Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

CompetĂȘncias socioemocionais em estudantes brasileiros e portugueses: um estudo comparativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 95-102.pdf81.75 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As competĂȘncias socioemocionais estĂŁo relacionadas a ganhos positivos nos mais diversos aspectos da vida. De modo que, no contexto escolar, a promoção dessas competĂȘncias tĂȘm sido cada vez mais incentivada como forma de auxiliar o desenvolvimento integral dos alunos. Este estudo objetiva comparar competĂȘncias socioemocionais de alunos brasileiros e portugueses. Participaram do estudo 165 alunos brasileiros, 44.2 % meninos e 55.8% meninas e 162 alunos portugueses, 55.6% rapazes e 44.4% raparigas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15.65; DP=.98). Para medir as competĂȘncias socioemocionais no contexto escolar foi utilizado o SENNA, instrumento brasileiro organizado com base no modelo Big Five. O SENNA avalia as dimensĂ”es: (a) conscienciosidade, relativo a atitudes de responsabilidade; (b) abertura a novas experiĂȘncias, referente Ă  curiosidade; (c) amabilidade, que inclui comporta - mentos de cooperação; (d) estabilidade emocional, ou capacidade de autocontrole; e (e) extroversĂŁo, relativa a sociabilidade. O instrumento foi aplicado em sala de aula por psicĂłlogas, no contexto brasileiro e no contexto portuguĂȘs. Foi realizado um teste t para amostras independentes para verificar possĂ­veis diferenças de mĂ©dias entre os grupos. Os resultados indicam que os brasileiros apresentam maior conscienciosidade [t(325)=-2.396; p=.017] e que os portugueses apresentam maior estabilidade emocional [t(325)=2.984; p=.003]. Esses resultados sugerem que os alunos brasileiros parecem ser mais responsĂĄveis, organizados e centrados nas tarefas escolares do que os alunos portugueses, por outro lado, os alunos portugueses

Description

Keywords

CompetĂȘncias socioemocionais Estudantes AdolescĂȘncia

Citation

In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (95-102). Lisboa: EdiçÔes ISPA.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

EdiçÔes ISPA