Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A relação entre a indução de humor e a evocação de memórias autobiográficasPublication . Loureiro, Lara Alexandra Cota; Cláudio, VictorMemórias autobiográficas abrangem informação autorreferente e afetivamente relevante, sendo fundamentais na construção da identidade. Teorias acerca da memória autobiográfica focam-se mais no indivíduo e menos no impacto da cultura na estrutura e conteúdo da memória autobiográfica. Recentemente surgiram teorias propondo que a evocação de memórias autobiográficas pode ser moldada pelos scripts de vida, que consistem em expectativas culturalmente partilhadas acerca da localização temporal e ordem dos acontecimentos de vida num curso de vida protótipo. O objetivo desta investigação foi compreender a influência do estado de humor na evocação de scripts de vida e eventos de vida pessoais, e a relação entre ambos. Com esta metodologia, preenchemos lacunas de estudos existentes. Participaram nesta investigação 60 estudantes de Psicologia do ISPA-IU (F=54; M=6), com idade superior a 17 anos (M=21; DP=5,487). Estados de humor, de valências emocionais positiva e negativa, foram induzidos através de excertos de música; os acontecimentos de vida foram recolhidos através do Questionário dos Eventos dos Scripts de Vida e do Questionário dos Eventos da História de Vida; foram aplicadas escalas clínicas, nomeadamente o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI), a Nova Escala Multidimensional da Depressão (NMDAS) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Não observámos uma congruência entre valências emocionais dos estados de humor e acontecimentos de vida, mas observámos uma sobreposição parcial entre eventos da história de vida e scripts de vida. Observámos, ainda, um enviesamento positivo mas não o fenómeno de reminiscência. Discutimos estes resultados com base no papel do estado de humor e scripts de vida no processamento de informação.
- Práticas típicas ideais de consultoria colaborativa em intervenção precoce na infância: Perceção dos profissionaisPublication . Velez , Ângela Cristina Duarte; Boavida, TâniaA investigação que tem sido feita na área de Intervenção Precoce na Infância (IPI) tem encontrado um afastamento entre as práticas típicas dos profissionais e aquelas que estes consideram ser as ideais. Este afastamento tem sido descrito em relação à abordagem centrada na família, entre outras práticas recomendadas. O objetivo do presente estudo foi contribuir para a compreensão das perceções dos profissionais das equipas de intervenção precoce a nível nacional relativamente às suas práticas típicas e às práticas que consideram ser ideais, tendo como pretensão uma intervenção sustentada pela consultoria colaborativa. Desta forma, propusemo-nos analisar as perceções dos profissionais relativamente às suas práticas e às práticas que consideram ser as ideais em função de algumas variáveis sociodemográficas. Pretendeu-se perceber se o trabalho a tempo inteiro em intervenção precoce na infância, o tempo de experiência em IPI, o grupo profissional a que pertencem e a periodicidade das reuniões de equipa e de supervisão podem estar relacionados com as perceções das suas práticas estarem próximas ou não das recomendações. Os resultados encontrados continuam a revelar um hiato entre as práticas recomendadas, baseadas numa abordagem centrada na família e as práticas típicas dos profissionais. Embora não tenham sido encontradas diferenças em função das variáveis sociodemográficas intrínsecas aos profissionais (como experiência ou grupo profissional) foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em função da periodicidade das reuniões de equipa e de momentos de supervisão.
- Quem sou eu? Psicanálise, memória episódica e insightPublication . Pereira, Inês Duarte Portugal; Pires, António Augusto PazoObjetivo: A psicoterapia psicanalítica tem sido amplamente debatida e estudada. O objetivo desta revisão é compreender a importância da memória episódica e do insight para a psicanálise e psicoterapia psicanalítica, de forma a perceber o estado de arte da investigação neste âmbito. Método: Realizaram-se pesquisas sistemáticas nas bases electrónicas: PsycInfo, PsycARTICLES, PEP, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Academic Search Complete e Researchgate, pelos termos, psicoterapia psicanalítica e psychoanalytic therapy, psychodynamic therapy, episodic memory, memória episódica e insight. Resultados: As pesquisas mostram uma considerável quantidade informação conceptual sobre a memória episódica e o insight na teoria psicanalítica. No entanto, a pesquisa de artigos empíricos revelou que são escassos os estudos acerca do fenómeno da recordação episódica e do de insight. O que se verifica ainda mais se se indagar acerca da sua preponderância ao longo do processo analítico. Conclusões: Na teoria e tratamento psicanalítico os conceitos de memória episódica e insight adquirem uma grande relevância. Estes conceitos parecem estar associados para a efetividade da psicoterapia, apesar de não se conseguir averiguar empiricamente de que modo contribuem para esta.