Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Materiais manipluláveis, como estratégia de aprendizagem no 1º ano do 1º CEBPublication . Palma, Madalena Raposo Magalhães Bandeira da; Tempera, Tiago Bruno CorreiaO presente relatório foi elaborado no contexto de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich em parceria com o ISPA – Instituto Universitário, em Lisboa no ano letivo de 2016/2017. Este estudo foi elaborado no decorrer do meu estágio final tendo a duração de três meses consecutivos, com uma turma de 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de vinte e seis alunos, com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade. Visto que o uso de materiais manipuláveis não faz parte das estratégias utilizadas em sala de aula, considerei pertinente verificar se a utilização destes materiais, tinha impacto nas aprendizagens dos alunos nas diversas áreas curriculares. Desta forma o tema do presente relatório são os materiais manipuláveis, tendo este como título: Materiais manipuláveis, como estratégia de aprendizagem, no 1º Ano do 1º CEB. As opções metodológicas aplicadas neste estudo, têm como base uma abordagem qualitativa. As técnicas e instrumentos de recolha de dados, utilizadas foram a observação participante, dando origem às notas de campo e a análise documental das produções das crianças. Os resultados obtidos através deste estudo, confirmam que a utilização dos materiais manipuláveis favorece as aprendizagens nas diversas áreas curriculares.
- Prevalência do Abuso Sexual de Crianças em Jovens Adultos AçorianosPublication . Barbosa, Beatriz de Medeiros; Ornelas, José H.O presente estudo pretende conhecer a prevalência do abuso sexual de crianças (ASC) nos Açores. Foi recolhida uma amostra de 200 jovens adultos açorianos, cujas idades estão compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Para a recolha dos dados recorri à plataforma do google docs, introduzindo o “Childhood Sexual Experiences Questionnaire, Altman (2005). Os resultados demonstraram que cerca de 16,5% dos participantes relataram pelo menos uma experiência abusiva antes dos 12 anos. Não foram encontradas grandes diferenças estatísticas na prevalência entre elementos dos sexos feminino e masculino, apesar de ser notória uma maior percentagem no primeiro. Pude ainda concluir que na maioria dos casos, o abusador era conhecido ou amigo da criança, de modo que os estranhos corresponderam apenas a uma pequena percentagem dos agressores.
- Projeto Crescer como CidadãoPublication . Martins, Madalena Vicente dos Santos Medeiros; Malhão, Vera Lúcia de FerreiraO presente Relatório está inserido no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), em Lisboa no ano letivo de 2016/2017. Este pretende evidenciar a prática pedagógica desenvolvida com uma turma de 1º ano de escolaridade numa instituição privada, onde procurei desenvolver situações potenciadoras do envolvimento e motivação das crianças, promovendo assim a Educação para a Cidadania. O tema “Crescer como cidadão” resulta da necessidade de compreender de que modo se podem desenvolver atividades passíveis de serem implementadas para que ocorra uma sensibilização para a Educação para a Cidadania, bem como relacionar as mudanças de atitudes e/ou comportamentos observados nos alunos ao longo do desenvolvimento do projeto. Este relatório tem como objetivo refletir e analisar o contributo da Educação para a Cidadania para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes. A metodologia que me permitiu realizar esta investigação foi de caratér qualitativo, tendo utilizado como instrumentos de recolha de dados a observação e as atividades implementadas. Para responder à problemática em causa foi necessário proceder a uma revisão de literatura, analisando autores de referência na área, o que me permitiu entender melhor os conceitos chave. Para além da pesquisa, foi também fundamental refletir sobre as atividades realizadas com os alunos. Palavras-