Browsing by Author "Pinto, Maria"
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- Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários – IL-HUMASS: estudo quantitativo (Parte II)Publication . Lopes, Carlos; Pinto, MariaNas últimas décadas foram feitos grandes esforços para definir, conhecer e avaliar quais são as competências informativas que os estudantes universitários necessitam para poder progredir na sua aprendizagem e na sua inserção no mercado laboral. Apesar do argumento de que os avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação, existe uma preocupação constante, porque os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir e usar a informação: gerem quantidades enormes de informação através da Internet, mas não sabem o que fazer com ela, como avaliá-la, de que modo devem usá-la ou aproveitá-la de forma estratégica e ética. O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado com o objetivo de avaliar competências de informação e para ser aplicado à população de estudantes, professores e profissionais da informação dos diversos níveis na área das Ciências Sociais e Humanas nas universidades espanholas e portuguesas. Contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa, avaliação, processamento e comunicação e difusão da informação) e em três dimensões de autoavaliação (importância, autoavaliação e fonte favorita aprendizagem). A avaliação das qualidades psicométricas do IL-HUMASS para Português foi feita numa amostra de 1.077 estudantes universitários portugueses. A análise fatorial exploratória do questionário indicou um ajustamento aceitável, apoiando a estrutura original composta por quatro categorias para cada dimensão. O IL-HUMASS apresentou características psicométricas aceitáveis de consistência interna e validade de constructo. As características psicométricas do IL-HUMASS validam a sua utilização no nosso país em estudos que requeiram a avaliação de múltiplos indicadores, apresentando-se como particularmente útil para avaliar e diagnosticar competências em literacia da informação. Conclui-se com um diagnóstico do nível de competências de informação dos estudantes universitários, destacando algumas forças e debilidades, assim como uma proposta de intervenção subjacente nas oportunidades de melhoria e de necessidades de aprendizagem.
- Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários: validação portuguesa do IL-HUMASS (Parte II)Publication . Lopes, Carlos; Pinto, MariaNas últimas décadas foram feitos grandes esforços para definir, conhecer e avaliar quais são as competências informativas que os estudantes universitários necessitam para poder progredir na sua aprendizagem e na sua inserção no mercado laboral. Apesar do argumento de que os avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação, existe uma preocupação constante, porque os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir e usar a informação: gerem quantidades enormes de informação através da Internet, mas não sabem o que fazer com ela, como avaliá-la, de que modo devem usá-la ou aproveitá-la de forma estratégica e ética. O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado com o objetivo de avaliar competências de informação e para ser aplicado à população de estudantes, professores e profissionais da informação dos diversos níveis na área das Ciências Sociais e Humanas nas universidades espanholas e portuguesas. Contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa, avaliação, processamento e comunicação e difusão da informação) e em três dimensões de autoavaliação (importância, autoavaliação e fonte favorita de aprendizagem). A avaliação das qualidades psicométricas do IL-HUMASS para Português foi feita numa amostra de 926 estudantes universitários portugueses. A análise fatorial exploratória do questionário indicou um ajustamento aceitável, apoiando a estrutura original composta por quatro categorias para cada dimensão. O IL-HUMASS apresentou características psicométricas aceitáveis de consistência interna (o α de Cronbach variou entre .77 e .84) e validade de construto. As caraterísticas psicométricas do IL-HUMASS validam a sua utilização no nosso país em estudos que requeiram a avaliação de múltiplos indicadores, apresentando-se como particularmente útil para avaliar e diagnosticar competências em literacia da informação. Conclui-se com um diagnóstico do nível de competências de informação dos estudantes universitários, destacando algumas forças e debilidades, assim como uma proposta de intervenção subjacente nas oportunidades de melhoria e de necessidades de aprendizagem.
- IL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação: Um estudo de adaptação à população portuguesa (Parte I)Publication . Lopes, Carlos; Pinto, MariaO questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado para ser aplicado à população de estudantes, professores e bibliotecários dos diversos níveis na área das ciências sociais e humanidades nas universidades espanholas e portuguesas. O método de estudo de caso, as opiniões de especialistas e a revisão da literatura foram utilizados para conceber a versão inicial que foi refinada através de focus group a estudantes, entrevistas aos bibliotecários e relatórios académicos. A versão final contendo 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa da informação, avaliação, tratamento e comunicação e difusão) e em três dimensões de autoavaliação (motivação, auto-eficácia e fonte favorita de aprendizagem). A natureza de auto-resposta do questionário IL-HUMASS envolve uma aproximação à auto-avaliação que foi até agora raramente proposta e de forma limitada. Promove uma melhor compreensão dos diferentes grupos de utilizadores através de uma análise mista que inclui duas dimensões quantitativas (motivação e auto-eficácia) e uma dimensão qualitativa (a fonte favorita de aprendizagem). *****ABSTRACT***** The IL-HUMASS survey on information literacy has been designed, based on and aimed to be applied to a population of students, teachers and librarians holding various degrees in social sciences and humanities at Spanish and Portuguese universities. The case-study method, experts’ opinions, and a literature review were used to prepare an initial version that was refined through student focus groups, interviews with librarians, and academics’ reports. A final version contained 26 items grouped into four categories (information search, assessment, processing and communication/dissemination) and three self-reporting dimensions (motivation, self-efficacy and favourite source of learning). The self-reporting nature of the ILHUMASS survey involves a self-assessment approach that has until now been proposed rarely and only in a limited way. This will enable a better understanding of user groups through a mixed analysis including two quantitative dimensions (motivation and self-efficacy) and one qualitative dimension (the preferred source of learning).