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- Programa criação em liberdade: A arte a mediar o ensino e aprendizagemPublication . Brás, Sofia Alexandra Silvestre Costa; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA dissertação analisa o impacto do Programa Cultural de um Agrupamento de escolas, especificamente na disciplina “Complemento à Educação Artística” (CEA), na motivação dos alunos para a aprendizagem. Com uma amostra de 46 alunos dos 5º e 6º anos, de idades entre 10 e 13 anos, o estudo examina a influência da arte no envolvimento e compreensão dos estudantes. Utilizou-se uma metodologia mista: qualitativa, com entrevistas em grupo focal e individual com a coordenadora, e quantitativa, com questionários em escala Likert de 6 pontos para medir variáveis como Interesse, Competência e Escolha Percebida. Os resultados revelam que a disciplina CEA despertou interesse adicional pela arte em 21,7% dos estudantes, além de fomentar competências criativas. No entanto, alguns alunos manifestaram indiferença ou desejo de maior liberdade criativa. A análise estatística demonstrou estabilidade nas perceções dos estudantes sobre a disciplina, sem diferenças significativas entre género ou ano escolar, exceto na variável Escolha Percebida. A principal conclusão destaca o potencial do programa para enriquecer a experiência educativa através da arte, promovendo motivação e reflexão crítica.
- Perceções de professores do 1ºciclo e de pais imigrantes relativas ao envolvimento parentalPublication . Malagueiro, Filipa Alexandra Rodrigues; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente estudo, de carácter qualitativo, pretendeu compreender as perceções de professores do 1º ciclo e de pais imigrantes com filhos em idade escolar, no que diz respeito ao envolvimento e participação destes pais na educação dos seus filhos. Nesse sentido, a recolha de dados ocorreu através de entrevistas a 14 professores do 1º ciclo, de dois agrupamentos da região de Lisboa que recebiam crianças imigrantes, e por questionários a 8 pais imigrantes com filhos nessas mesmas escolas. Estes foram questionados sobre a relação escola-família, o envolvimento parental, as estratégias e recursos utilizados, e dificuldades sentidas. Através da análise de dados qualitativos, verificou-se que existiam alguns constrangimentos para a participação e havia um grande foco na comunicação. A barreira linguística e cultural foi referida como um dos principais constrangimentos ao envolvimento parental, impactando a comunicação, compreensão das informações e o estabelecimento da relação escola-família. Também se constatou que as escolas não tinham recursos adequados para integrar estas famílias e existia a necessidade da utilização de estratégias mais diferenciadas, sendo que as estratégias que os professores utilizavam estavam relacionadas com a comunicação (e.g., tradução e falar em inglês). Nas considerações finais, foram incluídas as limitações encontradas ao longo do estudo e as recomendações para estudos futuros.
- Culpa no luto: O papel do evitamento experiencial e da ruminaçãoPublication . Alves, Maria Inês Figueira; Neto, David DiasEnquadramento: Os sentimentos de culpa desempenham um papel importante no debate científico sobre o luto normativo e patológico enquanto uma reação inerente ao processo luto. Por outro lado, o evitamento experiencial e a ruminação estão associados a complicações durante o luto, assumindo uma função essencial na explicação do desenvolvimento e manutenção de sintomas do luto patológico. Assim, é necessário compreender de que forma a culpa pode traduzir-se num processo luto patológico, através da interação destes mecanismos. Objetivo: A presente investigação avaliou o impacto dos sentimentos de culpa na população enlutada, analisando o efeito mediador do evitamento experiencial e da ruminação nesta relação. Método: 690 participantes (55 homens e 635 mulheres) que vivenciaram a perda de um ente querido aceitaram participar no estudo. Foram realizadas análises de mediação com as seguintes variáveis: sentimentos de culpa, o evitamento experiencial e a ruminação e luto. Resultados: Os resultados indicam um efeito indireto significativo do evitamento experiencial e da ruminação (à exceção da subescala reações e contrafactual) na relação entre os sentimentos de culpa no luto, assim como um efeito direto entre a culpa e o luto. Conclusão: O recurso a mecanismos de evitamento experiencial e de ruminação perante a presença de sentimentos de culpa no luto interferem com integração da perda, contribuindo para a sua versão patológica. Assim, sugere-se a importância de planear intervenções que auxiliem a construção de novos significados dentro do sistema de valores e crenças do enlutado, a fim de contribuir para uma adaptação saudável durante este período.
- Religiosidade, regulação emocional e sintomatologia depressiva no póspartoPublication . Ribeiro, Ana Catarina Gonçalves; Brandão, TâniaA depressão pós-parto (DPP) é uma condição prevalente, afetando entre 10% a 20% das mulheres, distinguindo-se dos "baby blues" pela sua gravidade e duração prolongada. A DPP compromete a capacidade da mãe de cuidar de si própria e do recém-nascido, podendo também ter um impacto negativo no desenvolvimento infantil (O'Hara & McCabe, 2013; Tainaka et al., 2022). A etiologia da DPP envolve uma interação complexa de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Neste estudo explora-se o papel da religiosidade, da regulação emocional e do apoio social. Mais especificamente, procurou-se avaliar: (1) se existe uma relação direta entre a religiosidade e a DPP; e (2) se a regulação emocional e o apoio social mediam essa relação. Elaborou-se um estudo transversal com uma amostra de 160 mulheres no período pós-parto, com um intervalo de 1 a 12 meses após o nascimento. Utilizou-se um questionário composto por escalas que avaliam a religiosidade, a regulação emocional, o apoio social e os sintomas de depressão pós-parto. Os resultados não evidenciaram uma correlação significativa entre religiosidade e DPP. No entanto, verificou-se que tanto o apoio social como a regulação emocional estavam significativamente associados aos sintomas de DPP. Adicionalmente, constatou-se que o apoio social funcionou como mediador significativo na relação entre a religiosidade intrínseca e a DPP, sugerindo que a religiosidade pode potenciar a perceção de apoio social, contribuindo para a redução dos sintomas de DPP
- Perspetiva da mulher sobre a qualidade de vida do casal com endometriose: Papel da satisfação sexual e do suporte socialPublication . Caçoete, Noa; Pereira, AnaAs invasões biológicas são um fenómeno global que tem vindo a aumentar exponencialmente, sendo uma das principais causas da mudança global. As anémonasdo-mar são consideradas potencialmente invasoras devido às suas características adaptativas. Nativa da costa do Pacífico, Phymactis papillosa (Lesson, 1830) foi recentemente introduzida em Portugal, onde está a proliferar ao longo da costa, possivelmente como uma espécie invasora. É crucial estudar as áreas que esta espécie pode colonizar, analisando a sua tolerância a fatores físico-químicos da água, como temperatura e salinidade, para o que experiências de mesocosmos são particularmente úteis. O objetivo principal deste estudo foi avaliar de que forma a temperatura e a salinidade da água influenciam a sobrevivência de P. papillosa, estimando o seu potencial de invasão. Em experiências de mesocosmos, indivíduos dos morfotipos vermelho e verde foram expostos a combinações de temperaturas da água (31ºC, 27ºC, 23ºC, 19ºC, 15ºC) e salinidades (38 psu, 35 psu, 32 psu). Após duas semanas, a taxa de sobrevivência foi avaliada, tendo sido realizadas três réplicas desta experiência. Os resultados mostraram que a temperatura teve um efeito significativo na sobrevivência das anémonas, com a temperatura extrema de 31ºC a comprometer a sua sobrevivência. Por outro lado, a salinidade não teve um efeito significativo. Além disso, concluiu-se que a taxa de sobrevivência não depende do morfotipo da anémona estudada.
- Envolvimento e participação das famílias no processo educativo – perceções e práticas de professores de 1º ciclo do ensino básicoPublication . Gamboa, Beatriz Alexandra Mercier; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA aproximação entre escola e família e o envolvimento parental podem trazer benefícios para alunos, professores, escolas e famílias. Diversos fatores podem inibir ou facilitar esta participação das famílias, nomeadamente variáveis ligadas aos professores, como as suas características, crenças e práticas. O objetivo deste estudo foi estudar o envolvimento parental na educação, especialmente as práticas adotadas pelos professores, as suas crenças e perceções ao nível deste envolvimento. Este trabalho usou uma abordagem quantitativa. Participaram 487 professores de 1º CEB de diferentes regiões do país. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que, integrava dados sociodemográficos, as suas conceções sobre os benefícios e dois instrumentos distintos: autoeficácia para o envolvimento; e práticas de envolvimento parental. Estes mostraram boas caraterísticas psicométricas. A análise dos resultados permitiu perceber que os participantes tinham crenças de autoeficácia bastante positivas e que diferentes tipos de práticas (casa, escola, comunicação) eram referidos como sendo desenvolvidas com frequências variadas. Percebeu-se que os participantes identificaram diferentes benefícios decorrentes do envolvimento parental, com maior referência a benefícios para os alunos. Constatou-se que a autoeficácia surgiu positivamente correlacionada com as diferentes práticas de envolvimento. Através de três análises de regressão, uma para cada tipo de práticas, integrando três blocos de variáveis explicativas, foi possível concluir sobre o efeito diferenciado destas variáveis nas práticas. Estes resultados evidenciaram a complexidade de variáveis envolvidas na promoção da participação das famílias e serão discutidos face aos referenciais teóricos que sustentaram este estudo.