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Authors
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Abstract(s)
O objectivo da presente comunicação é clarificar e analisar o papel de uma psicóloga
educacional numa escola secundária do distrito de Lisboa, abrangida por um projeto de Território
Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Começamos por apresentar alguns documentos
legislativos na área da educação que fazem referência aos Serviços de Psicologia e Orientação e
enquadram a intervenção do psicólogo. De seguida, abordamos alguns princípios orientadores da
atuação do psicólogo em contexto educativo descritos na literatura (Andrada, 2005; Carita, 1996;
León, 2011; Machado, 2001). Por fim, apresentamos alguns dados sobre a experiência no terreno no
âmbito de um projeto TEIP. A análise dos dados recolhidos através de entrevistas e questionários
revelou que os docentes da escola identificam como área prioritária da intervenção do psicólogo o
acompanhamento de alunos com comportamentos desviantes ou considerados em risco (enfatizando a
expectativa de uma intervenção individual, direta, remediativa), tendo também apontado a relação
escola-família e a orientação escolar e profissional como importantes. A partir dos resultados obtidos,
avançamos algumas reflexões, expomos algumas estratégias desenvolvidas, bem como possíveis
caminhos a percorrer.
Description
Keywords
Psicólogo Educacional Intervenção TEIP
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1341-1355). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior