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- A matemática em contexto pré-escolar: Grupos mistosPublication . Foz, Cláudia Patricia Medeiros; Limpo, PatríciaA matemática começou cada vez mais a ser uma área abordada no jardim de infância, uma vez que é uma área que influencia a estruturação do pensamento e a tomada de decisões na vida quotidiana. Os primeiros anos de vida são determinantes para a aquisição de competências ou conceitos na área da matemática. Sendo as crianças nesta faixa etária tão curiosas, esta é a altura ideal para promover atividades e ações que estimulem a criança a querer saber mais e que desenvolvam também a sua autonomia. A metodologia utilizada é uma metodologia qualitativa, no sentido de reflectir e aprofundar a minha pratica pedagógica, nomeadamente da através da implementação de atividades e sua observação, registos diários e da aplicação de um questionário à educadora cooperante. Através das questões de partida: - Os jogos manipulatórios potenciam a aprendizagem de conceitos matemáticos?; - De que modo é que as atividades lúdicas ajudam na aprendizagem da matemática?. Este projeto tem como finalidade refletir sobre como promover e desenvolver as noções de matemática potenciando a aprendizagem da criança. Este trabalho foi realizado com um grupo heterogéneo de 14 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos. Ao observar o desenvolvimento dos conceitos matemáticos, através da utilização de materiais pedagógicos, apercebi-me que estes reforçavam os momentos de aprendizagem nesta área. No final do estudo foi observada uma evolução das noções matemáticas que as crianças adquiriram, sendo que umas crianças evoluíram mais em determinados conceitos matemáticos e outras crianças em outros.
- Suporte social e suporte organizacional como preditores dos comportamentos proativos nas organizaçõesPublication . Monteiro, Ana Filipa Bordalo Carvalho Mendes; Cesário, Francisco José SantosA presente investigação visa fornecer evidências empíricas adicionais sobre o efeito da Perceção de Suporte Organizacional (PSO) sobre os Comportamentos Proativos nas Organizações. Adicionalmente, pretende mostrar que a Satisfação com o Suporte Social (SSS) também tem um efeito positivo sobre os Comportamentos Proativos nas Organizações. Nesse sentido hipotetizou-se: (1) A Perceção de Suporte Organizacional tem um efeito positivo nos Comportamentos Proativos; (2) A Satisfação com o Suporte Social tem um efeito positivo nos Comportamentos Proativos; (3) O efeito da perceção de suporte organizacional nos comportamentos proativos nas organizações é mais forte do que o da satisfação com o suporte social. Colaboraram neste estudo 274 trabalhadores. Os resultados obtidos comprovaram parcialmente a existência de um efeito da PSO nos Comportamentos Proativos, uma vez que apenas a sua dimensão afetiva ou emocional mostrou ter efeito nos Comportamentos Proativos. Adicionalmente, o efeito da SSS nos Comportamentos Proativos foi parcialmente confirmado, uma vez que apenas o suporte da família e íntimo mostraram ser importantes para os Comportamentos Proativos dos colaboradores no seu trabalho. Finalmente, verificou-se que a PSO tem um efeito superior ao do Suporte Social nos Comportamentos Proativos, o que significa que os participantes deste estudo consideram que o suporte da organização é mais importante do que o suporte externo para a sua proatividade no trabalho. Este estudo contribui assim para alargar a investigação no âmbito da proatividade no trabalho, ao mostrar que o apoio externo à organização também pode favorecer a emergência de comportamentos proativos.