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- Análise qualitativa das mudanças sexuais : com o envelhecimentoPublication . Torres, Marta; von Humboldt, Sofia; Leal, Isabel Pereira
- Contextos promotores das relações Interpessoais democráticas no 1º ciclo"Publication . Domingos, Daniela Matos; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório surgiu no decorrer da Prática Supervisionada (PES), no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino básico da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Este visa apresentar uma descrição e análise reflexiva da intervenção desenvolvida, durante a prática pedagógica com uma turma de 1º ano, numa instituição publica. O tema “Contextos promotores de relações interpessoais democráticas no 1º Ciclo” foi escolhido no final da minha prática supervisionada, que procedeu numa escola pública no centro de Lisboa, com uma população altamente heterogénea em termos das culturas de origem das crianças, bem como das suas famílias, e das suas aprendizagens. Do decorrer da prática supervisionada surgiu a ideia de construir um projeto em parceria com a minha colega Carolina Baganha, com o objetivo de desenvolver um jornal escola com a turma do 1º e do 3º Ano. Tendo como principal intencionalidade o desenvolvimento da Educação para a Cidadania de uma forma democrática através do trabalho de grupo entre ambas as turma de forma a dar importância ao trabalho realizado em equipa, ao respeito pelo o outro e aos direitos da criança. Para a investigação optei pela metodologia qualitativa, fazendo uso de observação direta participante com vista à recolha de dados ao longo do desenvolvimento do projeto acima referido; recorri ainda à análise documental das propostas de atividades e dos trabalhos produzidos pelas crianças no âmbito deste projeto. Através de algumas leituras e pesquisas feitas em relação a esta temática, posso evidenciar que o trabalho com grupos heterogéneos e com o desenvolvimento dos princípios para a cidadania apelam à reflexão e ação sobre os problemas sentidos por cada um ajudando assim a resolver quaisquer tipos de problemas relacionados com os direitos das crianças e o respeito pelo outro.
- Perspetiva das mães e filhos sobre o funcionamento familiar e comportamentos autolesivos na adolescênciaPublication . Barraló, Kariula Delamura Santos; Pereira, Maria GouveiaO presente estudo foi realizado com o intuito de analisar o funcionamento familiar de acordo com o Modelo Circumplexo dos Sistemas Familiares e Conjugais construído por Olson (2000) a partir da perspetiva das mães e dos filhos com e sem comportamentos autolesivos (CAL) no período da adolescência, bem como compreender qual a relação entre a ideação suicida e os comportamentos autolesivos. Pretendeu-se também analisar se haviam diferenças na ideação suicida entre as mães dos adolescentes sem comportamentos autolesivos e mães dos adolescentes com comportamentos autolesivos. Participaram neste estudo 120 adolescentes com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos e 40 mães pertencentes a escolas públicas da área de Setúbal. Foram aplicadas as escalas do Funcionamento Familiar (FACES IV) (Olson, 2011), Inventário dos Comportamentos Autolesivos (Duarte & Gouveia-Pereira, 2018) e o Questionário de Ideação Suicida (Ferreira & Castela, 1999). Os resultados demonstraram que as mães percecionam maiores níveis de funcionamento familiar do que seus filhos, independente dos comportamentos autolesivos. Os adolescentes com CAL apresentaram menores níveis de coesão e funcionamento familiar do que adolescentes sem CAL. Também foi possível confirmar que os comportamentos autolesivos estão correlacionados com a ideação suicida na amostra dos adolescentes. Não houve diferenças significativas na ideação suicida no grupo das mães dos adolescentes com comportamentos autolesivos e sem comportamentos autolesivos. Tendo em conta que os comportamentos autolesivos e a ideação suicida têm uma grande prevalência em amostras de adolescentes, é crucial que esse tipo de investigação seja mais aprofundado considerando a família na sua totalidade.
- Análise das práticas no âmbito das equipas locais de intervenção precoce e da educação especial: um estudo comparativoPublication . Duarte, Maria Dulce Tiago Moreira; Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaAo longo das últimas décadas tem-se verificado uma grande evolução no âmbito da intervenção precoce na infância (IPI), e nos últimos anos, a educação e os cuidados na primeira infância ganharam uma posição de destaque na agenda europeia. A comunidade internacional reconheceu o valor da IPI para crianças vulneráveis e suas famílias. Em todo o mundo, famílias, profissionais, organizações da sociedade civil e governos defendem a melhoria dos serviços prestados à primeira infância em todos os setores – saúde, educação, proteção e ação social. Em Portugal, apesar de ser um dos poucos países com legislação específica para a IPI – Decreto-Lei n.º 281/2009, que criou o sistema nacional de intervenção precoce na infância – SNIPI a existência simultânea de dois normativos para as crianças dos 3-6 anos (Decreto-Lei n.º 3/2008), um longo e complexo caminho se tem vindo a verificar na implementação das práticas recomendadas O nosso trabalho enquadra-se nas linhas de investigação nacional e internacional, no âmbito dos estudos da avaliação de programas de intervenção precoce na infância, avaliação das perceções de pais e profissionais sobre os serviços de intervenção precoce e perspetiva de intervenção centrada na família e nos contextos, bem como a análise de práticas. O estudo foi realizado no distrito de Lisboa e nele participaram 36 profissionais e 36 famílias. A recolha de dados foi iniciada depois da autorização da Comissão Nacional de Proteção de Dados, e da declaração de consentimento informado assinada pelos pais. As questões de investigação colocadas no âmbito do estudo empírico decorrem de quatro objetivos: ! Comparar as perceções das famílias e dos profissionais sobre as práticas nos diferentes contextos de atendimento; ! Comparar as perceções sobre a importância que as famílias e os profissionais atribuem às práticas nos diferentes contextos de atendimento; ! Observar e analisar as práticas de IPI em diferentes contextos de prestação de serviços – equipa local de intervenção (domicílio, creche e jardim de infância) e educação especial do Ministério da Educação e Ciência (jardim de infância) ; Análise de Práticas no Âmbito das Equipas Locais de Intervenção e da Educação Especial Um estudo comparativo! ! x ! Avaliar em qual dos contextos, estas práticas se adequam ao modelo de intervenção centrado na família. Usamos como instrumentos a Family Focused Intervention Scale de Mahoney, O’Sullivan e Dennenbaum (1990) adaptada por Pimentel (2003a), para avaliar as perceções dos pais e a Inclusive Classroom Profile de Soukakou (2007), traduzida e adaptada provisoriamente por Corval et al, (2012), que serviu de base à grelha de observação. Os resultados obtidos revelam que, na generalidade, os nossos resultados são muito semelhantes aos obtidos por (Pimentel, 2003b, 2005), não se evidenciando práticas centradas na família, nem a participação da mesma no processo de intervenção. No estudo de observação, de caráter qualitativo, foram muito poucos os casos em que pudemos observar práticas que vão ao encontro destas recomendações internacionais. No que diz respeito à intervenção centrada nos contextos naturais, os dados obtidos permitiram-nos concluir que, mesmo quando o apoio é dado dentro da sala, nem sempre as atividades que aí decorrem nem as rotinas da sala/colegas são aproveitadas pelos profissionais de apoio, não podendo por isso falar-se em intervenção baseada nas rotinas e nos contextos naturais de aprendizagem.
- A Metodologia de Trabalho por Projeto na minha Prática Profissional Supervisionada em contexto Pré-EscolarPublication . Nunes, Patrícia Joana Pestanudo de Almeida; Limpo, PatríciaO presente relatório tem como objetivo compreender se uma prática direcionada para o desenvolvimento pessoal e social, sustentada no uso de estratégias intencionais, contribui para uma melhoria na interação entre as crianças para o seu desenvolvimento. Para atingir o objetivo optei por realizar uma investigação sobre a própria prática, seguida por uma abordagem qualitativa. Foram realizadas diversas atividades com o grupo estudado, com vista a promover a formação pessoal e social das crianças assente numa abordagem da Metodologia de Trabalho de Projeto. A investigação foi desenvolvida com um grupo de 24 crianças com 3 anos, que frequentavam a Educação Pré-Escolar. A recolha de dados foi realizada através de uma observação participante, diário de grupo e entrevista à educadora cooperante. Esta investigação permitiu observar que as experiências das crianças influenciam a forma como se veem a si próprias e, consequentemente, a forma como interagem e aprendem com os outros.
- True and error variance: Assessing the sources of variability in experimental pain and its relations with pain sensitivity and pain modulationPublication . Khallouf, Amira Buz; Canaipa, Rita Isabel MangericoClinical pain trials mostly fail due to the difficulty of reporting pain in a manner consistent with the real experiences of pain. Focused Analgesia Selection Test (FAST) assess pain reporting accuracy. The first studies developed were encouraging, but more are needed to investigate its relations with other pain mechanisms. Fibromyalgia (FM), a chronic pain condition with impaired pain descending modulatory system and larger pain variability, offers an interesting model to investigate the relations between these mechanisms. The aim of this study was to investigate if there are relations between the experimental pain variability and pain sensitivity and modulation in FM. 29 FM underwent an experimental pain protocol applying different pain modalities (electrical, thermal, pressure) and assessing pain sensitivity (threshold, tolerance), modulation (Electrical Temporal Summation and Conditioned Pain Modulation) and experimental pain variability (FAST). Information related to symptoms and psychological characteristics was also collected. Patients revealed high pain sensitivity and impaired functioning of the descending modulatory system. There were no consistent relations between FAST and sensitivity. Most importantly, there were no relations between experimental pain variability and pain modulation mechanisms. FAST is a promising tool to assess experimental pain variability, accounting for error variance in the pain reporting skills. It may provide evidences on the efficacy of new treatments by detecting the significant changes in pain.