Browsing by Author "Rebelo, Ana Sofia Garcia"
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- A avaliação dos modelos internos de vinculação em crianças no pré-escolarPublication . Rebelo, Ana Sofia Garcia; Veríssimo, ManuelaAs crianças na idade do pré-escolar formam representações mentais ou modelos internos das relações de vinculação e ao longo do tempo são capazes de contar com essas representações para se sentirem seguras, mesmo na ausência da figura de vinculação. Alguns autores sugerem que nesta idade é possível aceder a estes modelos internos formados pelas crianças, através do método de finalização das narrativas. No presente estudo foram avaliadas 69 crianças portuguesas do pré-escolar com o Attachment Story Completion Task (ASCT) (Bretherton & Ridgeway, 1990). Cada história está formulada de forma a desencadear respostas correspondentes a uma questão particular da vinculação. Com este instrumento pretendeu-se aceder aos modelos internos das crianças e avaliar os valores de Segurança, Coerência e Resolução. Da análise que foi efectuada, constatou-se que este instrumento é apropriado para avaliar os modelos internos de vinculação na referida amostra, verificando-se correlações positivas e significativas entre os mesmos. Da análise das histórias, a figura que foi preferencialmente escolhida pelas crianças para resolver o problema central das mesmas foi a mãe, o que está relacionados com o facto da mãe ser a figura que frequentemente presta os cuidados e responde às necessidades de conforto, alimentação e afecto da criança. Estes dados evidenciam que as narrativas das crianças no ASCT parecem restabelecer o que estas experienciam com as suas figuras parentais na relação de vinculação e uma produção apropriada de narrativas por parte das crianças pode providenciar o acesso a um script de base segura.
- Emotion regulation and attachment: Relationships with children’s secure base, during different situational and social contexts in naturalistic settingsPublication . Roque, Lisa; Veríssimo, Manuela; Fernandes, Marília; Rebelo, Ana Sofia GarciaThis study investigated the relationships between children’s secure base and emotion regulation, namely their behavioral strategies and emotional expressiveness, during different situational and social contexts in naturalistic settings. Fifty-five children ranging in age from 18 to 26 months of age and their mothers participated in this study. Children were exposed to three situational (fear, positive affect and frustration/anger) and two social (maternal constraint and involvement) contexts. Toddlers’ behavioral strategies differed as function of emotion-eliciting context, maternal involvement and attachment quality. Emotional expressiveness varied as function of an interaction involving situational contexts, maternal involvement and children’s attachment security.
- O estilo de reminiscência nas interações mãe-criança e pai-criançaPublication . Rebelo, Ana Sofia Garcia; Maia, Joana Branco; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Coelho, Leandra Marques; Torres, Nuno; Veríssimo, ManuelaResumo: Nas últimas décadas, a investigação na área da reminiscência adulto-criança tem-se debruçado, essencialmente, sobre a forma como as mães conversam sobre eventos passados com os seus filhos. Contudo, mais recentemente, os investigadores têm procurado compreender a importância do pai no desenvolvimento da comunicação infantil. O presente estudo explora as diferenças do estilo de reminiscência nas díades mãe-criança e pai-criança, em função do sexo desta. Participaram 79 crianças portuguesas (40 raparigas e 39 rapazes), com uma média de 56.93 meses de idade, e respectivas figuras parentais (mãe, n=75 e pai, n=57), 53 destas tinham dados com as díades mãe e pai. As díades participaram separadamente, numa tarefa de reminiscência sobre três eventos passados partilhados. Investigadores independentes transcreveram as conversas e cotaram o estilo de reminiscência dos pais, das mães e da criança. Os resultados evidenciam que tanto os pais, como as mães não diferem grandemente na forma como falam do passado com as crianças, no entanto as mães utilizam um discurso mais repetitivo do que os pais. As crianças apresentam uma tendência para falar mais com os pais, do que com as mães, independentemente do sexo. Estes dados reforçam a importância do papel do pai como agente de socialização, desde os primeiros anos, promotor da comunicação da criança com o mundo exterior.
- Relationships between diurnal adrenocortical activity, children’s attachment security and mothers’ attachment representationsPublication . Roque, Lisa; Veríssimo, Manuela; Oliveira, Tânia Sofia Ferreira de; Fernandes, Marília; Rebelo, Ana Sofia Garcia; Oliveira, Rui FilipeThis study investigated the relationship between diurnal adrenocortical activity and attachment quality (children’s secure base behaviours and mothers’ attachment representations). Forty-two children ranging in age from 18 to 26 months of age and their mothers participated in this study. Children and mothers’ saliva samples were collected on two consecutive days (Saturday and Sunday), three times per day: awakening; 20m after awakening; bedtime. No significant relationships were found involving mothers’ attachment representations. However, significant negative correlations between children and mothers’ bedtime cortisol levels and children’s attachment security were found.
- Segurança dos modelos internos de vinculação, reminiscência pais-criança e o conhecimento emocional das crianças em idade do pré-escolarPublication . Rebelo, Ana Sofia Garcia; Veríssimo, ManuelaO objectivo deste estudo foi verificar se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e o Teste do Conhecimento das Emoções. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo influência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional.
- A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool childrenPublication . Rebelo, Ana Sofia Garcia; Veríssimo, Manuela; Machado, Paula Maló; Silva, FilipaO objectivo deste estudo foi verifi car se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo infl uência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional