Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
169.25 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O enquadramento teórico do projeto da Numeracia Emergente no Pré-escolar –
NEPE – foi já apresentado neste simpósio (enquadra-se no trabalho que tem vindo a ser
desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’CIDADE, uma
iniciativa da Fundação Aga Khan Portugal). Nesta comunicação expõe-se o método
utilizado e apresentam-se os resultados obtidos até ao momento. Comenta-se, ainda, a
variedade encontrada no desenvolvimento do sentido de número nas crianças de cada sala,
assim como os aspetos mais e menos consolidados das competências que lhe estão
associadas.
O design do projeto foi quase-experimental e integrou um grupo de intervenção e um grupo
de comparação. Em ambos os grupos as crianças foram sujeitas a um pré-teste e vão ser
submetidas a um pós-teste.
Os resultados do pré-teste permitiram conhecer as competências matemáticas das crianças
tanto do grupo de intervenção como do grupo de comparação. Foi com base nesses
resultados que se estruturaram atividades adaptadas ao desenvolvimento do sentido de
número das crianças envolvidas.
Foi igualmente utilizado um diário de avaliação das sessões, através do qual se
acompanhou a evolução das crianças e se identificaram as competências ainda a necessitar
de consolidação. Estes registos permitiram uma atenção à heterogeneidade das crianças e a
partir daí a criação de diferentes “níveis” dentro da mesma atividade.
Como produto final deste projeto, e com o intuito de disponibilizar as atividades concebidas
tanto às famílias como aos educadores/professores, as atividades têm sido colocadas numa
plataforma de partilha online “Moodle do K’CIDADE”, a que podem aceder os
participantes do projeto, prevendo-se que sejam compiladas no formato de livro num
suporte a definir.
Description
Keywords
Inexistente
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.160-167). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada