações reais estudadas, das opiniões e experiências dos militares, e dos resultados obtidos nestas situações, para, a partir daí, e com fundamentação teórica e científica, poder fazer a sua aplicação. Com este trabalho, pretendemos fazer uma síntese das evidências mais recentes sobre os conflitos internacionais, a sua compreensão e análise, bem como identificar os Estilos preferidos de Gestão e Resolução de Conflitos dos peacekeepers portugueses, para podermos encontrar melhores Estratégias de Resolução destes problemas em conflitos actuais e futuros, com o consequente benefício para as comunidades envolvidas. Após esta investigação (Teoria e Método), que incluiu a revisão da literatura, a análise dos questionários (N=265) e das entrevistas (N=6), aplicados aos peacekeepers portugueses que participaram no nosso estudo, concluímos que estes podem utilizar vários Estilos de Gestão e Resolução de Conflitos, sendo que o predominante é o Estilo Colaborativo, que expressa uma Assertividade e Cooperação acima da média, onde se combina a atitude de comprometimento, com o acolhimento e a reconciliação, levando a uma solução win-win.
  • Contributos do modelo "Empowerment - Comunidade" para a mudança transformativa na saúde mental comunitária : Análise comparativa
    Publication . Monteiro, Maria Fátima Jorge; Ornelas, José H.
    A presente Tese designada Contributos do Modelo “Empowerment-Comunidade” para a Mudança Transformativa na Saúde Mental Comunitária: Análise Comparativa é um estudo transversal usando metodologias e técnicas mistas (quantitativas e qualitativas). A investigação assentou no pressuposto de que, adoptando processos organizacionais transformativos, as organizações comunitárias de saúde mental poderão funcionar como contextos relacionais mediadores do empowerment individual e, consequente facilitadores do recovery e da integração comunitária. Com o propósito geral de avaliar os resultados da participação das pessoas com experiência de doença mental em intervenções de saúde mental consideradas transformativas foram estabelecidos três objectivos gerais: 1 - adaptar o modelo conceptual dos contextos comunitários empoderadores para os serviços de saúde mental enquanto recurso para prática da intervenção e da investigação e testar a validade de aplicação através de um estudo de caso; 2 - adaptar para a Língua Portuguesa e validar as medidas de empowerment e de recovery para a utilização no contexto da saúde mental comunitária; 3 - avaliar o impacto do modelo de intervenção: a) nos resultados individuais de empowerment, recovery e integração comunitária dos participantes e b) na implementação e envolvimento de participantes em programas com elevada orientação para o recovery, tais como a habitação independente e o emprego apoiado. O desenho misto da investigação foi aplicado através dos seguintes instrumentos de recolha de dados: Entrevista por Questionário e a Entrevista Qualitativa que podem ser consultados no Anexo 1 e Anexo 2 da Tese. Em termos da recolha de dados, esta decorreu em cinco organizações comunitárias de saúde mental com respostas articuladas dos sectores da saúde e sector social (âmbito do DC nº 407/98), constantes numa lista de organizações filiadas na entidade representativa das organizações não governamentais (Federação Nacional das Entidades de Reabilitação de Doentes Mentais) a prestarem serviços de saúde mental na comunidade à data do estudo. Os resultados permitiram sustentar a proposição teórica de que os programas de saúde mental na comunidade podem e devem encetar mudanças transformativas organizacionais adoptando um funcionamento empoderador e centrado na comunidade (EMP-COM), o qual tem um efeito transformativo na vida das pessoas com experiência de doença mental. As análises confirmaram também a validade das medidas de empowerment (ES-P) e de recovery (RAS-P) para a respectiva utilização no contexto português da saúde mental comunitária. A investigação realizada permitiu extrair conclusões e implicações para a prática da intervenção e da investigação no âmbito do sistema de saúde mental. O relatório de Tese foi composto nas seguintes partes: a Introdução Geral, onde se apresenta a revisão da literatura geral organizada por temáticas dominantes (o empowerment e os contextos comunitários empoderadores, a orientação de recovery na saúde mental, a integração comunitária), os Procedimentos Gerais onde se descreve o desenho geral, os objectivos gerais); a Secção Empírica, organizada em quatro capítulos relativos às análises principais desta investigação em formato de artigo; a Discussão Geral, as Conclusões e Implicações para a Prática, e os Anexos.
  • Parcerias jovens-adultos nas organizações : Contributos para o desenvolvimento positivo dos jovens
    Publication . Lucchesi, Micaela; Ornelas, José H.
    Esta investigação pretende estudar a participação cívica e comunitária dos jovens em organizações que lhes proporcionem oportunidades de participação na tomada de decisões, mas que também envolvam os adultos nas suas estruturas. Estudos anteriores acerca das parcerias entre jovens e adultos (Y-AP) mostraram que, quando os jovens participam nos processos de tomada de decisão tanto nas organizações, como na comunidade em que estão envolvidos, num processo não hierárquico de colaboração com os adultos, melhoram o seu nível de confiança, empowerment, agency e de ligação à comunidade. O estudo procura compreender a qualidade das relações entre jovens e adultos nessas organizações e como estas influenciam ambos os grupos. Além disso, pretende-se analisar como a participação e as parcerias entre jovens e adultos têm impacto no Desenvolvimento Positivo dos Jovens (PYD), nomeadamente no empowerment e nos níveis de psychological agency e de ligação com a comunidade. Esta investigação recorre a métodos múltiplos, de forma a combinar as abordagens qualitativa e quantitativa e a maximizar as valências de ambas. A estratégia global é definida como exploratória sequencial. Numa primeira fase procedeu-se à recolha de dados e análise qualitativas, seguida por uma segunda fase de recolha de dados e análise quantitativas. Na fase qualitativa realizaram-se focus groups com jovens entre os 14 e os 24 anos de idade, entrevistas individuais com os profissionais e os membros da direção das organizações nas quais estes jovens estão envolvidos e, por fim, entrevistas com informadores-chave que foram questionados sobre a visão político-social sobre os jovens e sobre a sua participação cívica. Esta fase permitiu criar um questionário que deu origem à segunda fase da investigação: a fase quantitativa, que consistiu na análise dos dados obtidos após a administração do dito questionário a 278 jovens. Foi testada a validade interna do instrumento e explorada a contribuição da qualidade do programa para o PYD, particularmente quanto às parcerias entre jovens e adultos em organizações e associações de base comunitária. A qualidade do programa aliada ao contexto contribuiu melhor para o empowerment do que apenas o contexto. O componente que mais contribuiu para a previsão do empowerment foi o envolvimento dos jovens no programa da organização. Além disso, a qualidade do programa foi preditora da psychological agency e da ligação à comunidade além das medidas do contexto. Em ambos os casos, a voz dos jovens na tomada de decisões teve mais peso do que os outros constructos da qualidade do programa. O modelo que melhor predisse boas psychological agency e ligação à comunidade foi o que teve em conta tanto o contexto, como a possibilidade de os jovens exprimirem a sua voz no processo de tomada de decisão. Concluiu-se que acrescentar a qualidade do programa ao contexto melhorou todas as variáveis (empowerment, psychological agency e ligação à comunidade).
  • Eficácia percepcionada e resultados de parcerias comunitárias
    Publication . Moniz, Maria João Vargas; Morgado, José
    As parcerias comunitárias são estruturas privilegiadas para a adopção de recursos sociais e abordam problemas que uma organização, serviço ou população não podem autonomamente resolver ou ultrapassar. Com este estudo desenvolvido através de uma abordagem de investigação multi-método, procurou-se explorar as antinomias e complementaridades das abordagens preventivas e de resposta directa articulada às situações de abuso ou negligência de crianças e jovens através das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ’s). Foram conduzidas trinta e três entrevistas-chave, a nível nacional, com presidentes das Comissões ou um representante por este designado, procurando compreender as suas prioridades, como consideram ter alcançado os objectivos a que se propunham e documentar os seus esforços para promover uma colaboração frutífera com a comunidade e 244 questionários de eficácia percepcionada foram validados para a prossecução deste estudo, a membros das referidas CPCJ’s. O estudo destas parcerias a partir de um mesmo enquadramento legal (Lei 174/ 99 1 de Setembro), permitiu a análise da implementação de uma mesma proposta em contextos diversificados, tendo sido possível compreender a diversidade e a confluência de padrões organizacionais e procedimentais. Os resultados demonstraram a variabilidade das realidades em função da localização geográfica das Comissões (urbanas, rurais, mistas), como o tempo de funcionamento, remetendo para a experiência acumulada também influencia os resultados e que as variáveis associadas ao clima social (partilha de poder no processo de decisão, a resolução de conflitos, a liderança inclusiva e a presença de uma missão partilhada) tem uma influência positiva significativa na eficácia e na influência percepcionada pelo trabalho em parceria desenvolvido pelas CPCJ’s e não tem uma influência significativa nas mudanças sociais observadas ao longo do tempo nas comunidades. ---------- Abstract ---------- Community Coalitions are privileged endeavors to activate social resources and address problems that a single organization, service or group cannot autonomously solve or overcome. With this proposal we aim to present a multi-method study that explores antinomies and complementarities of preventive efforts and the search for articulated response to child abuse and neglect. Key-Informant Interviews (N=33), were conducted in Portugal (nationwide) to presidents of county Commissions for the Protection of Children & Youth, probing to understand their priorities, the perceived levels of goal attainment, to document successful collaborative efforts, and identify preventive and articulated response at the community level. Perceived effectiveness questionnaires (N=244) were validated to members of these community councils. Results indicate that though these coalitions are created by Law (147/99, Sept 1st), which provided a common set of procedures and aims, facilitating the emergence of patterns for organizational, procedural and result analysis, the achievements and actions have a high degree of variance determined by the location of the commissions (Urban/ Rural), by the length of time in place. Significant differences were also found in the variables associated with social climate (shared power in decision making; conflict resolution, inclusive leadership and the presence of a shared mission) that are positively correlated with the perceived influence and effectiveness concerning the coalition’s work with the community. No significant correlations were observed with the social climate factors and changes in the community overtime.
  • Abusos sexuais de crianças: Mudanças resultantes de uma intervenção preventiva
    Publication . Maria, Susana Gabriela da Silva; Ornelas, José H.
    Os abusos sexuais de crianças são um problema mundial que afecta cada dimensão da saúde tornando-se de extrema relevância e necessidade a intervenção de cariz preventivo. O objectivo prioritário dos programas de prevenção dos abusos sexuais de crianças é fortalecer as capacidades das mesmas para reconhecerem potenciais situações abusivas e ensinar-lhes estratégias para resistirem aos abusos, bem como dotar os adultos que as rodeiam de conhecimentos adequados sobre os abusos sexuais de crianças e competências preventivas. Paralelamente, estes programas têm também como objectivo secundário o encorajamento das crianças para revelarem situações de abusos e munir os adultos de capacidades de respostas adequadas a estas revelações para que as crianças recebam o apoio adequado com vista à minimização das consequências negativas do abuso. Contudo, a importância do desenvolvimento de programas de prevenção dos abusos sexuais de crianças com ênfase na comunidade só poderá ser sustentada e reforçada através da avaliação que esses programas, de facto, têm no público a quem se dirigem. Devido à dificuldade de analisarmos a redução de casos abusos sexuais de crianças em reacção aos programas de prevenção primária, torna-se necessário utilizarmos medidas proximais para avaliarmos a eficácia destes programas, estas incluem mudanças ao nível dos conhecimentos, atitudes e crenças que estão associadas com objectivo final (o comportamento) que o programa procura eliminar ou minimizar. Por outro lado, uma das maiores criticas aos programas de prevenção é a de que produzem efeitos secundários negativos, como por exemplo, que as crianças desenvolvem uma hipersensibilidade aos toques mesmo quando apropriados, que podem ficar assustada ou com medo e que podem desenvolver uma atitude negativa relativamente à sexualidade. Assim, é objectivo deste trabalho a análise do impacto de um programa de prevenção dos abusos de crianças desenvolvido num contexto escolar, envolvendo crianças do 1º ciclo do ensino básico e caretakers (familiares e profissionais), em termos dos conhecimentos e atitudes em relação aos abusos sexuais de crianças e, adicionalmente, o estudo das possíveis mudanças comportamentais nas crianças, observadas pelos seus caretakers, nas duas semanas subsequentes à participação no programa. Participaram nesta investigação 385 crianças, 197 caretakers (115 profissionais e 82 familiares). Os dados foram recolhidos através de questionários em três momentos distintos (antes da participação no programa - pré, imediatamente após a participação no programa - pós e seis meses após a participação no programa – follow-up). Os instrumentos utilizados para a recolha de dados com as crianças foram modificações do CKAQ - Children's Knowledge of Abuse Questionnaire - revision III e do WIST - “What if” Situation Test. Com os caretakers optou-se pela criação de uma escala que intitulámos de ACCASC - Escala de Avaliação dos Conhecimentos e Crenças sobre os abusos sexuais de crianças, validada no presente trabalho e algumas questões adicionais sobre competências e percepção das mesmas. Para análise das possíveis mudanças comportamentais observáveis nas crianças foi, ainda, criado um questionário de resposta dicotómica (sim/não) e justificação por reposta aberta. Os dados obtidos pelas escalas: CKAQ, WIST, ACCASC e as questões adicionais sobre competências e sua percepção, foram tratados através de SPSS e os dados recolhidos pelo questionário sobre as alterações comportamentais nas crianças, foram alvo de análise de conteúdo. A análise dos dados indica que os participantes no programa de prevenção dos abusos sexuais de crianças demonstram níveis significativamente superiores em termos dos seus conhecimentos e de atitudes positivas em relação à prevenção dos abusos sexuais de crianças e mais competências para prevenir e intervir, em resultado da sua participação no programa de prevenção, inclusivamente seis meses após a mesma. Paralelamente, nos dados analisados não encontramos quaisquer evidências de que as crianças participantes no programa de prevenção demonstram efeitos negativos, ao nível do seu comportamento, como consequência do mesmo. Desta forma permite-nos inferir que o programa de prevenção dos abusos sexuais de crianças está a alcançar os objectivos a que se propõe, agindo como um processo para a redução dos riscos associados aos abusos sexuais de crianças, por um lado, e como processo para o desenvolvimento de factores protectores nas potências vítimas e nos seus contextos do quotidiano, por outro. ----------- ABSTRACT ---------- Child Sexual Abuse (CSA) is a worldwide problem that affects every dimension of health, becoming extremely necessary and important to intervene in order to prevent their occurrence. The primary goal of CSA prevention programs is to strengthen the capacities of children to recognize potentially abusive situations and teach them strategies to resist the abuse, as well as to provide adults that surround them with adequate knowledge about CSA and with preventive skills. Moreover, these programs have as secondary objectives: the encouragement of children to reveal abuse situations and provide adults with the ability to respond adequately to these revelations, so that children receive appropriate support in order to minimize the negative consequences of abuse. However, the importance of developing CSA prevention programs, with emphasis on the community, can only be sustained and strengthened by their assessment in the target public. Due to the difficulty of analyzing the reduction of CSA cases in response to primary prevention programs, it becomes necessary to use proximal measures to evaluate the effectiveness of these programs, these include changes regarding the knowledge, attitudes and beliefs that are associated with the final objective (behaviour) that the program seeks to eliminate or minimize. Moreover, one of the biggest criticisms made to CSA prevention programs is that there are negative side effects on children, for example, children developing hypersensitivity to touch even when appropriate, they may also be scared or afraid and develop a negative attitude towards sexuality. Thus, this research aims at analyzing the impact of a CSA prevention program, developed in schools, involving children in elementary school and caretakers (family members and professionals), regarding their knowledge and attitudes towards the CSA, as well as the study of possible behavioural changes in children observed by their caretakers in the two weeks following participation in the program A total of 385 children and 197 caretakers (115 professionals and 82 relatives) participated in this study. Data was collected using several questionnaires in three different moments (before participating in the program – pre; immediately after participation in the program – post; and six months after participation in the program - follow-up). The instruments used for data collection with children were modifications of the CKAQ - Children's Knowledge of Abuse Questionnaire - revision III, and the WIST - "What If" Situation Test. With the caretakers we chose to develop a scale that we called CSAKB - Child Sexual Abuse Knowledge & Beliefs Scale (validated in this study), and some questions about skills, and skills perceptions. To analyse possible behavioural changes in children a questionnaire, with dichotomous response (yes/no) to questions and a justification using an open response The data collected with the scales: CKAQ, WIST, CSAKB and the additional questions about skills, were processed using SPSS, and the data collected using the questionnaire on behavioural changes in children was subjected to content analysis. The data analysis indicates that the participants in the CSA prevention program present significantly higher levels of knowledge, constructive attitudes and competences towards prevention and intervention in CSA, as a result of their participation in the program, even six months after its conclusion. In addition, data analysis did not find any evidence of the children showing negative side effects in terms of their behaviour, after participating in the program. Thus, our findings allow us to infer that the CSA prevention program is achieving its goals, reducing the risks associated with CSA, and helping develop protective factors in potential victims and related family, as well as in the community (daily living context).