Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-05"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Prática deliberada e supervisão clínica: um estudo qualitativoPublication . Manso, Florbela Rosa Castilho Temótio; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deObjetivo: Existe ainda uma lacuna sobre o conhecimento do uso de prática deliberada em conjugação com a supervisão clínica. Este estudo tem como objectivo analisar qualitativamente a experiência de um grupo de psicoterapeutas que realizaram prática deliberada e supervisão clínica em conjunto. Método: Estudo qualitativo, tendo sido realizadas entrevistas em profundidade, com seis psicoterapeutas em formação. As entrevistas foram analisadas seguindo os critérios do método fenomenológico (Giorgi e Sousa, 2010). Resultados: Este estudo permitiu evidenciar que a prática deliberada e a supervisão, foram um desafio, exigiram um esforço pessoal, uma tomada de consciência dos pontos fortes e onde havia mais dificuldades, permitindo um desenvolvimento reflexivo, com feedback corretivos, tendo em vista um plano específico de melhoria da prática, permitindo integrar progressivamente habilidades relacionais e técnicas. Conclusão: A investigação sobre a prática deliberada é uma área pouco explorada em psicoterapia. Este estudo oferece um importante contributo no sentido de corroborar investigações prévias, acrescentar mais dados à literatura existente e articular os conhecimentos teóricos com a prática clínica existencial. A prática deliberada foi valorizada enquanto experiência importante que permitiu um melhor desempenho e maior objetividade na intervenção clínica.
- Os diferentes perfis comportamentais e psicossociais de jovens adultos com elevados níveis de traços psicopáticosPublication . Galão, Márcia Alexandra Guinote; Pereira, Miguel BastoA psicopatia tem sido descrita ao longo do tempo como um construto unitário e indivíduos com traços de psicopatia tendem a ser colocados numa única categoria, assumindo-se que são semelhantes na sua apresentação clínica e características. Porém, existe evidência de que existem diferentes perfis psicopáticos. A presente investigação tem como objetivos: 1) A identificação e comparação de características psicológicas, sociais e comportamentais específicas de indivíduos com elevados traços de psicopatia; e 2) A análise dos diferentes perfis psicológicos, sociais e comportamentais em jovens adultos da comunidade com elevados traços de psicopatia. A amostra é composta por 618 jovens adultos da comunidade com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos. Do total de participantes, salienta-se a subamostra de 25% dos participantes (n = 159) com a pontuação global mais elevada de traços psicopáticos. Os sujeitos foram avaliados com recurso ao Inventário de Traços Psicopáticos em Adolescentes (versão breve) e à Escala da Depressão, Ansiedade e Stress. Através de uma análise de clusters, foram identificadas 3 tipologias de perfis de sujeitos com elevados traços de psicopatia. Esses perfis foram analisados e comparados entre si, sendo seguidamente nomeados como Cluster 1: Impulsivo-Irresponsável com Problemas de Saúde Mental; Cluster 2: Impulsivo-Irresponsável; e Cluster 3: Manipulador-Controlado. Os resultados deste estudo sugerem que características, combinações de traços e sintomas de saúde mental distintos se associam a diferentes tipos de perfis psicopáticos. Recomendações clínicas, políticas e sociais, bem como investigações futuras são abordadas.
- Relações entre as expectativas dos professores, o autoconceito, a motivação e os resultados escolares em alunos no 5º ano de escolaridadePublication . Capacete, Patrícia Marriço; Peixoto, FranciscoO presente estudo teve como objectivo compreender as relações existentes entre as expectativas dos professores e o autoconceito, a motivação e os resultados escolares dos seus alunos. Mais concretamente, procurou-se compreender: se existiam diferenças nos níveis de expectativas dos professores e se essas diferenças influenciam os níveis de motivação dos alunos; se as relações existentes entre as expectativas dos professores e os resultados escolares poderiam ser mediadas pelo autoconceito dos alunos; e se existiam diferenças significativas na magnitude das correlações entre as expectativas dos professores e os resultados dos alunos nas disciplinas de português e de matemática. Participaram no estudo 294 estudantes do 5º ano de escolaridade e 28 professores, das duas disciplinas, de escolas da rede pública do distrito de Lisboa. Para avaliar cada uma das variáveis utilizaram-se dois instrumentos: o Inventário de Motivação Intrínseca adaptado para a Matemática e para o Português e a Escala de Avaliação das Expectativas do Professor, desenvolvida para a presente investigação. Foram ainda recolhidas as notas finais do 1º e 3º períodos, nas duas disciplinas. Os resultados obtidos mostraram que a variável expectativas dos professores se encontra positiva e significativamente relacionada com a motivação, o autoconceito e os resultados escolares dos estudantes; que não existem diferenças entre os níveis de motivação de acordo com a variação das expectativas dos professores; que a relação entre as expectativas e os resultados escolares pode ser mediada pelo autoconceito; e que existem diferenças significativas na magnitude das correlações entre as expectativas dos professores e os resultados dos estudantes nas duas disciplinas (Matemática e Português).
- Perceções de justiça, reputação em contexto escolar e comportamentos de desvio na adolescênciaPublication . Nave, Vanda Marília Pais; Peixoto, FranciscoEste trabalho teve como objetivo verificar se existe relação entre as perceções de justiça dos adolescentes relativamente aos seus professores, a perceção que os adolescentes têm da sua reputação junto dos seus professores, bem como a importância atribuída a essa e o envolvimento dos adolescentes em comportamentos desviantes. Para a realização deste trabalho foram considerados os seguintes argumentos de: 1) Três modelos relacionais de justiça (Lind & Tyler, 1988; Tyler & Lind, 1992; Tyler & Blader, 2003). 2) A teoria da delinquência juvenil (Emler & Reicher, 1995). 3) Teoria de gestão de reputação (Emler e Reicher, 1995; Carroll et. al., 2004). É um estudo correlacional, que utiliza uma metodologia quantitativa e os dados foram recolhidos em cinco escolas da cidade da Covilhã. Participaram 314 adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. Os resultados obtidos vão de encontro às hipóteses colocadas, sendo todas corroboradas, verificando-se assim que quanto mais os adolescentes percecionam os seus professores como justos ao nível dos aspetos procedimentais e relacionais mais consideram que a sua reputação junto dos professores positiva. Então menor o seu envolvimento em comportamentos de desvio. E quanto mais os adolescentes se sentem tratados com justiça pelos professores, maior a importância que atribuem em manter uma reputação positiva com os professores. Por sua vez, quanto maior a importância atribuída a ter uma reputação positiva, menor o envolvimento em comportamentos desviantes.
- Smartphone inteligente, utilizador dependente : relações entre o uso excessivo da internet e das redes sociais, a solidão e o desempenho académicoPublication . Lopo, Inês Freire Febrero; Santos, António JoséA presente investigação trata de averiguar a relação entre o excessivo uso da internet, com especial enfoque nas redes sociais, com a solidão e o desempenho académico. Tem como objetivo compreender o impacto do uso problemático da internet e das redes sociais na solidão e no desempenho académico, bem como o impacto da solidão no uso excessivo da internet e das redes sociais. O uso problemático da internet é ainda hoje inconclusivo o que demonstra a pertinência do tema e do quão importante é contribuir para o conhecimento científico na área. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com design correlacional, abrangendo uma amostra de 551 participantes de diversas associações de estudantes do ensino superior. Concluiu-se nesta investigação que existe uma relação entre o uso excessivo da internet e das redes sociais com a solidão, bem como existe relação entre a solidão e o desempenho académico.
- Impacto psicossocial da negligência física e emocional: diferenças entre a negligência física e a negligência emocionalPublication . Silva, Inês Margarida Lusquiños; Pereira, Miguel BastoA negligência infantil tem um impacto grave no desenvolvimento psicológico e social do sujeito, no entanto não se sabe quais as diferenças do impacto da negligência emocional e da negligência física. A presente investigação teve como questão de investigação: qual a relação entre diferentes formas de negligência na infância e adolescência e o ajustamento psicossocial no início da idade adulta. Para a qual ser respondida elaboraram-se quatro hipóteses de estudo, referentes a cada dimensão avaliada. A amostra deste estudo é composta por 617 jovens adultos da comunidade, com idades entre os 18 e os 20 anos, que preencheram a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress, Escala Versatilidade do Comportamento Desviante e Questionário de Experiências de Adversidade na Infância. Noventa e seis jovens foram identificados com tendo sido vítimas de negligência infantil. Os resultados sugerem que a negligência emocional está mais fortemente associada a problemas de saúde mental e comportamento desviante, quando comparado com a que a negligência física. Sugerem também que os participantes que sofreram negligência, reprovam mais vezes em anos escolares. Os nossos resultados sugerem que é crucial continuar a investigar o impacto psicossocial da negligência, e simultaneamente, fazer a distinção entre as consequências dos diferentes tipo de negligência, o que raramente tem acontecido na literatura. Implicações para a literatura e para a prática clínica são sugeridas.
- Factores psicossociais mediadores ou moderadores da relação entre o engagement e satisfação com a carreira? Uma amostra com pilotosPublication . Costa, Sara Cristina Carvalho Gaspar Lemos da; Ribeiro, Rui BártoloO presente estudo tem como principal objectivo perceber se os factores psicossociais apresentam um efeito mediador ou moderador na relação entre o engagement e a satisfação com a carreira dos pilotos de linha aérea. A amostra é constituída por 265 participantes, maioritariamente de uma companhia áerea portuguesa, com uma média de 18 anos na função. De forma a medir o engagement foi utilizada a Escala de Engagement de Ultrecht – UWES 9; os factores psicossociais foram avaliados através da COPSOQ II; e a satisfação com a carreira através do Questionário de Satisfação com a Carreira. Os resultados demonstraram que o engagement tem uma associação significativa e positiva com a satisfação com a carreira, pelo que quanto mais elevados os níveis de engagement, maior a satisfação dos pilotos com a sua carreira. Ao nível do efeito de mediação, verificou-se que de todos os factores psicossociais estudados (19), apenas o significado do trabalho, o conflito trabalho/família, as recompensas, a influência no trabalho e o stress somático apresentavam um efeito de mediação parcial. Relativamente ao efeito moderador, quando introduzidos todos os fatores psicossociais em estudo, verificou-se que os factores comunidade social no trabalho, a extenuação, o stress somático, o conflito família/trabalho e o significado do trabalho apresentavam impacto na relação entre o engagement e a satisfação com a carreira. Por outro lado, quando os factores foram introduzidos individualmente, apenas as exigências cognitivas, o conflito trabalho/família e influência no trabalho é que apresentamvam um efeito mediador na reação entre as variáveis. Obtiveram-se também evidências de que quanto maior o conflito, trabalho/família ou família/trabalho, menor a satisfação com a carreira, concluindo-se assim que os factores psicossociais têm impacto na satisfação com a carreira dos participantes.
- Portugal e Alemanha : diferenças culturais, mito ou realidade : a perceção de justiça organizacional, intenções de turnover e a cultura nacional como variável moderadoraPublication . Brehm, Mónica; Ribeiro, Rui BártoloO presente estudo tem como objetivo perceber se existe uma relação entre a perceção de justiça organizacional (e as respetivas quatro dimensões – justiça distributiva, justiça procedimental, justiça informacional e justiça interpessoal) e as intenções de turnover e se esta relação se generaliza tanto numa amostra portuguesa como numa amostra alemã. O segundo objetivo do estudo é averiguar se a cultura nacional tem um efeito moderador nesta relação. A amostra é composta por 604 trabalhadores, dos quais 428 têm nacionalidade alemã e trabalham na Alemanha e 176 com nacionalidade portuguesa que trabalham em Portugal. Os participantes têm idades compreendidas entre os 18 e os 69 anos sendo 46,9% da amostra feminina e 53,1% masculina. Os resultados confirmaram que a perceção de justiça organizacional e as suas quatro dimensões têm um efeito significativo e negativo nas intenções de turnover tanto na amostra portuguesa como na amostra alemã. Verficou-se ainda que a dimensão de justiça interpessoal tem o maior valor preditivo para amostra total e para a amostra portuguesa e que a justiça informacional é a maior preditora para a amostra alemã. Relativamente à segunda hipótese a cultura nacional não apresentou um efeito de moderação na relação entre as perceções de justiça organizacional e as intenções de turnover.