Browsing by Author "Strayer, F. Francis"
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- Métodos de observação e análise para identificação das estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolarPublication . Santos, António José; Vaughn, Brian E.; Strayer, F. Francis; Daniel, João RodrigoOs modelos etológicos em desenvolvimento social sublinham que os grupos naturais proporcionam uma variedade de contextos sociais que influenciam de forma diferencial o crescimento e desenvolvimento individual. Contudo, os estudos comportamentais de primatas humanos e não-humanos têm sobretudo incidido nas relações de agressividade e estruturas de dominância. A investigação da organização do comportamento afiliativo tem sido impedida devido à falta de modelos e métodos para o estudo das estruturas sociais coesivas. As análises de agrupamento e redes sociais dos padrões de associação entre pares fornecem uma base alternativa para investigar a organização social de grupos infantis estáveis e para avaliar como é que os tipos afiliativos no interior do grupo podem influenciar o desenvolvimento individual. Os resultados do presente estudo contribuem directamente para a operacionalização de tais modelos descritivos das estruturas coesivas dos grupos de pares. A discussão dos resultados centra-se na forma como a inserção da criança na estrutura afiliativa do grupo de pares constrange o seu comportamento social e proporciona experiências específicas que servem como contextos para a construção de relações interpessoais mais íntimas.
- Stylistic diversity in children's communication with mothers at 30 monthsPublication . Veríssimo, Manuela; Blicharski, Teresa; Strayer, F. FrancisAlthough developmental researchers endorse a multifaceted view of early communication, where language, non-verbal behaviour and socio-affective exchange contribute concurrently to the social construction of shared meanings, past studies of social development usually focused on component parts of interpersonal communication. This research integrates three aspects of communicative exchange in order to clarify stylistic differences among 30-month-old children. To achieve this objective, data from three different coding procedures (speech acts, information content and affective states) were coded for 52 children and then merged on the basis of onset time. Fifteen distinct descriptors were identified in the analyses of tri-modal communicative processes. Three different communicative styles were identified in person-centred cluster analyses of these descriptors. Analysis of variance revealed that 13 of the constructs significantly differentiated the groups. The first group was characterised as highly engaged in play but with low affect expression; these children’s mode of communication centred more on mother’s feelings and personal references. Children in the second cluster asked more questions and made more statements about objects. Finally, children in cluster three engaged in more complex evaluative discourse while orienting maternal behaviour to ongoing activity. Results are discussed in terms of the importance of a qualitative, holistic approach to the study of diversity in children’s communicative performance and in contemporary research on early learning.
- Vinculação e estilos de comunicação da criançaPublication . Veríssimo, Manuela; Blicharski, Teresa; Strayer, F. Francis; Santos, António JoséA maioria dos investigadores, no domínio do desenvolvimento da criança, defende uma visão multifacetada da comunicação precoce em que a linguagem, tipo de informação e tonalidade afectiva são considerados meios comunicativos importantes. Contudo, estudos empíricos sobre a comunicação mãe-criança raramente examinam em simultâneo estes três aspectos do processo comunicativo. No presente estudo, 52 díades mãe-criança foram filmadas em casa durante uma sessão de jogo semi-estruturado. Os dados obtidos a partir de três taxonomias (actos de linguagem, tipo de informação e estado afectivo) foram relacionados com base no tempo de ocorrência. Análises hierárquicas de clusters dos índices obtidos revelaram três estilos comunicativos. As crianças do primeiro cluster orientam a actividade da mãe; as crianças do segundo cluster centram-se na actividade de jogo; e as crianças do terceiro cluster apresentam um estilo comunicativo ambivalente ao nível afectivo. Subsequentemente, as medidas de vinculação foram utilizadas com preditores dos estilos comunicativos. Análises discriminantes revelaram que as crianças do primeiro cluster apresentam os valores mais elevados na escala de exploração-proximidade. Estas crianças, alternam a sua actividade de exploração com o olhar para a mãe, um padrão também visível no seu estilo comunicativo. Globalmente, os resultados demonstram a existência de uma associação entre os estilos comunicativos e o tipo de vinculação mãe-criança.