Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Transição do Jardim de Infância para o 1.º Ciclo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este volume foca a Transição do jardim de infância para o 1.º ciclo do ensino básico. Integra três textos diferentes que se complementam num olhar sobre o processo de transição: o conceito, o papel e desafios que se colocam aos profissionais e a transposição para a prática no quotidiano dos contextos educativos. Nesse sentido, o primeiro texto procura clarificar o conceito de transição, distinguindo-o de perspetivas associadas à prontidão, e enquadrando-o em referenciais sistémicos. O segundo texto faz uma reflexão aprofundada sobre o papel das escolas e dos profissionais no processo de transição, realçando a importância das parcerias e de uma intencionalidade clara de planificação e implementação de ações. O terceiro texto visa a transposição para a prática e apresenta um conjunto de materiais e estratégias de inspiração para profissionais, sendo estes flexíveis e passíveis de serem ajustados a cada contexto e às intenções de cada educador/a de infância.

Description

Keywords

Transição educativa Modelo ecológico Práticas de transição Educação Pré-Escolar Escola

Citation

Mata, L. (Coord.). (2024). Transição do Jardim de Infância para o 1.º Ciclo. Edições ISPA.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições ISPA

CC License