Browsing by Author "Faria, Maria Cristina Campos de Sousa"
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- As conferências internacionais sobre promoção da saúde : a passagem à açãoPublication . Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
- Construir cidades saudáveis e amigas dos mais velhos : a perspetiva dos jovensPublication . Lozano, Sandra Rebeca; Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
- Contributos da psicologia positiva para a saúde e bem-estarPublication . Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
- Parentalidade positiva e empreendedora.Publication . Faria, Maria Cristina Campos de SousaOs pais e as mães constituem modelos determinantes para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A sua personalidade, motivação, estilo de vida e a forma como pensam, sentem, se expressam e actuam diante das situações da vida são factores orientadores do comportamento, temperamento e inteligência dos seus filhos. Será de esperar que pais inteligentes, positivos, inovadores, resilientes e proactivos, detentores de um potencial empreendedor, possam proporcionar aos seus filhos uma vivência de ambientes favoráveis ao desenvolvimento de uma inteligência empreendedora, e uma orientação positiva de vida, mostrando-lhes o caminho para ultrapassar obstáculos (resiliência e pro-actividade) e tornar os seus sonhos em realidade (optimismo e esperança). Na abordagem do empreendedorismo e do sucesso podemos encontrar variáveis psicológicas como, a necessidade de realização, assertividade, auto-confiança, autocontrole, a elevada tolerância para a ambiguidade e novidade, um pensamento divergente e positivo, uma necessidade de autonomia e independência. Por conseguinte, Como fazer e o que fazer para promover nos pais e mães uma parentalidade positiva e empreendedora? A partir da perspetiva da Psicologia Positiva e Empreendedorial e dos estudos sobre Parentalidade e Envolvimento Parental, o presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os saberes e as práticas que permitem o desenvolvimento de competências positivas e empreendedoras do pai e das mãe de modo a que estes possam participar positivamente no desenvolvimento da mente e do potencial empreendedor do(a) seu/sua filho(a).
- Promoção de ambientes de bem-estar e de pro-envelhecimento em cidades portuguesasPublication . Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
- Sobrecarga e burnout em ajudantes de ação direta de estruturas residenciais para idosos em situação de pandemia Covid-19Publication . Faria, Maria Cristina Campos de Sousa; Laurindo, Marisa
- Temperamento, literacia emocional e desenvolvimento pessoal na escola.Publication . Faria, Maria Cristina Campos de SousaEstudos identificaram que os principais factores de risco que predispõem o indivíduo à vulnerabilidade pessoal e à adversidade são: a irritabilidade temperamental, a falta de sociabilidade, a falta de segurança emocional e ligações afectivas fortes com uma pessoa, a falta de apoio no ambiente escolar e uma situação social. Neste sentido, uma avaliação psicológica do temperamento pode constituir-se como um bom diagnóstico das vulnerabilidades de determinados indivíduos e das suas dificuldades em dar respostas adaptativas em situações mais ou menos aversivas do quotidiano, possibilitando uma intervenção psicológica o mais precocemente possível, que permita ultrapassar as suas dificuldades, prevenir os comportamentos de risco e promover a sua saúde física e mental. Por outro lado, as pessoas com níveis de Inteligência Emocional mais elevados são capazes de identificar e descrever facilmente os seus sentimentos e os dos outros, pois, conseguem regular eficazmente estados de activação emocional permitindo usar as emoções adaptativamente. Assim, apresentam capacidade de liderança, capacidade para estabelecer relações e manter amizades, capacidade para solucionar conflitos e capacidade para a análise social. As novas gerações estão abertas à comunicação e ao conhecimento, mas, a turbulência social dos dias de hoje e a falta de apoio familiar leva a que muitos jovens sejam iliterados emocionalmente, pelo que se encontram em risco. O presente trabalho procura mostrar como a Escola pode criar oportunidades e ambientes de literacia emocional que conduzam ao desenvolvimento pessoal dos jovens, através da sua capacitação e orientação de um projecto de vida positivo e prevenção de comportamentos de risco.