Psicologia Educacional
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia Educacional by Subject "1st cycle of the Basic Learning"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Highscope no 1º Ciclo : A aprendizagem ativa e organização das aprendizagens dos alunos em contexto de sala de aulaPublication . Rodrigues, Inês Ferreira; Martins, Margarida AlvesO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada numa sala do 4º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 18 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. O ambiente de aprendizagem onde decorreu a prática supervisionada era semelhante a uma sala de pré-escolar, uma vez que a sala se encontrava organizada por áreas compostas por diferentes materiais. Para além desta questão, o trabalho por projetos e em pequenos grupos eram métodos de trabalho muito presentes e, desta forma, as crianças estavam constantemente ativas e geriam os seus próprios processos de aprendizagem resultando em momentos de aprendizagem ativa. Estas estratégias iam ao encontro de alguns dos princípios orientadores da instituição e do modelo seguido, tais como: a aprendizagem ativa e o ensino diferenciado. Posto isto, procurei compreender a forma como o modelo era implementado focando-me, essencialmente, na questão referida anteriormente, a aprendizagem ativa. A metodologia utilizada para a execução deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta participante através de registos do diário de bordo e entrevistas aos diretores, professora cooperante e alunos da turma onde estava inserida. Desta forma, a análise dos resultados, tem como objetivo dar respostas às questões colocadas a fim de compreender as estratégias adotadas pelo modelo Highscope bem como perceber a importância da aprendizagem ativa nos contextos de ensino do 1º ciclo de ensino básico. A realização deste estudo permitiu-me compreender, de forma mais sólida, o ambiente de aprendizagem vivido em 1º ciclo com base no Highscope. Apesar das diferentes estratégias e metodologias escolhidas pelos profissionais de educação, o trabalho pedagógico com as crianças de 1º CEB, deve ser sempre contínuo e fundamentado. Para que isso aconteça, é fundamental que os professores procurem constantemente novas abordagens teóricas e modelos pedagógicos que se adequem às crianças com que se está a trabalhar.