Browsing by Author "Lopes, Manuel José"
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- Concepções de enfemagem e desenvolvimento sócio-moral: Alguns dados e implicaçõesPublication . Lopes, Manuel José; Lourenço, OrlandoEste artigo baseia-se: (a) na caracterização das concepções de enfermagem proposta por Newman (1992), entre outros; (b) na similitude entre esta caracterização e os níveis de desenvolvimento para o cuidar propostos por Condon (1986); e (c) no paralelismo entre estes níveis de cuidar e o desenvolvimento do pensamento moral segundo Kohlberg (1984). Os seus principais objectivos foram os seguintes: (1) Analisar as orientações das enfermeiras sobre os conceitos de «enfermagem» e de «bom enfermeiro » vistos i luz dos paradigmas da categorização, integração e transformação; (2) saber se tais orientações diferem ou não em função de certas variáveis demográficas, tais como idade, anos de serviço e habilitações literárias e profissionais; (3) relacionar tais orientações com o nível de desenvolvimento sócio-moral, posicionamento na carreira e local de trabalho; (3) relacionar as referidas orientações com o nível de desenvolvimento sócio-moral; e (4) compreender as concepções de enfermagem e de bom enfermeiro dos identificados pelos seus pares como bons enfermeiros. O estudo foi realizado com enfermeiras tendo pelo menos cinco anos de exercício profissional e trabalhando nos hospitais de Beja, Evora e Portalegre. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Teste de Definir Valores Morais de James Rest (1986), entrevistas semi-directivas e um questionário sobre as orientações (e.g., categorização, integração e transformação) relativas aos conceitos de «enfermagem» e de «bom enfermeiro» construído para o efeito. Os principais resultados foram os seguintes: (1) as orientações das enfermeiras enquadram-se predominantemente no paradigma da integração; (2) a orientação para o paradigrna da categorização tende a aumentar com a idade e a diminuir com as habilitações literárias; (3) em termos de linguagem utilizada nas entrevistas, nota-se o uso de uma linguagem concreta (i.e., a linguagem utilizada na descrição de situações da vida profissional) e de uma outra idealizada (i.e., a linguagem utilizada para a descrição de situações idealizadas para a vida profissional); e (4) verificou-se uma relação inversa entre o nível de desenvolvimento moral e a orientação para o paradigma da categorização e uma relação directa entre a orientação para o paradigma da transformação e tal nível de desenvolvimento
- A nursing care intervention model for elderly people to ascertain general profiles of functionality and self care needsPublication . Goes, Margarida; Lopes, Manuel José; Oliveira, Henrique; Fonseca, César; Maroco, J. P.A core set of International Classification of Functioning, Disability and Health codes was used to ascertain general profiles of functionality as a function of biological and sociodemographic characteristics and to develop structured nursing interventions in accordance with self care deficits identified by studying self care behavior for elderly people living in both extensively and sparsely populated rural areas. Data were collected by health professionals in the participants' houses. An exploratory factor analysis enabled reduced data dimensions, and factorial validity was assessed by a confirmatory factor analysis. An ordinal regression model was built to identify general profiles of functionality as a function of age. A bar graph was used as a measurement tool for nursing care needs as a function of self care behavior and functional profile level. No functional problems were expected among people under the age of 74 years, while mild functionality problems were expected among people older than 74 years. Regarding nursing care needs, the results of the constructed model suggested that the functional concept "Support and Relationships" is associated with higher levels of functional problems and thus a greater need for self care interventions and that people aged 85 years and older always show therapeutic self care deficits.