Browsing by Author "Ferreira, Raquel"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Metodologias de avaliação do desenvolvimento da cognição social da infância até à idade pré-escolarPublication . Osório, Ana; Castiajo, Paula; Ferreira, Raquel; Barbosa, Filipa; Martins, CarlaNas últimas décadas, a Psicologia do Desenvolvimento tem vindo a delinear o percurso do desenvolvimento sócio-cognitivo na procura de respostas a uma questão essencial – Como evoluem as capacidades de mentalização das crianças? O interesse em conhecer as fases que marcam o desenvolvimento da cognição social, desde as idades mais precoces até à consolidação da compreensão das causas psicológicas dos comportamentos, é legitimado pela importância vital com que estas fases se revestem ao nível da compreensão e comportamento sociais. Neste sentido, os objectivos do presente trabalho são: (a) descrever os três marcos sócio-cognitivos comummente descritos na literatura desde a infância até à idade pré-escolar; (b) apresentar exemplos de metodologias que permitam a sua avaliação (c) analisar as principais vantagens e desvantagens de cada uma das metodologias de forma a auxiliar a selecção por parte dos investigadores.
- Nós traumáticos, jogo e simbolizaçãoPublication . Ferreira, RaquelNeste trabalho, a autora propõe-se reflectir sobre a questão do trauma numa perspectiva psicanalítica. Tenta também inscrever essa perspectiva na observação comunitária (Angola), numa situação de pósguerra. Por fim, exemplifica clinicamente as propostas conceptuais.
- O véu da mentePublication . Ferreira, RaquelA autora discute brevemente algumas questões epistemológicas, procurando estabelecer vínculos entre a teoria da relatividade, a teoria da mecânica quântica (considerando que a primeira abre caminho à segunda, apesar da renhida oposição de Einstein) e o campo da psicanálise, nomeadamente a partir de Bion. Para ilustrar, apresenta uma pequena vinheta clínica de uma paciente com sofrimento bulímico, que está a elaborar experiências muito dolorosas de separação do objecto primário, examinando algumas transições da estrutura psíquica.