Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
81.75 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As competĂȘncias socioemocionais estĂŁo relacionadas a ganhos positivos nos
mais diversos aspectos da vida. De modo que, no contexto escolar, a promoção dessas
competĂȘncias tĂȘm sido cada vez mais incentivada como forma de auxiliar o
desenvolvimento integral dos alunos. Este estudo objetiva comparar competĂȘncias
socioemocionais de alunos brasileiros e portugueses. Participaram do estudo 165
alunos brasileiros, 44.2 % meninos e 55.8% meninas e 162 alunos portugueses, 55.6%
rapazes e 44.4% raparigas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15.65; DP=.98). Para
medir as competĂȘncias socioemocionais no contexto escolar foi utilizado o SENNA,
instrumento brasileiro organizado com base no modelo Big Five. O SENNA avalia as
dimensÔes: (a) conscienciosidade, relativo a atitudes de responsabilidade; (b) abertura
a novas experiĂȘncias, referente Ă curiosidade; (c) amabilidade, que inclui comporta -
mentos de cooperação; (d) estabilidade emocional, ou capacidade de autocontrole; e
(e) extroversĂŁo, relativa a sociabilidade. O instrumento foi aplicado em sala de aula por
psicĂłlogas, no contexto brasileiro e no contexto portuguĂȘs. Foi realizado um teste t
para amostras independentes para verificar possĂveis diferenças de mĂ©dias entre os
grupos. Os resultados indicam que os brasileiros apresentam maior conscienciosidade
[t(325)=-2.396; p=.017] e que os portugueses apresentam maior estabilidade
emocional [t(325)=2.984; p=.003]. Esses resultados sugerem que os alunos brasileiros
parecem ser mais responsĂĄveis, organizados e centrados nas tarefas escolares do que
os alunos portugueses, por outro lado, os alunos portugueses
Description
Keywords
CompetĂȘncias socioemocionais Estudantes AdolescĂȘncia
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (95-102). Lisboa: EdiçÔes ISPA.