Browsing by Author "Gutierrez, Denise Machado Duran"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das Escalas de Ansiedade, Depressão e Estresse (EADS) : Um estudo com universitários do AmazonasPublication . Roazzi, Antonio; Mascarenhas, Suely A. do N.; Gutierrez, Denise Machado Duran; Ribeiro, José L. Pais-; Secco, Mônica G. de Albuquerque Areias
- Bullying y géneroPublication . Martinez, José Maria Ávilés; Elvira, Maria Natividad Alonso; Almeida, Ana Tomás de; Mascarenhas, Suely; Gutierrez, Denise Machado Duran; Silva, Iolete Ribeiro da; Lira, Rosenir de Souza; Roazzi, Antônio; Irurtia, Maria Jesús
- Ciberbullying y géneroPublication . Martinez, José Maria Ávilés; Elvira, Maria Natividad Alonso; Mascarenhas, Suely; Almeida, Ana Tomás de; Gutierrez, Denise Machado Duran; Silva, Iolete Ribeiro da; Lira, Rosenir de Souza; Roazzi, Antônio
- Efeitos da percepção acerca da atenção familiar sobre o rendimento de universitários da AmazóniaPublication . Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento; Gutierrez, Denise Machado Duran; Peixoto, Roberta AbreuA educação é um direito de todos, dever do Estado e da família. As relações famíliaescola têm recebido alguma atenção por parte de pesquisadores considerando o conjunto de variáveis intervenientes que exercem efeitos sobre os processos de aprendizagem e rendimento acadêmico. Apresentamos neste texto resultados de pesquisa realizada com apoio do CNPq/UFAM processo 575.723/2008-4 com o objetivo de discutir os efeitos da percepção dos estudantes universitários que integram a amostra associada à atenção de seus familiares sobre os processos de estudo-aprendizagem sobre o rendimento acadêmico. Para o efeito, recorremos à aplicação da Escala de Avaliação de Dimensões Contextuais e Cognitivas - Estudantes Universitários – Subescala relações família-escola, aplicada a um grupo de 1242 estudantes universitários pertencentes a diversos cursos da Universidade Federal do Amazonas e de Rondônia. Das análises estatísticas verificamos o indicador de fiabilidade Alpha de Cronbach 0,832; um KMO 0,854; procedeu-se a análise dos componentes principais (ACP) dos 10 itens repartidos numa escala likert de 5 pontos sendo 1. Totalmente em desacordo e 5. Totalmente de acordo. Os resultados indicam 2 fatores: fator 1: Confiança na capacidade e esforço, valor próprio 2,742 explicando 27,418% da variância e fator 2: Esforço e controle e apoio logístico, valor próprio 2,724 explicando 27,237% da variância bem como efeitos significativos dos fatores sobre o rendimento acadêmico (0,000). Dos resultados conclui-se pelo registro de efeitos da percepção de atenção familiar acerca das atividades universitárias sobre o rendimento acadêmico dos estudantes.
- Vivências socioafetivas em famílias de jovens suicidas em manaus-AmazôniaPublication . Velásquez, Bianka; Gutierrez, Denise Machado DuranInexistente.