Browsing by Author "Onofre, Pedro Soares"
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- As actividades expressivas e criativas... são experiências científicasPublication . Onofre, Pedro SoaresO autor, analisando que é no Brincar que a criança começa a dar sentido às coisas e que isso é o seu viver e o seu aprender, dá conta de que estudar o Comportamento Lúdico e o Jogo é estudar a sua vida cultural. O adulto e a escola, julgando que jogar é, antes, uma forma transitória, endurecem e impõem a pedagogia em nome da disciplina e da rentabilidade. É urgente que o adulto reaprenda a Jogar e, pondo os pés na terra, perceba que a criança vive jogando e isso é tão genético como o sangue que Lhe corre nas veias...!!! Como o adulto, o miúdo cria, recolhe, elabora, simboliza e dá vida; ... cultiva-se em animação de ir sendo. Não há, talvez, que aprender mas que realizar; ._. há que construir uma arte de viver e concretizá-la em espaço e tempo bem vividos, numa pedagogia de iniciativa e de criatividade, ... pois «entre a actividade expressiva e criativa e a experiência cientifica há uma relação muito íntima.. .» como observa Bruno Ciara.
- Ensaio para uma avaliação livre e aberta das capacidades de desenvolvimento das crianças... com estratégias de dinâmica fenomenológica e psicossomáticaPublication . Onofre, Pedro SoaresO autor desenvolve e explica como deverá processar- se uma Avaliação Contínua, Livre e Aberta em contraproposta às avaliações-observações tradicionais, vulgarmente utilizadas para saber algo sobre as Capacidades e o Comportamento de Crianças com dificuldades de desenvolvimento, sempre sujeitas a estímulos normalizados e procurando, erradamente, respostas escalonadas por processos sintetizados, vazios, esteriotipados e/ou artificiais, tipo laboratoriais. Este artigo tem como objectivo, por um lado, ser um contributo para uma crítica aos fundamentos das avaliações tradicionais, por outro, desenvolver, em contraponto, uma outra proposta alternativa de Avaliação Contínua, com Estratégias de Dinâmica Fenomenológica e Psicossomática..., a propósito e durante os projectos de apoio de Intervenção Educacional e Terapêutica. Avaliar e observar de uma maneira Livre e Aberta uma criança é encontrar a sua unificação e nunca enquadrá- la em escalas universais normalizadas e isoláveis, comparando-a com as outras crianças, estilo aproximação da «criança tipo», que cientificamente não existe... Pelo contrário, qualquer Avaliação deverá ser realizada em metodologia qualitativa, fenomenológica, psicossomática e em compreensão de interacção simbólica do observado com o observador; ...em «inter captura» de sensibilidades recíprocas e sempre a propósito e no contexto do programa de apoio, onde uma criança se insere e num efeito imbricado sobre todas as suas áreas vivenciais e/ou sobre uma, que por surpresa, não esperaríamos; ...e, afinal, nunca, talvez, apenas a área de que nos dispúnhamos a avaliar...
- A ideia de fenomenologia na dinâmica pedagógica em intervenção motora educacionalPublication . Onofre, Pedro SoaresO Autor parte da Ideia Fenomenológica do que é Percepcionar para a inserir na investigação metodológica da sua prática de Intervenção Motora Educacional, com crianças com necessidades específica.s de educação. Baseando a sua metodologia educativa em quatro pressupostos nucleares: (1) o sujeito e a situação só são definíveis em relação recíproca, (2) algo perceptivo faz sempre parte de acções continuadas, (3) o psicológico e o social são entidades que se vão aprendendo a medida que vividos e tratados, (4) a motricidade terá que ter uma duração muito extensa para a eficácia da aprendizagem, desenvolve a Intervenção Motora Educacional num respeito rigoroso pela Descoberta, Criatividade, Intuição, Autogestão, Cogestão para a construção de aprendizagens significativas a partir da motricidade espontânea ... até a comunicação intencional e total.