Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dance behind bars - Dança e terapia gestalt numa comunidade prisional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
26696.pdf960.58 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo compreender de que formas é que o contacto com a dança e a Terapia Gestalt, têm um impacto positivo em diversas áreas do self, nas relações sociais, e de que forma é que estas influenciaram os participantes pertencentes à comunidade prisional do Estabelecimento Prisional do Linhó, no decorrer do projeto CorpoemCadeia. A amostra é composta por 5 prisioneiros do sexo masculino, do EP do Linhó, com idades compreendidas entre os 20 e os 42 anos. Esta investigação consiste numa recolha de dados qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de documentar as reflexões finais relativas à participação neste projeto e, sustentar as evidências de que os projetos artísticos em contexto prisional têm um impacto positivo nos seus participantes.
ABSTRACT: The present study aims to comprehend in what ways engagement with dance and Gestalt therapy positively impacts various aspects of the self and social relationships, and how they influenced the participants belonging to the inmate community of EP Linhó during the CorpoemCadeia project. The sample comprises 5 male inmates from EP Linhó, aged between 20 and 42 years old. This research constitutes a qualitative data collection, using semi-structured interviews with the aim of documenting final reflections regarding the participation in this project, and substantiating the evidence that artistic projects within a prison context have a positive impact on their participants.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Dança Gestalt Prisão Qualitativo Corpo em cadeia Dance Gestalt Prison Qualitative Corpo em cadeia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue