Browsing by Author "Vilarinho, Susana"
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- A intervenção do psicólogo escolar em contextos de riscoPublication . Vilarinho, Susana; Carvalho, CarolinaSerá que a intervenção de um psicólogo escolar, orientada por um Programa de Competências de Vida (PCV) numa escola com elevada taxa de insucesso escolar, pode alterar este cenário? No presente trabalho procura analisar- se o impacto do PCV nos comportamentos de 52 alunos de 13 anos (M=12.94, DP=1.23), bem como no desempenho académico. A metodologia adoptada foi de um estudo quasi experimental, onde os alunos do grupo de controlo (n=39), de 13 anos (M=12.79, DP=0.98), não foram alvo de intervenção. O PCV foi implementado durante um ano letivo pelo psicólogo escolar na presença do diretor de turma, consistiu em 30 sessões e assentou em atividades participativas, assembleias de turma mensais e trabalho de projeto. O programa foi parte integrante do currículo escolar dos alunos. Um Questionário de Competências de Vida foi aplicado aos alunos dos dois grupos, antes e após a intervenção. Compararam-se os resultados escolares e as competências de vida dos dois grupos. Os resultados indicam que o grupo de intervenção revelou maiores benefícios do que o grupo de controlo, nomeadamente no que diz respeito ao valor da média total de competências, bem como do raciocínio crítico, aprender a aprender, empatia e resiliência. Os participantes do grupo de intervenção registaram um maior sucesso académico (taxa de transição) do que os participantes do grupo de controlo. Enfatizamos as vantagens observadas para alunos em risco de trajetórias escolares de insucesso e a importância do psícologo escolar em contextos de exclusão social.
- O psicólogo educacional em contexto escolar: Uma experiência numa escola TEIPPublication . Vilarinho, SusanaO objectivo da presente comunicação é clarificar e analisar o papel de uma psicóloga educacional numa escola secundária do distrito de Lisboa, abrangida por um projeto de Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Começamos por apresentar alguns documentos legislativos na área da educação que fazem referência aos Serviços de Psicologia e Orientação e enquadram a intervenção do psicólogo. De seguida, abordamos alguns princípios orientadores da atuação do psicólogo em contexto educativo descritos na literatura (Andrada, 2005; Carita, 1996; León, 2011; Machado, 2001). Por fim, apresentamos alguns dados sobre a experiência no terreno no âmbito de um projeto TEIP. A análise dos dados recolhidos através de entrevistas e questionários revelou que os docentes da escola identificam como área prioritária da intervenção do psicólogo o acompanhamento de alunos com comportamentos desviantes ou considerados em risco (enfatizando a expectativa de uma intervenção individual, direta, remediativa), tendo também apontado a relação escola-família e a orientação escolar e profissional como importantes. A partir dos resultados obtidos, avançamos algumas reflexões, expomos algumas estratégias desenvolvidas, bem como possíveis caminhos a percorrer.