Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Vinculação e estilos de comunicação da criança

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1995_12_145.pdf860.21 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A maioria dos investigadores, no domínio do desenvolvimento da criança, defende uma visão multifacetada da comunicação precoce em que a linguagem, tipo de informação e tonalidade afectiva são considerados meios comunicativos importantes. Contudo, estudos empíricos sobre a comunicação mãe-criança raramente examinam em simultâneo estes três aspectos do processo comunicativo. No presente estudo, 52 díades mãe-criança foram filmadas em casa durante uma sessão de jogo semi-estruturado. Os dados obtidos a partir de três taxonomias (actos de linguagem, tipo de informação e estado afectivo) foram relacionados com base no tempo de ocorrência. Análises hierárquicas de clusters dos índices obtidos revelaram três estilos comunicativos. As crianças do primeiro cluster orientam a actividade da mãe; as crianças do segundo cluster centram-se na actividade de jogo; e as crianças do terceiro cluster apresentam um estilo comunicativo ambivalente ao nível afectivo. Subsequentemente, as medidas de vinculação foram utilizadas com preditores dos estilos comunicativos. Análises discriminantes revelaram que as crianças do primeiro cluster apresentam os valores mais elevados na escala de exploração-proximidade. Estas crianças, alternam a sua actividade de exploração com o olhar para a mãe, um padrão também visível no seu estilo comunicativo. Globalmente, os resultados demonstram a existência de uma associação entre os estilos comunicativos e o tipo de vinculação mãe-criança.
Most developmental researchers endorse a multifaceted view of early communication, where language, information-exchange and affective tone contribute concurrently to the ongoing construction of shared meanings. However, empirical studies of mother-child communication have seldom succeeded in simultaneously treating these aspects of the communication process. In this study, 52 mother-child dyads were filmed during semi-structured play at home. Data from three independent coding procedures (speech acts, information content and affective states) was merged on the basis of onset time. Cluster analyses using these merged indices revealed three primary communicative styles. Children in the first cluster were orienting maternal behaviour to the activity. Children in cluster two were involved in the play activity. Finally, children in cluster three presented an ambivalent communication style. Subsequently, observer based attachment measures were related to the child communication styles. Discriminant function analyses showed that cluster one children presented the highest values on the exploration-proximity balance scale. These children balance their exploration activity with looking to mother; a pattern which is also visible at the communication level. Taken together these findings provide evidence for a link between mother-child relationship and diversity in

Description

Keywords

Citation

Análise Psicológica, 13(1/2), 145-155

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada