Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A systematic review and meta-analysis on the role of psychological support in treatments with psilocybinPublication . Bessa, Bárbara de Sá; Ferreira, Carolina Seybert do Amaral PintoIntrodução: Após o ressurgimento da investigação da psilocibina, os ensaios clínicos têm apresentado resultados promissores relativamente ao efeito terapêutico deste composto nas perturbações relacionadas com a depressão. Embora tenha sido dada uma atenção considerável ao set e setting, nenhum estudo testou empiricamente o papel do apoio psicológico no aumento dos resultados clínicos positivos. Objetivo: O propósito deste estudo é realizar uma revisão sistemática e uma meta-análise para compreender se a psilocibina com intervenção psicológica é clinicamente eficaz e também avaliar como as variáveis da intervenção psicológica influenciam o efeito. Métodos: A estratégia de pesquisa e seleção foi concebida de acordo com as normas PRISMA. Foram utilizadas seis bases de dados e a lista final de artigos foi submetida a um processo de seleção independente do título, depois do resumo e, por fim, do texto integral. Foi concebido um modelo de extração de dados. A subsequente extração foi realizada por dois avaliadores independentes. Resultados: A revisão sistemática produziu um total de oito estudos no grupo dos estudos controlados randomizados e 10 estudos no grupo de ensaios clínicos. Ambas as meta-análises indicaram tamanhos de efeito significativos (p<0.001) e considerado grande. Para testar possíveis moderadores, foram efetuadas meta-regressões, mas não se obtiveram resultados significativos. Foram também efetuadas análises de subgrupos para explorar potenciais fontes de modificação do efeito. Discussão: Os tratamentos com psilocibina com apoio psicológico são clinicamente eficazes no tratamento de perturbações relacionadas com a depressão. O número de estudos foi insuficiente para fornecer resultados conclusivos sobre as variáveis da intervenção psicológica.
- Dance behind bars - Dança e terapia gestalt numa comunidade prisionalPublication . Monteiro, Cláudia Miguel Bordalo Carvalho Mendes; Gonzalez, AntónioO presente estudo tem como objetivo compreender de que formas é que o contacto com a dança e a Terapia Gestalt, têm um impacto positivo em diversas áreas do self, nas relações sociais, e de que forma é que estas influenciaram os participantes pertencentes à comunidade prisional do Estabelecimento Prisional do Linhó, no decorrer do projeto CorpoemCadeia. A amostra é composta por 5 prisioneiros do sexo masculino, do EP do Linhó, com idades compreendidas entre os 20 e os 42 anos. Esta investigação consiste numa recolha de dados qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de documentar as reflexões finais relativas à participação neste projeto e, sustentar as evidências de que os projetos artísticos em contexto prisional têm um impacto positivo nos seus participantes.
- Caracterização dos níveis de psicopatia e agressividade em meio prisional: diferentes níveis de violênciaPublication . Simões, Marta Rita Real Caldas; Rodrigues, Andreia Luísa Gonçalves Teixeira CastroProblema: A psicopatia e a agressividade apresentam-se como dois construtos fundamentais quando se fala em criminalidade violenta e grave. No entanto, o nível de violência dos diferentes crimes ainda é pouco claro no meio científico, assim como, como é que a sua relação se expressa com níveis de psicopatia e agressividade. Objetivo: O objetivo principal deste estudo quantitativo é compreender as diferenças nos níveis de psicopatia e agressividade em diferentes tipos de crime em Portugal, no meio prisional. Método: A recolha de dados foi realizada em 7 estabelecimentos prisionais masculinos. A amostra é constituída por 188 participantes, a cumprir pena de prisão efetiva pelo crime de Furto, Roubo ou Homicídio. O protocolo de instrumentos de avaliação continha 2 escalas (Levenson Self-Report Psychopathy Scale - LSRP-VP e Questionário de Agressividade - QA) e um questionário sociodemográfico. Resultados: Todos os fatores de psicopatia e agressividade apresentaram uma correlação estatisticamente significativa entre si. Os resultados revelaram uma relação estatística e marginalmente significativa entre os níveis da psicopatia global e os diferentes crimes, F (2, 185) = 2.91; p = 0.57. Existe também uma relação estatisticamente significativa entre os níveis de agressividade física e os diferentes crimes, F (2,185) = 3.3; p = 0.04 e entre os níveis de raiva e os diferentes crimes, F(2,185) = 3.83; p = 0.024. Por fim, a psicopatia e a agressividade não são preditores do tipo de crime, (F (2, 185) = 2.318, p = .101).
- A influência da perceção sobre a depressão e sobre os serviços de psicologia clínica na intenção de procura de ajuda psicológicaPublication . Serralha, Lígia Maria Mendes Pereira; Neto, David Manuel Dias; Sinval, JorgeIntrodução: O presente estudo testou a extensão do Modelo do Senso Comum (MSC), incluindo simultaneamente os constructos de perceção da doença e do tratamento, para avaliar a influência da perceção sobre a depressão e sobre os serviços de psicologia clínica, na intenção de procura de ajuda psicológica. O objetivo foi aumentar o conhecimento sobre a procura de ajuda na depressão. Método: Estudo com 1027 participantes residentes em Portugal, que responderam a um questionário eletrónico para recolha de informação clínica, sociodemográfica, perceção sobre a depressão (Brief IPQ), perceção sobre os serviços de psicologia clínica e intenção de procura de ajuda psicológica (BAPS). Desenvolveu-se um modelo de equações estruturais (SEM) para testar a extensão do MSC e a relação de mediação da perceção sobre os serviços de psicologia clínica na relação entre a perceção sobre a depressão e a intenção de procura de ajuda psicológica. Resultados: O modelo evidenciou boa qualidade de ajustamento, suportando a extensão do MSC, e permitiu explicar 79% da variância na intenção de procura de ajuda psicológica. Constatou-se o efeito direto da perceção sobre os serviços de psicologia clínica e o efeito indireto da perceção sobre a depressão, confirmando-se a relação de mediação da perceção sobre os serviços de psicologia clínica na relação entre a perceção sobre a depressão e a intenção de procura de ajuda psicológica. Conclusão: A perceção sobre a depressão e sobre os serviços de psicologia clínica revelaram ser bons preditores da intenção de procura de ajuda psicológica, sugerindo a importância de considerar ambos os constructos em intervenções destinadas a promover o recurso ao tratamento da depressão.