Browsing by Author "Nogueira, Joana Maia"
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- Neuropsychological contribution to predict conversion to dementia in patients withmild cognitive impairment due Alzheimer’s diseasePublication . Silva, Dina Lúcia Gomes da; Cardoso, Sandra; Guerreiro, Manuela; Marôco, J. P.; Mendes, Tiago; Alves, Luísa; Nogueira, Joana Maia; Baldeiras, Ines; Santana, Isabel; Mendonça, Alexandre deDiagnosis of Alzheimer's disease (AD) confirmed by biomarkers allows the patient to make important life decisions. However, doubt about the fleetness of symptoms progression and future cognitive decline remains. Neuropsychological measures were extensively studied in prediction of time to conversion to dementia for mild cognitive impairment (MCI) patients in the absence of biomarker information. Similar neuropsychological measures might also be useful to predict the progression to dementia in patients with MCI due to AD.
- Nomes e sons das letras: O que mais facilita a sua mobilização nas escritas inventadas?Publication . Nogueira, Joana Maia; Silva, Ana CristinaO objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito de factores intrínsecos ao conhecimento do nome e do som das letras, na qualidade das escritas inventadas de crianças, antes do ensino formal da leitura e escrita. Especificamente pretendeu-se estudar o carácter facilitador de palavras que continham o nome das letras e palavras que continham o som das letras, quer na sílaba inicial quer na sílaba final, para a mobilização dessas letras, nos processos precoces de fonetização. Foi também analisada a relação das fonetizações realizadas com o modo de articulação das letras, comparando letras com som fricativo e letras com som oclusivo. Foram seleccionadas 15 participantes de idades entre os 5-6 anos do jardim-de-infância, que pertenciam ao nível conceptual silábico sem fonetização . Às crianças, foi ditada uma lista de palavras que cumpriam com os requisitos considerados facilitadores. Verificou-se que nas produções escritas, houve em média mais letras correctamente mobilizadas em palavras cuja sílaba inicial correspondia ao nome das letras.