Browsing by resource type "working paper"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Anomalies to Markowitz’s hypothesis and a prospect-theoretical interpretationPublication . Scholten, Marc; Read, DanielMarkowitz hypothesized a fourfold pattern of risk preferences, with risk aversion for large gains and small losses, but risk seeking for small gains and large losses. We test his hypothesis, and obtain two major results. One is the dispersion effect: A majority exhibits risk seeking and risk aversion for small and large gains, but disperses into five preference groups for small and large losses. There are the „Markowitzians‟ (risk aversion and risk seeking), the „non-Markowitzians‟ (risk seeking and risk aversion), the „Cautious‟ (global risk aversion), the „Audacious‟ (global risk seeking), and the „Wavering‟ (who exhibit no definite preference pattern). The other result is the migration effect: The composition of the preference groups changes across risk levels. More specifically, when going from high to moderate risk levels, the shares of the Markowitzians and the Cautious fall while the shares of the Audacious and the non-Markowitzians rise. We show that, if prospect theory accommodates the dispersion effect by allowing for heterogeneity in the elasticity of the value function and the elevation of the probability-weighing function, it correctly predicts the migration effect.
- Beyond discounting : The tradeoff model of intertemporal choicePublication . Scholten, Marc; Read, DanielResearch on intertemporal judgments and choices between a smaller-sooner and a larger-later outcome has revealed many anomalies to the discounted-utility model. Attempts to account for these anomalies within the discounting paradigm have resulted in convoluted and psychologically opaque models. We therefore develop a new model of intertemporal choice, the tradeoff model, in which choice results from a tradeoff between the perceived time difference (interval) and the perceived outcome difference (compensation). This model is both more parsimonious and more intuitive than any rival discounting model of comparable scope. Moreover, it accurately describes archival data as well as data from a new experiment.
- A colaboração de bibliotecários em projetos de investigação em saúde e os desafios do mundo digital: uma revisão da literaturaPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria Manuel
- Estrutura fatorial da versão portuguesa da relationship flourishing scalePublication . Alves, Micaela A.; Alves, Rita G.; Jesus, Saúl; Gouveia, Maria João
- Literacia da informação no combate às fake news: desafios e estratégias formativas no ensino superiorPublication . Antunes, Maria Da Luz; Sanches, Tatiana; Lopes, CarlosIntrodução: Os problemas com a verdade e a falácia na Internet têm vindo a evidenciar-se, tornando-se num mar de navegação perigosa devido à quantidade de falsas verdades, desinformação, informação enganosa ou errónea – um conjunto de conceitos agregados no que é mais conhecido por fake news. O presente estudo argumenta que é necessário recentrar as preocupações com a informação no elemento humano, desenvolvendo intervenções educativas para alterar esta realidade, consciencializando e formando os utilizadores da informação. Especificamente para o combate às fake news, as instituições de ensino superior devem capacitar a sua comunidade para uma navegação segura na Internet, ensinando-a a filtrar os conteúdos que irão utilizar, colocar e disponibilizar para outrem. Estudantes, professores e investigadores devem saber qual a informação de que necessitam, conseguir identificar o que procuram, reconhecer as condições sob as quais a informação pode ser reutilizada de forma ética, assim como o destino que terá, e distinguir entre conhecimento, opinião e comentário. O objetivo do presente estudo é o de conhecer a atuação dos profissionais da informação no combate às fake news, através da análise das estratégias em competências de literacia da informação em contexto académico. Método: Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science, associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados: A Web of Science apresenta um total de 41 resultados e a Scopus de 22 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetos oriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profissionais da informação do mesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news. Discussão: A literatura refere que o fator educacional deve necessariamente ser ponderado: a formação de utilizadores motivados para o conhecimento é que lhes permite distinguir a veracidade do que se afirma e identificar qual o cenário para a produção de mais conhecimento. As pessoas melhor preparadas correspondem a indivíduos que assumem como insuficiente a informação disponibilizada pela Internet. As bibliotecas do ensino superior assumem-se como importantes núcleos neste processo: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confiáveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior e pelos profissionais da informação para um eficaz combate às fake news, em especial no contexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, mas a informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode não ultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.