Browsing by Author "Ferreira, Sara"
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- Mentira na perícia psicológica: Avaliação da atitude Malinger numa amostra forensePublication . Gonçalves, Francisco Valente; Ferreira, Sara; Ângelo, Miguel; Faria, Leonardo FerreiraAquando necessário avaliar-se a atitude falsa, como por exemplo a mentira, numa perícia forense, os profissionais que realizam este tipo de trabalho têm limitados os recursos a que podem recorrer. Uma das razões prende-se com o diminuto investimento na investigação na área da avaliação da mentira. Ainda sobre este ponto, avaliar a mentira é uma tarefa extremamente complexa, sendo vários os olhares que um poderá ter para realizar tal ação. Uma possível forma de observar atitudes falsas é a análise da presença de atitudes malinger. No entanto as ferramentas de avaliação a nível psicométrico para esta área são também escassas e pouco elegantes a nível científico. Finalmente, e mais importante, observa-se uma falta de investigação onde as amostras são totalmente forenses. O presente trabalho apresenta uma descrição de uma amostra forense (n = 470) relativamente ao tipo de atitude malinger presente e às características sociodemográficas da mesma. Observam-se alguns pontos de interesse em alguns tipos de características sociais tais como o tipo de habilitação académica ou o tipo de profissão. O tipo de processo jurídico a que os sujeitos em avaliação estão afetos parece ser importante de considerar e finalmente observa-se uma correlação de cerca de 13% em que a inteligência dos sujeitos explica a sua atitude malinger. Mais estudos são necessários. Os dados apresentados neste trabalho são do interesse dos profissionais da especialidade, mas acima de tudo, são acreditados como um passo para se ter uma linha de comparação para investimento científico no futuro na presente área de avaliação forense.
- O modelo self-regulated strategy development no ensino da escrita do ensaio de opinião.Publication . Sousa, Carla; Inácio, Miriam; Prata, Maria; Ferreira, Sara; Festas, Maria Isabel; Oliveira, Albertina Lima deA escrita não é apenas um preditor do sucesso académico mas, cada vez mais, um requisito básico para a participação na vida em sociedade. Ensinar a escrever bem é uma tarefa do sistema educativo, contudo muitos alunos saem da escola sem terem adquirido bem esta competência. O projeto “Ensino de Estratégias de Escrita” (FCT - PTDC/CPECED/ 102010/2008), que decorreu em seis escolas públicas do concelho de Coimbra, tinha como principais objetivos adaptar para o contexto educativo português o programa Self-Regulated Strategy Development – SRSD (Harris, et al, 2008) e melhorar as competências de escrita e sua instrução. Para o efeito, seguindo o modelo SRSD, desenvolvemos um programa de ensino de estratégias de escrita de um ensaio de opinião com vista a verificar os resultados da sua instrução na composição de textos. Para a prossecução deste estudo usou-se uma metodologia quaseexperimental de pré e pós-teste, com grupo de controlo. A amostra foi composta por 507 alunos do 8º ano, envolvendo ainda 15 professores. O programa de intervenção decorreu ao longo de 4 meses, nas aulas de Língua Portuguesa e cada sessão semanal teve a duração de 45 minutos, sendo da responsabilidade dos professores da disciplina. De forma a assegurar a estandardização dos procedimentos e atividades no grupo experimental, os professores participaram em sessões de formação e acompanhamento durante todo o processo de intervenção. Os primeiros resultados indicam diferenças significativas entre os dois grupos revelando que o grupo experimental tem pontuações superiores.