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Advisor(s)
Abstract(s)
Estudos identificaram que os principais factores de risco que predispõem o indivíduo à
vulnerabilidade pessoal e à adversidade são: a irritabilidade temperamental, a falta de
sociabilidade, a falta de segurança emocional e ligações afectivas fortes com uma pessoa, a falta de
apoio no ambiente escolar e uma situação social. Neste sentido, uma avaliação psicológica do
temperamento pode constituir-se como um bom diagnóstico das vulnerabilidades de determinados
indivíduos e das suas dificuldades em dar respostas adaptativas em situações mais ou menos
aversivas do quotidiano, possibilitando uma intervenção psicológica o mais precocemente
possível, que permita ultrapassar as suas dificuldades, prevenir os comportamentos de risco e
promover a sua saúde física e mental. Por outro lado, as pessoas com níveis de Inteligência
Emocional mais elevados são capazes de identificar e descrever facilmente os seus sentimentos e
os dos outros, pois, conseguem regular eficazmente estados de activação emocional permitindo
usar as emoções adaptativamente. Assim, apresentam capacidade de liderança, capacidade para
estabelecer relações e manter amizades, capacidade para solucionar conflitos e capacidade para a
análise social. As novas gerações estão abertas à comunicação e ao conhecimento, mas, a
turbulência social dos dias de hoje e a falta de apoio familiar leva a que muitos jovens sejam
iliterados emocionalmente, pelo que se encontram em risco. O presente trabalho procura mostrar
como a Escola pode criar oportunidades e ambientes de literacia emocional que conduzam ao
desenvolvimento pessoal dos jovens, através da sua capacitação e orientação de um projecto de
vida positivo e prevenção de comportamentos de risco.
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Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 217-230). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior