Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programa criação em liberdade: A arte a mediar o ensino e aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27279.pdf4.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A dissertação analisa o impacto do Programa Cultural de um Agrupamento de escolas, especificamente na disciplina “Complemento à Educação Artística” (CEA), na motivação dos alunos para a aprendizagem. Com uma amostra de 46 alunos dos 5º e 6º anos, de idades entre 10 e 13 anos, o estudo examina a influência da arte no envolvimento e compreensão dos estudantes. Utilizou-se uma metodologia mista: qualitativa, com entrevistas em grupo focal e individual com a coordenadora, e quantitativa, com questionários em escala Likert de 6 pontos para medir variáveis como Interesse, Competência e Escolha Percebida. Os resultados revelam que a disciplina CEA despertou interesse adicional pela arte em 21,7% dos estudantes, além de fomentar competências criativas. No entanto, alguns alunos manifestaram indiferença ou desejo de maior liberdade criativa. A análise estatística demonstrou estabilidade nas perceções dos estudantes sobre a disciplina, sem diferenças significativas entre género ou ano escolar, exceto na variável Escolha Percebida. A principal conclusão destaca o potencial do programa para enriquecer a experiência educativa através da arte, promovendo motivação e reflexão crítica.
ABSTRACT: The dissertation examines the impact of the Cultural Program of a School Cluster, specifically within the “Art Education Complement” (CEA) course, on student motivation for learning. With a sample of 46 students in the 5th and 6th grades, ages ranging from 10 to 13, the study investigates the influence of art on student engagement and understanding. A mixed methodology was used: qualitative, with focus group interviews and an individual interview with the program coordinator, and quantitative, with Likert-scale questionnaires (6 points) to measure variables such as Interest, Competence, and Perceived Choice. The results show that the CEA course generated additional interest in art for 21.7% of the students and fostered creative skills. However, some students expressed indifference or a desire for greater creative freedom. Statistical analysis revealed consistency in students’ perceptions of the course, with no significant differences between gender or grade level, except for the variable Perceived Choice. The main conclusion underscores the program’s potential to enrich educational experiences through art, promoting motivation and critical reflection.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional

Keywords

Motivação Educação Artística Envolvimento escolar CEA Programa cultural. Motivation Art Education School engagement CEA Cultural program

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue