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Advisor(s)
Abstract(s)
A educação é um direito de todos, dever do Estado e da família. As relações famíliaescola
têm recebido alguma atenção por parte de pesquisadores considerando o conjunto de
variáveis intervenientes que exercem efeitos sobre os processos de aprendizagem e rendimento
acadêmico. Apresentamos neste texto resultados de pesquisa realizada com apoio do CNPq/UFAM
processo 575.723/2008-4 com o objetivo de discutir os efeitos da percepção dos estudantes
universitários que integram a amostra associada à atenção de seus familiares sobre os processos de
estudo-aprendizagem sobre o rendimento acadêmico. Para o efeito, recorremos à aplicação da
Escala de Avaliação de Dimensões Contextuais e Cognitivas - Estudantes Universitários – Subescala
relações família-escola, aplicada a um grupo de 1242 estudantes universitários pertencentes
a diversos cursos da Universidade Federal do Amazonas e de Rondônia. Das análises estatísticas
verificamos o indicador de fiabilidade Alpha de Cronbach 0,832; um KMO 0,854; procedeu-se a
análise dos componentes principais (ACP) dos 10 itens repartidos numa escala likert de 5 pontos
sendo 1. Totalmente em desacordo e 5. Totalmente de acordo. Os resultados indicam 2 fatores:
fator 1: Confiança na capacidade e esforço, valor próprio 2,742 explicando 27,418% da variância
e fator 2: Esforço e controle e apoio logístico, valor próprio 2,724 explicando 27,237% da
variância bem como efeitos significativos dos fatores sobre o rendimento acadêmico (0,000). Dos
resultados conclui-se pelo registro de efeitos da percepção de atenção familiar acerca das
atividades universitárias sobre o rendimento acadêmico dos estudantes.
Description
Keywords
Avaliação psicológica Relações família-escola Rendimento acadêmico na universidade
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (858-866). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário