EDUPRE - Dissertações de Mestrado
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Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Subject "1 Ciclo do ensino básico"
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- A interdisciplinaridade e a ludicidade em contexto de 1.º CEBPublication . Fernandes, Maria Leonor Azevedo Mendes Horák Matos; Matos, Ana Isabel Rio Tinto deO presente Relatório Final da Prática Supervisionada (PS), realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich em parceria com o ISPA, apresenta uma investigação decorrente da experiência e atividades concretizadas durante a PS em regime de ensino presencial e não presencial (devido à pandemia mundial covid-19 vivida no momento). O tema deste relatório é ‘A interdisciplinaridade e a ludicidade em contexto de 1.º CEB’ e, a problemática de investigação, surgiu no sentido de perceber se através da dimensão lúdica é possível integrar e promover a articulação de diferentes áreas curriculares, desenvolvendo, por sua vez, uma aprendizagem interdisciplinar. Assim, e segundo a investigação teórica e prática, procurou compreender-se, a partir de um jogo, como a interdisciplinaridade e a ludicidade podem estar relacionadas e influenciar a ação pedagógica dos professores e o processo de aprendizagem dos alunos do 1.º CEB. Esta investigação, assente numa metodologia qualitativa, foi desenvolvida numa instituição privada em Lisboa com o grupo de 2.º ano, composto por 38 alunos, 3 professores titulares e 7 professores responsáveis pelas restantes componentes curriculares. Para melhor compreender a problemática de investigação, de caráter qualitativo, utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados dois questionários, a observação naturalista não participante e participante, os registos do diário de bordo das partilhas dos alunos e professores cooperantes durante as aulas e reuniões, respetivamente. Ainda que a amostra tenha sido breve e limitada, as conclusões desta investigação apontam para a importância da promoção da interdisciplinaridade e da ludicidade nas abordagens pedagógicas em contexto de 1.º CEB e, ainda, para o jogo como instrumento pedagógico lúdico capaz de promover e mediar aprendizagens interdisciplinares de forma espontânea, articulada e motivadora.