Browsing by Author "Fijalkow, Jacques"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Didática experimental e aquisição da linguagem escritaPublication . Pereira, Miguel Leite Borges da Mata; Fijalkow, Jacques; Martins, Margarida AlvesA aquisição da linguagem escrita tem sido entendida como um processo psicogenético, durante o qual as crianças vão colocando ativamente hipóteses sobre a natureza da relação entre a escrita e a oralidade (Alves Martins, 1994). Porém, os fatores contextuais deverão também ser considerados (Fijalkow, Cussac-Pomel, & Hannouz, 2009). Neste estudo, colocamos como hipótese geral que o contexto didático influencia o desenvolvimento da escrita. Participaram 36 crianças portuguesas que frequentavam o jardim-de-infância. O seu nível de inteligência, consciência fonológica e conhecimento das letras foi controlado. Os participantes foram distribuídos por três grupos: experimental, comparação e controlo. Utilizámos uma prova de escrita inventada para avaliar o seu nível de escrita no pré-, pós-teste e pós-teste diferido. Entre o pré- e pós-teste as crianças do grupo experimental participaram num programa de intervenção de didática experimental destinado a melhorar a sua consciência silábica; as crianças do grupo de comparação participaram numa intervenção didática destinada a reproduzir práticas pedagógicas habituais; as crianças do grupo de controlo permaneceram nas salas de aula. Os resultados obtidos no pós-teste mostram que as crianças do grupo experimental produzem escritas de nível mais evoluído do que as crianças dos outros grupos, nomeadamente escritas silábicas e fonémicas. Este padrão de resultados repete-se também no pós-teste diferido. A intervenção didática realizada no grupo experimental influenciou o tipo de produção escrita das crianças e este efeito foi sustentável no tempo. O contexto didático e a natureza das tarefas que as crianças realizam são suscetíveis de contribuir significativamente para a aquisição e desenvolvimento da escrita.
- Dyslexie: Le retourPublication . Fijalkow, Jacques; Ragano, SergeLa publication récente en France d’un «Plan d’action pour les enfants atteints d’un trouble spécifique du langage » comporte des risques. Après un bref historique des débats relatifs à la dyslexie, on procède ensuite à un examen du contexte politique, en s’intéressant aux forces favorables à une approche organiciste et aux forces favorables à une approche mettant l’accent sur des facteurs sociaux et pédagogiques. La conclusion montre que le problème concerne la lecture en général et est international. Elle indique d’autres voies de solution et distingue, sur une base sociologique, deux catégories de mauvais lectures dont l’origine des difficultés est différente.