EDUPRE - Dissertações de Mestrado
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Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Subject "1st cycle"
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- A diferenciação pedagógica no contexto de sala de aulaPublication . Raposo, Mariana Ribeiro Telles Andrade; Morgado, JoséO atual relatório foi realizado no âmbito da Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2018/2019. A prática decorreu numa instituição privada, numa sala de 2º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 19 alunos – 10 rapazes e 9 raparigas, todos eles de nacionalidade portuguesa. Neste contexto, percebi que todas as crianças tinham oportunidade para aprender, independentemente das suas diferenças. Eram estas diferenças que moviam as aprendizagens da sala para apoiar um ensino de qualidade no dia a dia. Assim, fiquei motivada para compreender quais eram os elementos essências a ter em conta numa sala de aula que acolhe a diferenciação pedagógica no seu processo de ensino e aprendizagem e perceber como era o papel do professor, como promotor e regulador dessas diferenças. A metodologia utilizada para a realização deste relatório é a investigação qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação livre e sistemática, através de grelhas de observação. Assim, a análise dos resultados, pretende dar resposta às questões colocadas, numa perspetiva de entender não só o papel do professor na resposta às necessidades de cada aluno no contexto de aprendizagem, como também as diferentes perspetivas que devem ser tidas em conta para alcançar um ensino de qualidade aceitando e respeitando as diferenças que cada criança trás para dentro da sala.
- O meio envolvente promotor de novos conhecimentos nas crianças do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Fragoso, Sofia Maria Condado Macieira; Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazO presente relatório foi elaborado de acordo com a Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, realizada numa instituição privada em Lisboa. Neste contexto educativo o contacto direto com o meio evolvente é uma prática recorrente e potenciada pelos docentes desta instituição. Posso afirmar que o interesse que a instituição evidencia pela inclusão do meio envolvente para promover as aprendizagens, foi decisivo na escolha do tema deste relatório. Acresce-se o facto do meu interesse sobre a temática pois considero fundamental para as crianças dos dias de hoje terem a oportunidade de aprender fora do espaço físico da escola. Deste modo, esta investigação procura dar resposta às questões relacionadas com os benefícios que a cidade educadora pode ter nas aprendizagens das crianças. Assim, comecei por observar as interações das crianças e dos docentes com o meio envolvente da instituição. Seguidamente procurei estudar o modo como estas interações poderiam ser integradas no currículo do primeiro ciclo, tendo em atenção a flexibilidade e o desenvolvimento curricular. Por fim, apresentei as atividades que foram colocadas ao longo da prática supervisionada e a respetiva análise de resultados. Apresento uma análise reflexiva em torno da minha prática, fundamentada com alguns autores, percebendo assim os benefícios que a interação com o meio envolvente pode ter para as crianças. Optei por utilizar uma metodologia qualitativa, recorrendo a diversos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente a observação participante com recurso a notas de campo e ainda a análise documental das atividades propostas. Constatei que as atividades propostas tiveram impacto na aprendizagem das crianças pois foi evidenciada a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.