EDUPRE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagensPublication . Pina, Vera Vaz Pinto Rebocho; Martins, Margarida AlvesO presente relatório, culminar de uma formação consciente e reflexiva, foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do ISPA. Este apresenta uma investigação subsequente da experiência vivida durante a Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo. A problemática deste estudo surgiu da necessidade de desconstruir a ideia de aulas expositivas relativamente aos momentos de trabalho coletivo. Por haver uma relação direta com os modelos de escola transmissiva, estes momentos estão associados às práticas em que o professor transmite a matéria e o aluno, passivamente, a recebe. No entanto, na prática observaram-se diferentes dinâmicas, que trouxeram a necessidade de compreender mais profundamente o impacto do diálogo nas aprendizagens e o papel que o professor e os alunos exercem nestes momentos em grande grupo. Esta investigação, assente numa metodologia qualitativa, foi realizada numa instituição privada em Cascais com um grupo de 4.º ano, formado por 1 professora titular e 16 crianças, 13 do sexo masculino e 3 do sexo feminino. Para o melhor desenvolvimento e compreensão da problemática apresentada, recorreu-se à observação naturalista não-participante e participante de forma a obter os dados necessários relativamente a estes momentos de grande grupo. Para a recolha e registo dos dados, esta investigação serviu-se do diário de bordo e de gravações de áudio e vídeo. Ainda que seja apresentada uma breve e limitada amostra, através deste estudo foi possível concluir-se que os momentos de trabalho coletivo, quando se baseiam nos valores de uma escola participativa, promovem aprendizagens muito ricas e completas, sendo o diálogo um meio para que todos os intervenientes de uma sala de aula se desenvolvam cognitiva e socialmente.