Browsing by Issue Date, starting with "2024-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Transição do Jardim de Infância para o 1.º CicloPublication . Mata, Lourdes; Fernandes, Carla; Martins, Catarina ChambelEste volume foca a Transição do jardim de infância para o 1.º ciclo do ensino básico. Integra três textos diferentes que se complementam num olhar sobre o processo de transição: o conceito, o papel e desafios que se colocam aos profissionais e a transposição para a prática no quotidiano dos contextos educativos. Nesse sentido, o primeiro texto procura clarificar o conceito de transição, distinguindo-o de perspetivas associadas à prontidão, e enquadrando-o em referenciais sistémicos. O segundo texto faz uma reflexão aprofundada sobre o papel das escolas e dos profissionais no processo de transição, realçando a importância das parcerias e de uma intencionalidade clara de planificação e implementação de ações. O terceiro texto visa a transposição para a prática e apresenta um conjunto de materiais e estratégias de inspiração para profissionais, sendo estes flexíveis e passíveis de serem ajustados a cada contexto e às intenções de cada educador/a de infância.
- Literacia da informação e inteligência artificial no ensino superiorPublication . Lopes, Carlos; ML, Antunes; Sanches, TatianaEsta comunicação baseia-se na exploração da interseção entre IA e LI, oferecendo insights sobre o cenário em evolução no Ensino Superior. Sintetiza de forma descritiva a literatura existente, propõe estratégias pedagógicas para integrar a literacia em IA com a LI e fornece orientação para os profissionais da informação navegarem pelas complexidades dos processos de ensino e aprendizagem orientados pela IA. Ao abordar o potencial transformador da IA e ao mesmo tempo enfatizar a importância de promover competências de pensamento crítico e consciência ética, esta comunicação contribui para avançar a compreensão no campo e promover a tomada de decisões informadas num ambiente académico cada vez mais digital.
- Envelhecimento e ajustamento psicossocial de pessoas heterossexuais, homossexuais e bissexuais no contexto português: estigma, saúde e resiliênciaPublication . Gonçalves, José Alberto Ribeiro; Leal, Isabel; Costa, Pedro Alexandre Nunes daO envelhecimento demográfico destaca-se como uma realidade cada vez mais acentuada e com implicações multifatoriais na vida diária das populações. Em particular, o ajustamento psicossocial tem um papel proeminente no processo de envelhecimento ativo e saudável. Contudo, as pessoas seniores Lésbicas, Gays e Bissexuais (LGB) têm desafios psicossociais e de saúde extraordinários aos apresentados às restantes pessoas seniores. Este trabalho teve como principal objetivo avaliar o processo de ajustamento psicossocial das pessoas seniores LGB e o seu impacto em diversos indicadores de saúde mental e bem-estar. Desenvolveu-se um estudo com uma abordagem metodológica mista e transversal, com duas amostras independentes, 648 seniores cisgénero – 368 heterossexuais e 280 LGB - participaram na fase quantitativa através de questionários online e 23 seniores gays e bissexuais participaram na fase qualitativa através de entrevistas individuais. Como outputs principais obtiveram-se um capítulo teórico (capítulo 2) e seis empíricos (capítulos 3-8). Os principais resultados destacam: (1) uma relação negativa e direta entre estigma sexual e os indicadores de saúde mental das pessoas seniores LGB; (2) a existência de duplo estigma (sexual e etário) entre seniores LGB portugueses e a sua importante relação com piores estados de saúde; (3) o duplo impacto negativo da solidão e do idadismo na saúde mental das pessoas seniores heterossexuais e o destacado papel mediador da resiliência nessa relação; (4) a existência de efeitos negativos dos fatores de stress psicossocial na saúde mental das pessoas seniores LGB e heterossexuais para além dos efeitos dos fatores protetores psicossociais; (5) piores níveis nos fatores stressores em seniores LGB e, simultaneamente, melhores níveis nos fatores protetores em seniores heterossexuais; (6) a construção da identidade sexual em seniores LGB portugueses marcada por um contexto psicossocial particularmente violento e estigmatizante; (7) a influencia saliente do contexto psicossocial e da construção identitária na vivência das relações amorosas mais prejudicadas nas pessoas seniores LGB; e (8) a capacidade de ajustamento psicossocial e obtenção de bem-estar em seniores LGB em situações de risco extraordinário (contexto de COVID-19). Estes resultados destacam os efeitos deletérios que o stress minoritário pode ter na saúde, no bem-estar e no ajustamento psicossocial das pessoas seniores LGB, adquirindo um efeito cumulativo de estigmatização ao longo do ciclo de vida e com uma natureza multifatorial – nomeadamente histórica, social, relacional e pessoal. Efeitos estes que refletem-se também em baixos níveis de fatores protetores e elevados níveis de fatores stressores em comparação com seniores heterossexuais. Contudo, revelam também a capacidade excecional de resiliência nas pessoas seniores LGB perante a adversidade ao longo da vida que, apesar de alguns custos psicossociais e de saúde, conseguiram desenvolver competências de gestão de estigma e promoção de bem-estar. Este estudo salienta a importância de futuras intervenções psicossociais e comunitárias que foquem o contexto social comum como um dos fatores de promoção de segurança e envelhecimento saudável em seniores LGB.