Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Círculo de cultura como espaço de fomento ao cuidado em saúde: uma experiência com adolescentes no interior de Pernambuco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 85-94.pdf93.81 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A abordagem de ensino do Círculo de Cultura de Paulo Freire como estratégia para prevenção à saúde por meio do encontro dialógico, contribui para a transformação do sujeito e da sua realidade. E cria, por meio da práxis de Educação em Saúde, a possibilidade de produção e ressignificação de saberes individuais e coletivos de responsabilidades e de direito sobre os cuidados em Saúde. Nesse sentido, temos por objetivo. Apresentar a experiência de pesquisa e intervenção na realidade sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e do HIV/aids com adolescentes. Trata-se de um relato de experiência, do projeto de extensão HIV/IST: uma abordagem preventiva, desenvolvido por os acadêmicos do Curso de Enfermagem, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, cujos sujeitos participes foram adolescentes da rede pública do Município de Pesqueira – Pernambuco/Brasil, e vem sendo desenvolvido há três anos. A metodologia utilizada foi o círculo de cultura, escolhida por permitir que os participantes, socialmente inseridos no mundo cultural, expressassem sua opinião e compreensões sobre o tema proposto (IST’s e o HIV/aids), de modo a perceber a importância das formas de prevenção do ser saudável. Os círculos de cultura possibilitaram um diálogo com os adolescentes, no qual tiveram a oportunidade de expressasse seus saberes e leituras de mundo sobre o tema em diálogo, constituindo-se em um momento muito rico de troca de conhecimento, participação ativa entre os sujeitos e os mediadores dos círculos, possibilitando uma reflexão sobre a realidade a que estão vulneráveis. Os adolescentes perceberam a importância da transformação da realidade bem como da mudança do comportamento para hábitos saudáveis e atitude positiva. A experiência apontou que precisamos (re)inventar as ações educativas, de modo que estimulem o diálogo que possibilite a consciência e transformação do mundo e das realidades dos sujeitos, bem como dos riscos em Saúde a que estão vulneráveis.

Description

Keywords

Círculo de cultura Promoção da saúde Adolescência HIV

Citation

In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (85-94). Lisboa: Edições ISPA.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições ISPA