Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A matemática em contexto pré-escolar: Grupos mistos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
24518 - RA.pdf572.61 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A matemática começou cada vez mais a ser uma área abordada no jardim de infância, uma vez que é uma área que influencia a estruturação do pensamento e a tomada de decisões na vida quotidiana. Os primeiros anos de vida são determinantes para a aquisição de competências ou conceitos na área da matemática. Sendo as crianças nesta faixa etária tão curiosas, esta é a altura ideal para promover atividades e ações que estimulem a criança a querer saber mais e que desenvolvam também a sua autonomia. A metodologia utilizada é uma metodologia qualitativa, no sentido de reflectir e aprofundar a minha pratica pedagógica, nomeadamente da através da implementação de atividades e sua observação, registos diários e da aplicação de um questionário à educadora cooperante. Através das questões de partida: - Os jogos manipulatórios potenciam a aprendizagem de conceitos matemáticos?; - De que modo é que as atividades lúdicas ajudam na aprendizagem da matemática?. Este projeto tem como finalidade refletir sobre como promover e desenvolver as noções de matemática potenciando a aprendizagem da criança. Este trabalho foi realizado com um grupo heterogéneo de 14 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos. Ao observar o desenvolvimento dos conceitos matemáticos, através da utilização de materiais pedagógicos, apercebi-me que estes reforçavam os momentos de aprendizagem nesta área. No final do estudo foi observada uma evolução das noções matemáticas que as crianças adquiriram, sendo que umas crianças evoluíram mais em determinados conceitos matemáticos e outras crianças em outros.
The mathematics began more and more to be an area approached in the kindergarten, once it is an area that influences the structuring of the thought and the socket of decisions in the everyday life. The first years of life are decisive for the acquisition of competences or concepts in the area of the mathematics. Being the children in such curious age group, this is the ideal height to promote activities and actions that stimulate the child to want to know more and that also develop his/her autonomy. The used methodology is a qualitative methodology, in the reflectir sense and to deepen mine practices pedagogic, namely of the through the implementation of activities and his/her observation, daily registos and of the application of a questionnaire to the cooperative educator. Through the departure subjects: - The games manipulatórios potenciam the learning of mathematical concepts?; - That way is that the activities lúdicas helps in the learning of the mathematics?. This project has as purpose to contemplate on how to promote and to develop the notions of mathematics potenciando the child's learning. This work was accomplished with a group heterogéneo of 14 children with ages understood between the 3 and 4 years. When observing the development of the mathematical concepts, through the use of pedagogic materials, I noticed that these reinforced the moments of learning in this area. In the end of the study it was observed an evolution of the mathematical notions that the children acquired, and some children developed more in certain mathematical concepts and other children in other.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.

Keywords

Educação pré-escolar Domínio da matemática Grupo heterogéneo Pre-school education An area of mathematics Heterogeneous group

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue