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Advisor(s)
Abstract(s)
O Grupo da CEFEPE apresenta os resultados
de um trabalho de investigação sobre
problemas de aprendizagem e ensino da língua
materna, numa perspectiva de formação
permanente de professores, investigadores e
técnicos de educação.
A investigação propõe-se caracterizar
comparativamente a linguagem oral na pré-
-primária e a linguagem escrita no primeiro
ano de escolaridade de crianças de dois
meios sócio-económicos e culturais diferenciados.
Os resultados obtidos apontam para uma
clivagem na escrita, levando a questionar
sobre os factores que possam explicar as
dificuldades desta aprendizagem. Tendo em
conta a importância da aquisição da escrita
para o desenvolvimento da criança e sua
integração escolar fazem-se sugestões de
ordem pedagógica que possam contribuir
para uma mudança de atitude no ensino.
A aprendizagem/ensino da língua escrita
deverá valorizar os elementos diferenciadores
de ordem linguística e cultural, evitando
assim formar-se em factor de segregação e,
consequentemente, de insucesso escolar.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 5 (1), 121-140
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada