Browsing by Author "Silva, Francisco Vaz da"
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- Nós brincamos mas também trabalhamos. Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícilPublication . Silva, Francisco Vaz dados alunos sobre as suas esperiências são de crucial importância para a compreensão da vida e dos problemas de comportamento na escola. Neste trabalho procurou-se levar os alunos de uma turma considerada difícil pelos seus professores, a descrever as suas experiências na escola, designadamente as suas perspectivas sobre os seus comportamentos (difíceis), aproveitamento e sobre os seus professores. Nestas descrições estes alunos mostram capacidades de reflexão crítica e nas suas descrições associam os seus comportamentos, e a regulação dos mesmos, aos estilos dos seus professores tal como os percebem. Simultaneamente estas descrições permitem identificar alguns dos interesses dos alunos - manter a carga de trabalho dentro de certos limites e a brincadeira - que perseguem usando estratégias diferenciadas em função dos professores, das actividades e das situações.
- Nós brincamos mas também trabalhamos. Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícil.Publication . Silva, Francisco Vaz daDada a importância atribuída aos efeitos da idade de início de apoio no desenvolvimento de crianças surdas, o presente trabalho pretende contribuir para o conhecimento de diferenças desenvolvimentais e do envolvimento de crianças com surdez severa e profunda em função do número de anos de apoio. Foram comparados os resultados da avaliação do desenvolvimento e da observação do envolvimento de dois grupos de crianças organizados em função do número de anos de apoio. Os resultados identificaram áreas de maior fragilidade relacionadas com o desenvolvimento da linguagem e outras presumivelmente dependentes de interacções sociais. As diferenças dos resultados dos dois grupos indicam que o início mais tardio de apoio tem efeitos mais negativos nessas mesmas áreas de fragilidade. As diferenças nos resultados do envolvimento indicam maior frequência de envolvimento em níveis mais sofisticados das crianças com mais anos de apoio. São reportadas associações positivas fortes entre melhores resultados da avaliação do desenvolvimento e os níveis mais sofisticados de envolvimento.
- O sentimento da complexidadePublication . Morin, Edgar; Silva, Francisco Vaz daRÉSUME: Dans cet entretien, Edgar Monn parIe de son cheminernent épistémologique, depuis l'an zero d'Allemagne, son premier livre écrit dans Ies années quarante, jusqu'á son ouvrage récent, La méthode. Au cœur de sa pensée nous trouvons Ie sentiment de la complexité, dégagé dès le début par le jeu dialectique la vie et de la mort, de l'organisé et de l'entropie. A travers la microphysique, la biologie, la psychologie, la sociologie et l'anthropologie, Edgar Morin retrouve cette notion de complexité et le rôle du hasard, de l'aléatoire dans l'enjeu du désordre et de l'organisation. En annonçant l'advent d’une nouvelle perspective épistémologique intégrative, Morin fait l'analyse du lieu du sujet dans les sciences et les découvertes scientifiques.