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- University libraries fighting fake news: an analysis of the knowledge and practices of Portuguese librariansPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosThe aim of this work, based on a survey launched to the community of academic libraries in Portugal, is to describe and explain which strategies and practices are being considered and implemented given this problem, and some actions to adopt in the future by the academic libraries. New lies and camouflages emerge every day and are used to deceive the most unsuspecting, namely concerning digital identity theft, hatred, religious and racial intolerance, fraud in e-commerce transactions, cybersecurity issues, political fraud, charity, among others. Preventive behavior in the face of these risks is increasingly important and urgent.
- Os discursos de género em educaçãoPublication . Nunes, Cristina Maria Fernandes; Morgado, JoséEsta investigação teve como principal desiderato verificar se existem diferenças de discurso por parte de educadores e por parte da família em relação aos meninos e meninas, ou seja, que conceções de género são manifestadas no seio da família e na escola e que implicações tem na socialização das crianças, que frequentam o pré-escolar ou o 1º ciclo do ensino básico em Lisboa e Santarém. A construção de género é iniciada antes do nascimento de cada criança no seio da respetiva família, trata-se de uma construção social que se rege por regras criadas também pela sociedade que acolhe a criança e que estabelece diferenças entre o que é próprio para homens e para mulheres. Por seu turno, as crianças iniciam na mais tenra idade a sua própria identidade de género, que lhe permite ser aceite pelos seus pares e pela sociedade que a rodeia. Quer isto dizer que cada sociedade impõe determinados estereótipos de género e que as crianças são influenciadas e produtos destes mesmos estereótipos. Com objetivo de investigar que discursos são frequentemente utilizados por educadores e pelas famílias no que respeita ao género foi desenhada uma entrevista para os educadores e professores do pré-escolar e do 1º ciclo e ainda um inquérito para ao pais e mães com crianças destas idades. Foram entrevistados 8 educadores de infância e 22 docentes do 1º ciclo e ainda validados 641 inquéritos. Os resultados apontam que as perceções dos professores e das famílias são diferentes nos companheiros de brincadeira das crianças, mas similares no que respeita ao tipo de brincadeiras. Por seu turno encontramos representações de feminilidade e masculinidade no tipo de vestuário, calçado, acessórios, brinquedos e no material escolar escolhido ou adquirido para as crianças. Não foram percecionadas diferenças no processo de aprendizagem das meninas e dos meninos, mas foram percecionadas diferenças no comportamento em sala de aula, sendo ainda necessário continuar a investigar as diferenças nos percursos que podemos ou não relacionar com o abandono a nível escolar, uma vez que existem desigualdades de género a este nível.
- O processo de luto na separação amorosaPublication . Macedo, David Manuel dos Santos; Pereira, Maria GouveiaAs relações com o outro moldam o ser humano em todos os aspetos, bem como o término das mesmas. Explorar mais aprofundadamente a vivência da separação amorosa pode, não só, possibilitar o desenvolver de uma melhor compreensão do processo de luto na relação amorosa, como também abrir caminho para novas técnicas de apoio à pessoa que o experiencia, viabilizando um acompanhamento mais eficaz de casos deste tipo em psicoterapia. Deste modo, o objetivo principal deste estudo é compreender ao nível individual, a partir da perspetiva teórica psicanalítica, o processo de luto após uma separação amorosa significativa. Nomeadamente, verificar como foi sentido o processo da perda, as estratégias utilizadas para lidar com o luto, e identificar as principais emoções e sentimentos existentes pós separação. Para o efeito foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cinco sujeitos, entre os vinte e quatro e os trinta e quatro anos. Os resultados mostraram que todos os participantes sentiram algum tipo de pesar, tristeza ou dor, três dos cincos participantes sentiram alguma espécie de confusão, e dois dos participantes tiveram sentimentos de raiva. De destacar ainda que alguns dos participantes relatam ter cedido de mais na relação, um ceder tal, em prol da relação, que sentiram que deixaram de ser fiéis a si próprios, desviando-se consideravelmente da sua maneira de ser, ao ponto de quase não se reconhecerem, o que os levou, gradualmente, a um ponto de sofrimento e desgaste incomparável. No entanto, todos os participantes partilharam que sentiram sentimentos positivos como alívio, liberdade, maior realização, maior autoinvestimento e autoconhecimento, autossuficiência e um voltar a si próprios.
- As crenças dos professores sobre a motivação dos alunos no ambiente de sala de aula : estudo no 3º ciclo de escolas públicas brasileiras e portuguesasPublication . Silva, Rita Martins da; Peixoto, FranciscoO presente estudo investiga as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos no ambiente de sala de aula e teve como objetivo principal fazer um levantamento das crenças dos professores sobre a motivação dos alunos e relacioná-las com as perceções de clima de sala de aula e a motivação dos alunos. Este objetivo subdividiu-se em objetivos mais específicos, nomeadamente: Estudar as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos; Construir e validar um questionário sobre as crenças dos professores, acerca da motivação dos alunos; Analisar a relação entre as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos e a perceção que os alunos têm do ambiente de sala de aula; Analisar a relação entre as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos e a motivação dos alunos; Comparar as crenças dos professores brasileiros e portugueses sobre a motivação dos alunos. Atendendo ao problema que se propõe estudar e à questão de partida à qual se procura responder recorreu-se a abordagens quantitativas e qualitativas. Desta forma, através dos resultados obtidos constatou-se uma conexão entre a componente prática e a componente teórica desta investigação, onde é possível verificar que os profissionais de educação identificaram o fator “Estratégias de Ensino” como sendo uma das principais causas para a motivação do aluno em sala de aula. Concluiu-se ainda que os professores entrevistados consideraram a motivação como elemento fundamental para a aprendizagem em sala de aula e se reconheceram como maior responsável por motivar o aluno nesse contexto. Do ponto de vista da comparação entre os professores brasileiros e portugueses e das variáveis desta pesquisa, a variável “Relação professor aluno”, mostrou uma diferença, por ser considerada pelos professores brasileiros, um fator mais significativo para a motivação dos alunos no ambiente de sala de aula. Esta dimensão é, no entanto, a mais valorizada por ambos os grupos. Nas outras duas dimensões, apesar de as diferenças não serem estatisticamente significativas, verifica-se um padrão de respostas diferente entre os professores portugueses e os professores brasileiros. A análise da relação entre as crenças dos professores sobre a motivação dos alunos e a motivação destes permitiu verificar que os alunos dos professores que se atribuem mais responsabilidade pela motivação destes, apresentam tendencialmente níveis mais elevados de motivação intrínseca.
- Impacto das competências RA na percepção de valor da função de RA para o negócioPublication . Maria, Duarte Marcelo Pereira; Cesário, Francisco José SantosEste estudo tem como principal objetivo entender, na perspetiva dos colaboradores, qual o valor da função de RH para o negócio avaliado pela perceção sobre as competências dos profissionais de RH (conhecimento do negócio, expertise na área de RH, gestão da mudança e relação interpessoal). Tendo sido formulada a hipótese de que a perceção do valor da função RH para o negócio da empresa está positivamente relacionada com o reconhecimento dos grupos de competências dos profissionais da área de RH. O estudo de natureza quantitativa, apoiou-se num questionário online que obteve 547 participações e cujos resultados indicam a existência de uma relação significativamente positiva entre todos os grupos de competências estudadas e a perceção de valor da função RH para o negócio da empresa. No entanto as competências orientadas para o apoio e envolvimento em processos eficazes de mudança organizacional revelaram-se como o melhor preditor do valor da função de RH.
- Impacto das competências RA na percepção de valor da função de RA para o negócioPublication . Maria, Duarte Marcelo Pereira; Cesário, Francisco José SantosEste estudo tem como principal objetivo entender, na perspetiva dos colaboradores, qual o valor da função de RH para o negócio avaliado pela perceção sobre as competências dos profissionais de RH (conhecimento do negócio, expertise na área de RH, gestão da mudança e relação interpessoal). Tendo sido formulada a hipótese de que a perceção do valor da função RH para o negócio da empresa está positivamente relacionada com o reconhecimento dos grupos de competências dos profissionais da área de RH. O estudo de natureza quantitativa, apoiou-se num questionário online que obteve 547 participações e cujos resultados indicam a existência de uma relação significativamente positiva entre todos os grupos de competências estudadas e a percepção de valor da função RH para o negócio da empresa. No entanto as competências orientadas para o apoio e envolvimento em processos eficazes de mudança organizacional revelaram-se como o melhor preditor do valor da função de RH.