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Abstract(s)
São diversas as forças que impulsionam as mudanças que as organizações têm de antecipar e gerir, com o objectivo de assegurar a sua sobrevivência e sucesso. A melhor solução que permite às empresas acompanhar estas mudanças, prende-se com o desenvolvimento e implementação de ideias criativas indutoras de procedimentos, produtos e serviços inovadores. Noutras palavras, para alcançar uma boa posição no mercado competitivo, o trabalho criativo deverá ser encorajado.
O trabalho criativo requer que os colaboradores tenham competências criativas, mas mais do que isso depende também do ambiente que se vive no seio da organização e das atitudes resultantes da influência do mesmo, no dia-a-dia dos colaboradores. A relação entre a criatividade e variáveis macro-organizacionais como o clima organizacional e atitudinais como a satisfação no trabalho e expectativas face ao líder ou organização no seu todo, tem sido estudada internacionalmente. No entanto, a escassez de literatura na nossa sociedade, leva-nos a explorar ainda mais esta temática.
Para tal, recorremos a um estudo correlacional, onde procurámos averiguar relações entre a criatividade e variáveis como o clima de inovação , satisfação e confiança . De forma a que os resultados reflictam a nossa cultura (societal), e na impossibilidade de recorrer a uma amostragem aleatória, decidimos contactar empresas dos mais variados sectores, tendo conseguido uma amostra de 515 participantes, que participaram no estudo através do preenchimento de um questionário colocado on-line, composto por quatro escalas: "Climate for Innovation", de Scott e Bruce (1994); " Trust in the leader" de Dirks (2000); "Job Satisfaction" de Spector (1985) e "Creativity" de Zhou e George (2001).
Os resultados indicam-nos que, ao contrário do que tem sido sugerido na literatura, a criatividade não se relaciona significativamente com as variáveis atitudinais e relacionais em estudo (satisfação no trabalho e a confiança no líder), relacionando-se no entanto com o clima organizacional, relação esta largamente apoiada pela literatura existente.
Estes dados levam-nos a concluir, por exemplo, que alguns dos instrumentos poderão não estar correctamente adaptados para a população portuguesa, comprometendo consequentemente a fiabilidade dos resultados. A consequência é que as conclusões aqui obtidas não deverão ser fielmente extrapoladas. No entanto, e apesar das fracas associações observadas, a relação positiva entre clima e criatividade, permite-nos igualmente concluir que independentemente dos indivíduos possuírem ou não um conjunto de características disposicionais que favorecem a criatividade, é imprescindível que a organização promova um clima aberto a novas ideias e à heterogeneidade, de forma a estimular o potencial criativo dos seus recursos humanos. O nosso estudo permitiu-nos tecer também algumas directrizes que se forem adoptadas cuidadosamente pelas organizações poderão incentivar o pensamento dito "irreverente".
Foram levantadas por fim algumas questões com o intuito de orientar futuras investigações.
Description
Dissertação de mestrado em Comportamento Organizacional
Keywords
Psicologia educacional Comportamento organizacional Satisfação Criatividade Confiança Clima organizacional Organizações Motivação Satisfação no trabalho Instrumentos
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada