Browsing by Author "Nascimento, Sandra"
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- Comportamento parental em mães seropositivasPublication . Monteiro, Ana Cláudia; Pires, António Augusto Pazo; Ângelo, Patrícia; Nascimento, Sandra; Sota, RuiO objectivo é construir um modelo teórico sobre o comportamento parental em mães seropositivas. Foram analisadas, de acordo com o método Grounded Theory, vinte e uma entrevistas semi-estruturadas de mães infectadas com VIH, sendo que catorze das entrevistas pertencem a três estudos realizados anteriormente. As mães têm idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos, tendo pelo menos um filho com menos de 6 anos. Os dados obtidos revelaram uma grande focalização das mães, nos seus filhos. Esta focalização aparece, como resposta às preocupações vividas desde o momento que tomaram conhecimento do seu diagnóstico, sendo uma das mais verbalizadas pelas mães, o receio de não ver crescer as crianças. Deste modo, dedicam- -se totalmente aos filhos, são mães presentes, estabelecem uma relação próxima com a criança, são mais responsáveis, ou seja, segundo elas tornam-se mais mães. Planeiam com uma maior antecedência o futuro, ensinam os filhos e escolhem uma segunda mãe. ------ ABSTRACT ------ The goal is the construction of a theoretical model to explain the parental behaviour of mothers infected with HIV. Twenty one semi-structured interviews were analysed, according to the Grounded Theory method; fourteen of these belong to three previous studies. The mothers are aged between 18 and 44 years and they have at least one child with less than 6 years old. The data obtained revealed that the mothers are very focused on their children. This happens as an answer to the concerns they experience since their diagnose. One of the most expressed concerns is the mothers` fear of not being able to see their children grow up. Therefore, the mothers totally dedicate themselves to their children, are always present, establish a close relationship with them and are more responsible. According to them, they became “more mothers”. They plan the future with more antecedence, teach their children and choose a second mother.
- Relações entre o estatuto escolar e o autoconceito, auto-estima e orientações motivacionais em alunos do 9º ano de escolaridadePublication . Nascimento, Sandra; Peixoto, Francisco José BritoInvestigações sobre o insucesso académico evidenciam que a natureza dos resultados obtidos pelos alunos se relaciona de modo significativo com uma série de variáveis como a motivação, autoconceito e auto-estima. No presente estudo pretendemos analisar as relações existentes entre o estatuto escolar e o autoconceito, auto-estima e orientações motivacionais de alunos do 9º ano de escolaridade ao longo do ano lectivo. Para o efeito realizámos um estudo longitudinal com dois momentos de avaliação: um no início do 2º período e outro no final do 3º período. Participaram no estudo 158 alunos que responderam à escala de autoconceito e auto-estima (Peixoto & Almeida, 1999) e à escala de orientações motivacionais de Skaalvik (1997; Peixoto, Mata, & Monteiro, 2008). As análises aos dados indicaram que o estatuto escolar introduz diferenças nalgumas dimensões do autoconceito (autoconceito académico e autoconceito de apresentação) e um efeito tendencial na autoestima. Os resultados obtidos permitiram também evidenciar a existência de diferenças nas orientações motivacionais (orientação para a tarefa e orientação para o evitamento) introduzidas pelo estatuto escolar.