CIE-ISPA Actas de reuniões cientificas
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- Círculo de cultura como espaço de fomento ao cuidado em saúde: uma experiência com adolescentes no interior de PernambucoPublication . Santos, Silvana Cavalcanti dosA abordagem de ensino do Círculo de Cultura de Paulo Freire como estratégia para prevenção à saúde por meio do encontro dialógico, contribui para a transformação do sujeito e da sua realidade. E cria, por meio da práxis de Educação em Saúde, a possibilidade de produção e ressignificação de saberes individuais e coletivos de responsabilidades e de direito sobre os cuidados em Saúde. Nesse sentido, temos por objetivo. Apresentar a experiência de pesquisa e intervenção na realidade sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e do HIV/aids com adolescentes. Trata-se de um relato de experiência, do projeto de extensão HIV/IST: uma abordagem preventiva, desenvolvido por os acadêmicos do Curso de Enfermagem, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, cujos sujeitos participes foram adolescentes da rede pública do Município de Pesqueira – Pernambuco/Brasil, e vem sendo desenvolvido há três anos. A metodologia utilizada foi o círculo de cultura, escolhida por permitir que os participantes, socialmente inseridos no mundo cultural, expressassem sua opinião e compreensões sobre o tema proposto (IST’s e o HIV/aids), de modo a perceber a importância das formas de prevenção do ser saudável. Os círculos de cultura possibilitaram um diálogo com os adolescentes, no qual tiveram a oportunidade de expressasse seus saberes e leituras de mundo sobre o tema em diálogo, constituindo-se em um momento muito rico de troca de conhecimento, participação ativa entre os sujeitos e os mediadores dos círculos, possibilitando uma reflexão sobre a realidade a que estão vulneráveis. Os adolescentes perceberam a importância da transformação da realidade bem como da mudança do comportamento para hábitos saudáveis e atitude positiva. A experiência apontou que precisamos (re)inventar as ações educativas, de modo que estimulem o diálogo que possibilite a consciência e transformação do mundo e das realidades dos sujeitos, bem como dos riscos em Saúde a que estão vulneráveis.
- Competências socioemocionais em estudantes brasileiros e portugueses: um estudo comparativoPublication . Leal, Mara de Souza; Silva, Lucy Leal Melo; Taveira, Maria do CéuAs competências socioemocionais estão relacionadas a ganhos positivos nos mais diversos aspectos da vida. De modo que, no contexto escolar, a promoção dessas competências têm sido cada vez mais incentivada como forma de auxiliar o desenvolvimento integral dos alunos. Este estudo objetiva comparar competências socioemocionais de alunos brasileiros e portugueses. Participaram do estudo 165 alunos brasileiros, 44.2 % meninos e 55.8% meninas e 162 alunos portugueses, 55.6% rapazes e 44.4% raparigas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15.65; DP=.98). Para medir as competências socioemocionais no contexto escolar foi utilizado o SENNA, instrumento brasileiro organizado com base no modelo Big Five. O SENNA avalia as dimensões: (a) conscienciosidade, relativo a atitudes de responsabilidade; (b) abertura a novas experiências, referente à curiosidade; (c) amabilidade, que inclui comporta - mentos de cooperação; (d) estabilidade emocional, ou capacidade de autocontrole; e (e) extroversão, relativa a sociabilidade. O instrumento foi aplicado em sala de aula por psicólogas, no contexto brasileiro e no contexto português. Foi realizado um teste t para amostras independentes para verificar possíveis diferenças de médias entre os grupos. Os resultados indicam que os brasileiros apresentam maior conscienciosidade [t(325)=-2.396; p=.017] e que os portugueses apresentam maior estabilidade emocional [t(325)=2.984; p=.003]. Esses resultados sugerem que os alunos brasileiros parecem ser mais responsáveis, organizados e centrados nas tarefas escolares do que os alunos portugueses, por outro lado, os alunos portugueses