OUTRAS - Actas de reuniões cientificas
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Browsing OUTRAS - Actas de reuniões cientificas by Subject "Academic libraries"
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- Bibliotecas de ensino superior : Novas e saudáveis tendênciasPublication . Lopes, CarlosO que há no horizonte para os próximos anos para as bibliotecas de ensino superior? Que tendências e tecnologias dirigirão a mudança nas bibliotecas de ensino superior? Quais são os desafios considerados solucionáveis ou difíceis de superar e como podemos criar estratégias efetivas para solucioná-las? Estas questões associadas à adoção tecnológica e à mudança educacional são o propósito desta comunicação sobre tendências para as bibliotecas de ensino superior. São apresentadas as dez recomendações elaboradas pelo grupo de trabalho das bibliotecas de ensino superior da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) como vetores de reflexão para a área da saúde, nomeadamente: 1. Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na comunidade académica; 2. Desenvolver competências dos profissionais das bibliotecas para apoio às atividades de ensino e aprendizagem; 3. Apoiar projetos editoriais de publicação académica e científica; 4. Assegurar repositórios institucionais alinhados com os padrões de interoperabilidade e preservação; 5. Criar serviços de apoio à gestão de dados científicos; 6. Potenciar o papel da biblioteca no apoio à investigação; 7. Fomentar parcerias com estruturas de apoio à comunidade académica; 8. Promover e facilitar o acesso às fontes de informação; 9. Reinventar e potenciar os espaços das bibliotecas; e 10. Aprofundar redes de colaboração entre profissionais e instituições.
- O uso dos periódicos electrónicos nas instituições do ensino superior público em PortugalPublication . Costa, Maria Teresa; Lopes, CarlosO presente artigo procura analisar a utilização dos periódicos científicos electrónicos nas instituições do ensino superior público portuguesas, com o objectivo de compreender o nível de conhecimento que a comunidade académica tem relativamente à existência e disponibilidade destes periódicos, conhecer práticas e frequência do seu uso, aferir vantagens e desvantagens e perceber as principais consequências, benefícios e preocupações que estes periódicos trouxeram também aos técnicos de biblioteca e documentação. Para tal foi realizado um inquérito online entre Maio e Junho de 2008, dirigido aos utilizadores de 34 instituições de ensino superior público, e através do qual foram obtidas 3.357 respostas completas. Os resultados indicam que a utilização destes periódicos está a aumentar e que é feita de uma forma rotineira por grande parte da comunidade académica nacional, sobretudo docentes que os utilizam muito frequentemente nas suas pesquisas e para preparação das suas aulas. Todavia, a cultura do impresso está ainda muito enraizada. Verificou-se ainda a necessidade de uma maior divulgação e até formação no uso destes recursos, sobretudo dos Alunos de 1.º ciclo que ou desconhecem por completo a sua existência ou afirmam não os saber usar. O acesso a qualquer hora e a partir de qualquer local são os aspectos mais apreciados. As principais dificuldades são o acesso a números antigos e a dificuldade de leitura no monitor. Questões como a preservação e o acesso perpétuo são questões preocupantes especialmente para os técnicos de biblioteca e documentação. *****ABSTRACT***** This article analyzes the use of electronic scientific journals in Portuguese public higher education institutions, having some purposes such as: to understand the level of knowledge that the academic community has regarding the existence and availability of these journals; to get acquainted with the practices and frequency of its use; to verify advantages, disadvantages, benefits and concerns that these journals brought to the technical library and documentation personnel. An online survey was conducted between May and June 2008, addressed to users of 34 public higher education institutions. It were obtained 3.357 complete answers. The results indicate that the use of these journals is increasing and it is done in a routine way by much of the national academic community, especially teachers who use them, very often, in their research and to prepare their lessons. However, print culture is still very deep-rooted. It was clear that it’s needed a greater dissemination and training regarding the use of these resources, especially among the first cycle students, who are either completely unaware of its existence or claim not to know how to use these same resources. Access at any time and from any place is the most appreciated. The difficulty of access to old numbers and the difficulty of reading on screen the main difficulties. Issues such as the preservation and the perpetual access to these journals are difficult to handle, especially by the technical library and documentation personnel.