Browsing by Author "Cruz, Susana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Competências iniciais das crianças, primeiros resultados e ações previstasPublication . Cruz, Susana; Magalhães, MafaldaO enquadramento teórico do projeto da Numeracia Emergente no Pré-escolar – NEPE – foi já apresentado neste simpósio (enquadra-se no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’CIDADE, uma iniciativa da Fundação Aga Khan Portugal). Nesta comunicação expõe-se o método utilizado e apresentam-se os resultados obtidos até ao momento. Comenta-se, ainda, a variedade encontrada no desenvolvimento do sentido de número nas crianças de cada sala, assim como os aspetos mais e menos consolidados das competências que lhe estão associadas. O design do projeto foi quase-experimental e integrou um grupo de intervenção e um grupo de comparação. Em ambos os grupos as crianças foram sujeitas a um pré-teste e vão ser submetidas a um pós-teste. Os resultados do pré-teste permitiram conhecer as competências matemáticas das crianças tanto do grupo de intervenção como do grupo de comparação. Foi com base nesses resultados que se estruturaram atividades adaptadas ao desenvolvimento do sentido de número das crianças envolvidas. Foi igualmente utilizado um diário de avaliação das sessões, através do qual se acompanhou a evolução das crianças e se identificaram as competências ainda a necessitar de consolidação. Estes registos permitiram uma atenção à heterogeneidade das crianças e a partir daí a criação de diferentes “níveis” dentro da mesma atividade. Como produto final deste projeto, e com o intuito de disponibilizar as atividades concebidas tanto às famílias como aos educadores/professores, as atividades têm sido colocadas numa plataforma de partilha online “Moodle do K’CIDADE”, a que podem aceder os participantes do projeto, prevendo-se que sejam compiladas no formato de livro num suporte a definir.
- O projeto: Exemplificação do seu desenvolvimentoPublication . Magalhães, Mafalda; Cruz, Susana; Elias, InêsNesta comunicação serão apresentadas as trajetórias de aprendizagem em que nos baseámos para construir as atividades que integram as várias sessões do projeto de Numeracia Emergente no Pré-Escolar - NEPE (enquadra-se no trabalho desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’CIDADE, uma iniciativa da Fundação Aga Khan Portugal). Estas atividades foram apresentadas e refletidas com as educadoras de infância das várias salas participantes e dinamizadas pelas autoras da presente comunicação com a colaboração destas. O desenvolvimento e a criação destas atividades decorreu, também da análise dos resultados obtidos no pré-teste, de modo a melhor definir as áreas que deveriam ser mais exploradas com as crianças. Serão apresentados exemplos de várias sessões, dirigidas a vários pontos destas trajetórias, através de alguns vídeos e registos fotográficos realizados nas salas e de documentos em suporte digital.